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Boa noite povo.a três dias meu Pc começou apresentar congelamentos constantes quando abro alguma coisa , até mesmo Chrome , já tentei de tudo , desde BIOS até formatação ou teste de memórias . Hoje ele apresentou um possível artefato ( o que e estranho por ser um 3200g) . Testei tudo que vi em fóruns que pessoas passaram pelo mesmo problema que o meu , porém ainda sem resultados. Desconfio de placa-mãe ou processador .

Gostaria de saber se alguém já passou por isso e se obteve algum resultado 

 

-reparei que quando congela ou da tela preta ele desativa a Vega 8 porém não apresenta erro algum  , ele apenas congela e só liga novamente quando forço o desligamento 

 

 

Config 


- 3200g Vega 8
- a320m HDV r4.0 
- 16gb adata e tforce ( mesmo com 1 memória ainda congela ) 

- já foi feito a remontagem e conferi peça por peça e estão todas intactas aparentemente, teste em aida64 , hdtune , memorytest ,troca de software do processador e o erro persiste

 . Alguns erros que ele apresentou estão nas fotos abaixo junto ao vídeo do suposto artefato que não sei se pode ser do processador ou erro no Windows . 

Realmente não sei mais ao que recorrer antes de enviar ao técnico 

 

 

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IMG_20220630_142821.jpg

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Bom Dia @João Victor Martins ornela, tudo bem ? Então, normalmente esses congelamentos podem ser sim relacionados ao hardware, porém é necessário confirmar essa questão, pois possa ser que também esteja relacionado ao sistema operacional como, por exemplo, algum arquivo corrompido do Windows ou alguma configuração errada. Ou até mesmo a BIOS.

Primeiramente gostaria de saber se por acaso quando sua máquina congela, se ao pressionar o Num Lock ou o Caps Lock as luzes acendem. Se sim, possa ser que o problema esteja relacionado ao Windows, se não, pode ser algo mais sério como, por exemplo, sua Placa-Mãe não estar respondendo, memória(s) RAM(s) danificada(s), entre outros. E também gostaria de saber se sua máquina desliga sozinha depois de alguns segundos ou minutos após o congelamento. Se possível também verificar a luz do HD no gabinete para ver se está congelada, no caso ou estará apagada ou ficará com a luz acesa fixamente.

Se as luzes do Num Lock e Caps funcionam e a luz do HD está funcionando normalmente, é recomendado verificar seu SO. 

 

Abra seu cmd como administrador e execute os seguintes comandos:

1: sfc /scannow

2: DISM /Online /Cleanup-Image /ScanHealth

3: DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth

Esses comandos irão verificar a existência de algum erro ou arquivo(s) corrompido(s) e irão repara-los automaticamente.

 

Recomendo também que vá no cmd e ative o plano de Desempenho Máximo com o seguinte comando: powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61 , este plano possui ajustes para eliminar pequenas ou micro latências associadas aos planos de energia pré definidos do Windows, ele foi projetado para maximizar o desempenho do Windows 11 ou 10.

Agora vá nas opções de plano de energia e procure pelo Desempenho Máximo e depois de selecioná-lo vá nas configurações avançadas e vá em desligar o disco rígido após e coloca o valor como 0.

 

Tente também fazer um Limpeza de Disco e Desfragmentação de Disco, ambas opções podem ser encontradas na barra de pesquisa.

 

Poderia indicar você a ativar Modo de Jogo e Modo de Baixa Latência, a ir no Agendador de Tarefas e tirar os Privilégios Administrativos dos processos do Windows Defender que consomem a CPU e RAM da maioria dos computadores, mas não é seu caso.

 

Também existem aplicativos que fazem a limpeza total dos drivers de vídeo e resquícios de arquivos de sua GPU, possa ser que também seja seu problema. 

Procure pelo Display Driver Uninstaller (DDU), este é um excelente programa e ele vai garantir que todos os arquivos e entradas no Registro do Windows sejam eliminados antes da instalação de um novo driver de vídeo. Recomendo criar um ponto de restauração em seu computador antes de usar o aplicativo. Sempre que for mexer em registro e utilizar estes aplicativos que mexem mais a fundo em seu computador, crie um ponto de restauração.

 

Como dito anteriormente se o teclado em geral funciona após o congelamento total, o problema pode estar no seu Windows, então recomendo que atualize seu SO no Windows Update, restaure ou principalmente formate seu computador excluindo todas as partições do Windows existentes, reinstalando o mesmo ou outra versão. Aliás, também se pode fazer um "downgrade" de sua versão atual do Windows, mas como dito nada melhor que uma instalação limpa do zero.

 

Agora se os seus periféricos param de funcionar alguns segundos ou minutos após o congelamento, principalmente o teclado, então o problema pode ser mais sério, como memória RAM e até mesmo a Placa-Mãe. Provavelmente pode ser algum capacitor estufado ou queimado de sua Placa-Mãe, problemas no soquete do processador, slot queimado ou algum problema gerado por calor e curto-circuito.

 

Mas calma que pode ser que alguma atualização de BIOS possa te ajudar, procure no site da sua fabricante para que possa atualizar sua BIOS, assim como o Windows, recomendo ter um "ponto de restauração de sua BIOS" caso dê algum problema. Normalmente as fabricantes sempre disponibilizam atualizações de BIOS voltadas a congelamentos e travamentos.

 

No meu caso foi a Placa-Mãe, fiz a troca desta e voltou a funcionar normalmente, e olha que antes eu havia feito troca de RAM, CPU e Fonte e mesmo assim o problema havia persistido.

 

Espero ter ajudado, meu conhecimento é básico, mas estou disposto ajudar.

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