Ir ao conteúdo

Como descubro quais e quantas ventoinhas ARGB minha placa-mãe suporta?

Ir à solução Resolvido por _Gabriel V,

Posts recomendados

Postado

Como eu sei que minha placa-mãe tem suporte para tecnologia ARGB? Quantas ventoinhas fan ARGB posso instalar na placa-mãe? Como eu sei quantas eu consigo instalar? Vem no manual da placa-mãe? Posso instalar ventoinhas fan e water cooler ARGB na placa-mãe, ou tem espaço de conexão limitado, podendo instalar ou um ou outro?

Tem placas mãe que só suportam tecnologia RGB? E não suportam ARGB? Essa é minha dúvida, gostaria de entender melhor do assunto, se alguém puder elucidar. Estou pretendendo comprar ventoinhas para por no gabinete, e um water cooler para o processador, quero que sejam ARGB.

• Solução
Postado

Conectores RGB são 12v com 4 pinos. ARGB são 5v com 3 pinos.

image.png.fa48c47bda8d91e40a372c3afc73475d.png

Sim, existem placas mãe que não tem conectores ARGB, somente RGB, a minha é um exemplo disso.

Você consegue essa informação no manual da placa-mãe, na minha está deste jeito:

image.thumb.png.9ad3204adc17362338b6a9819f1e74a4.png

IMPORTANTE: Se sua placa-mãe tem apenas saídas RGB 12V, você NÃO vai conseguir usar um dispositivo ARGB e vice-versa, você vai queimar os leds!

A quantidade de conexões que sua placa-mãe tem que vai definir quantos dispositivos você vai conseguir usar, tem placas mães que tem muitos, outras nem tanto. Geralmente kit de fans ARGB vem com um splitter para transformar todas conexões em uma só, utilizando apenas uma conexão 5v ARGB da placa-mãe para 2 ou mais fans. Water Cooler mesma coisa, você vai ligar os cabos das ventoinhas e da bomba em um splitter e utilizar apenas uma conexão 5V da placa-mãe.

E você pode comprar mais desses splitter's que transformam uma conexão em várias, caso queira mais expansão:

image.png.44d83947dfac8b46d11dc7b1422f888f.png

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!