Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, como o nome do tópico deixa bem explicito, eu estou passando por um problema um tanto quanto curioso com um notebook Samsung Book E30. Vou tentar descrever tudo que aconteceu e documentar bem para ficar claro a situação.
Mês passado, a dona desse notebook me reclamou que frequentemente o Chrome abria o modo de desenvolvedor sozinho, mesmo ela fechando ele logo abria e precisava reiniciar o notebook para isso parar de acontecer, logo em seguida ele começou com outro problema, toda vez que ela ligava e abria qualquer coisa que precisava digitar, o computador digitava o 3 infinitamente. Dado esses sintomas eu logo assumi que poderia ser um defeito do teclado, apesar de não estar muito convencido por isso já que apesar do notebook ter mais de 1 ano, ela usa ele muito pouco e exige pouco do teclado, mas como a construção de alguns modelos é meio ruim, não dava pra descartar totalmente essa possibilidade.

Entretanto, o problema se agravou, e algumas teclas simplesmente pararam de funcionar. Peguei esse notebook no sábado para olhar e tentar ver se realmente era problema físico ou algo com software, usei ele por uns minutos e vi que realmente as teclas não funcionavam, eu as documentei. (S ; Ç ; Backspace; Todas as teclas de função ; 4 ; 5 ; 6 ; 7 ; 9 ; 0 ; - ; , ; Fn; setas da esquerda e direita) nenhuma dessas teclas funcionavam. Antes de assumir que era problema de hardware, eu tentei atualizar drivers e ver se resolvia, não obtive sucesso.
Então, por desencargo de consciência eu entrei na BIOS e as setas não funcionavam, mas como eu sou teimoso, rodei o Linux Mint 20.3 em modo Live para ver se o problema se repetia, e sim, as mesmas teclas não funcionavam. Por fim eu realmente assumi que isso seria um problema do teclado, com uma certa relutância justamente pelo uso ser muito baixo e não justificar um dano dessa magnitude em um notebook praticamente novo. 
Porém, antes de devolver o notebook, eu resolvi abrir um teste de teclado online pra documentar direitinho quais as teclas que não funcionavam (https://teclado.online/pt/#) e comecei a apertar as teclas uma por uma, começando pelas de função e seguindo as linhas abaixo (números, depois letras e assim vai) e ai eu fui surpreendido, quando eu cheguei nas setas, todas estavam funcionando, então resolvi apertar as teclas que não estavam funcionando e nem tinha aparecido como pressionadas no teste, e olha só, elas voltaram a funcionar.
Imediatamente eu sai do teste e tentei digitar fora dele, as teclas estavam funcionando normalmente, alguns minutos depois elas pararam e voltei ao teste, fiz o exato mesmo procedimento de apertar todas as teclas e elas voltaram a funcionar sem maiores problemas, abri um teste de digitação e fiquei 10 minutos digitando para ver se o problema voltava, e nada, o problema não voltou. Deixei o notebook parado enquanto eu fazia um café e voltei, quando voltei o Backspace tinha parado de funcionar, repeti o teste e a tecla não voltou. 

Vale ressaltar que, antes de pegar o notebook, eu já tinha reparado que algumas vezes o notebook travava e voltava com as teclas funcionando, mas logo em seguida paravam, quando eu comecei a testar, aconteceu a mesma coisa, em alguns momentos depois de um leve travamento as teclas voltavam. Isso que me incomodava profundamente e só me dava a ideia de ser um problema de software.

Dado toda essa bizarrice, continuei com o notebook e hoje cedo, eu refiz o teste de teclado, o Backspace e o F3 voltaram a funcionar normalmente. Acreditem eu pesquisei muito e não achei ocorrências desse problema nesse notebook e nem em nenhum outro, não faço a menor ideia de onde está o defeito, se é algo de software ou hardware.
Em síntese, eu inicialmente pensei ser algo de software, mas quando eu vi que o problema se repetia na BIOS e no Linux Mint passei a imaginar ser o teclado com defeito, mas agora com ele voltando a funcionar depois de apertar algumas teclas, não me parece mais ser defeito do teclado e sim algo com os drivers. Alguém pode me dar uma luz e explicar o porquê que isso tá acontecendo ? e principalmente, onde raios está o defeito desse notebook KKKKKKK

Postado

obviamente é problema físico.. talvez oxidação, mau contato ou problema lógico.

por sinal, Mucho texto, poucas pessoas gostam de ler tanto detalhe temporal sobre um problema, como são muitas coisas enumere os fatos por linha em vez de digitar 9 parágrafos inteiros.

• Curtir 1
Postado

@Swalls De fato, escrevi muito haha, depois eu tento separar e deixar mais resumido. 
Sobre o problema, eu pensei nessa possibilidade, talvez o problema piore ? ou quem sabe não aconteça mais se for mau contato... 

Postado

@Physis_19 se for problema de driver de teclado, basta apagar ele e o windows vai instala-lo de novo sozinho(ou o próprio teclado tem driver PaP). já limpou o teclado?

se for problema de osmar não há muito o que fazer sem conhecimento técnico em reparo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!