Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom.. eu estou a uns meses com um problema relacionado à jogar alguns jogos por conta do modo de Inicialização Segura, o qual pede para ativar, mas não consigo. Ocorre exatamente neste vídeo:

Porém, no meu não funciona a ultima etapa, quando eu reinicio e volto, o CSM esta habilitado novamente e Secure Boot desabilitado.

Se alguém conseguir ajudar, agradeço!

• 2 semanas depois...
Postado

Atualização:
Atualizei a BIOS e consigo desativar o CSM agora, porém apos reiniciar o PC, ele da um bip longo e 2 curtos, que significa problema na placa de vídeo. Eu tentei abrir o valorant, abriu normal, mas apos 10 segundos, apareceu a mensagem de TPM 2.0 e Secure Boot

• Membro VIP
Postado

Seu Windows está instalado em UEFI? Procure o programa "Informações do sistema" no menu iniciar. Pergunto pois vá saber se esses BIOS loucos da Gigabyte não chaveiam para o CSM novamente ao detectarem que o disco não tem uma partição EFI... melhor descartar essa possibilidade. 🧙‍♂️

• Membro VIP
Postado

Está em UEFI.

Como a Gigabyte mudou a configuração padrão de algumas opções a partir do BIOS F52d (que tem aí), carregue o padrão:

Na guia "Save & Exit", "Load Optimized Defaults", "Yes". Depois "Save & Exit Setup", "Yes". Não custa nada antes de continuar o périplo. 💫

• Membro VIP
Postado

É assinado. Não me restaram muitas ideias. Tem uma versão mais recente do BIOS no site da Gigabyte. Por causa do novo AGESA, é recomendado atualizar, porém acho difícil resolver. Não custa tentar igual. Depois, testar outra placa de vídeo.

Outra placa ajudará a diagnosticar bug no GOP do firmware dessa ASUS. GOP é o código que permite ao BIOS conversar com a placa de vídeo sem CSM. No Win-Raid tem um programa que atualiza o GOP de várias placas de vídeo; é totalmente DIY, sem suporte, e pode inutilizar a placa… No entanto, lembro de relatos lá dizendo que problemas similares ao seu foram resolvidos com novo GOP. O estranho é que, se a memória não me falha, tais situações foram relatadas com placas de vídeo mais antigas, com suporte deficiente a UEFI, que, em teoria, não é seu caso. Essa ASUS aí tem VBIOS de 2016, que é relativamente recente.

Postado

@Marcos FRM Oi, bom.. eu havia atualizado ja para a versão mais recente da BIOS e não adiantou, ai so dei um downgrade pra uma a menos, continua o problema. O que eu estava pensando em fazer é trocar a placa de vídeo mesmo apenas para conseguir ativar a opção, etc.. pegar de algum amigo, por exemplo. Estou certo? Preciso da placa apenas para alterar a configuração, ai posso voltar para a minha? Ou eu preciso realmente de uma placa nova?
Eu vi essa situação num post ano passado do mesmo caso que o meu que voce estava marcado como solucionado, era sobre a placa de vídeo.

Irei arranjar uma e verificar.

• Membro VIP
Postado

Se for bug no firmware da placa de vídeo, precisará de outra… ao voltar para a antiga, o problema voltará junto provavelmente.

Sobre o BIOS da Gigabyte, deixe o último. Cada nova versão do microcódigo da AMD (AGESA) corrige vários bugs.

Aquele programa que comentei está aqui:

https://winraid.level1techs.com/t/amd-and-nvidia-gop-update-no-requests-diy/30917

É um tópico enorme. Caso vá arriscar, faça por sua conta e risco.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...