Ir ao conteúdo

Tenho 8GB RAM, Windows só usa 4GB

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Estou com um problema! Do nada o meu pc começou a ficar lento; quando fui ao gestor de tarefas o meu pc estava a utilizar apenas 4GB de RAM sendo que tenho 8 GB instalados. 

Abri o pc, desinstalei e voltei a instalar em slots diferentes (2 pentes de 4GB); na BIOS aparece que tenho 8GB, no cpu-z também aparece que tenho 8GB, porém o windows só está a usar 4GB.

Postado

@Tuga55 Se usar sistema operacional de 32-bits esse pode ser o problema.

Se não for o problema de limitação pelo próprio Windows você poderia tentar ir ao MSConfig > Inicialização de Sistema > Opções Avançadas, marcar a opção memória máxima e colocar 8192. Reiniciar.

E pode voltar no mesmo local e desmarcar a caixa memória máxima que o Windows provavelmente vai reconhecer toda sua memória. Não recomendo manter marcada porque em futuros upgrades a opção marcada vai causar ainda mais problemas.

Esse tipo de erro com número de núcleos inferiores as especificações de do processador ou menos memória disponível no sistema normalmente ocorre quando se transfere um HD/SSD de um PC para outro sem a formatação da maquina. Essa formatação é recomendada sempre que ocorre a troca de placa-mãe.

Postado

O sistema operativo é 64 bits. Já tentei fazer isso do msconfig mas n deu , mas irei tentar novamente. Há cerca de 1 ou 2 meses atrás instalei um hdd novo, mas acho que esse n é o problema pois só aconteceu isto da RAM esta semana.

• Solução
Postado

@Tuga55 Até poderia ter a possibilidade de 4gb de memória ter sido alocado para o vídeo integrado na BIOS, mas não é exatamente uma configuração que se vê com frequência em uma placa-mãe. Normalmente o máximo é 2gb.

O PC liga com só uma memória instalada por vez?

Daria até para tentar uma limpeza nos contatos das memórias.

Postado

@MrNobody Já vi e não a ram não está sendo alocada até porque eu tenho placa de vídeo. Instalei 1 stick de cada vez e deu e também limpei, irei instalar agr as 2 rams juntas e espero que dê, se não é mesmo problema do windows.

@MrNobody Já deu. Muito Obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!