Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

pessoal, bom dia!
Na parte da frente do gabinete tenho 3 fans (Cooler Fan 120mm RGB Raidmax Nv-r120 Aura Sync), só que eu acho ele meio barulhento demais.
Nos jogos, com fone de ouvido eu consigo ouvir eles.

Tenho um Ryzen 5 5600x (RTX 3060 triple fan), com watercooler Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 RGB.

Vocês têm alguns modelos de fans para recomendar que sejam bons, com baixo ruido e sync com aura?

Postado

A minha placa é uma ROG STRIX B450-F GAMING, gabinete Thermaltake Gamer V200 Tg.

Mas, ainda... tem o fato de não ser bonitas.

Ja quero além de mais silenciosa, mais bonitas também.

Postado
13 minutos atrás, OneonVanhalen disse:

A minha placa é uma ROG STRIX B450-F GAMING, gabinete Thermaltake Gamer V200 Tg.

Mas, ainda... tem o fato de não ser bonitas.

Ja quero além de mais silenciosa, mais bonitas também.

Então, amigo, seu gabinete não beneficia a circulação de ar, na verdade ele atrapalha. Ele é totalmente fechado na parte da frente, não tem nem como as três ventoinhas trabalharem, pois não tem de onde puxar o ar. Acaba que seu PC aí só tem ventoinhas tirando o ar quente do gabinete (pela parte de trás e provavelmente o WC na parte de cima), mas não tem nada pegando ar frio de fora.

Antes de estética vem o desempenho, então eu recomendo você providenciar um gabinete mais aberto para circulação de ar em vez de trocar as ventoinhas. O problema de barulho aí dá pra contornar reduzindo a velocidade, a rotação de 1200 RPM padrão da suas ventoinhas é um pouco alta, dá pra reduzir para 1000 RPM ou menos na BIOS da placa-mãe por ajuste DC (já que suas ventoinhas não tem ajuste PWM), elas devem ficar mais silenciosas assim.

Pelas especificações da sua placa-mãe, ela só tem suporte ao padrão antigo RGB e não ao novo padrão A-RGB (ou RGB endereçável), então tem que tomar bastante cuidado com a escolha das ventoinhas, pois a grande maioria hoje já funciona no novo padrão, ventoinhas RGB são bem difíceis de achar. Eu estive dando uma olhada em algumas e só vi no padrão A-RGB, pelo menos entre os modelos de melhor qualidade, que seriam os mais prováveis a serem mais silenciosos. Daria para usar A-RGB seu PC com uma controladora externa independente, ou alguma capaz de se comunicar com o RGB da placa-mãe e converter para A-RGB. 

Postado

Ate uns R$ 700 no Máximo.
É que tenho que tomar cuidado, porque aqui tem muita poeira... então preciso que seja aberto, mas, que tenha filtros.

eu vi o Gabinete Gamer Pichau Gadit 2 RGB, Mid-Tower, Lateral de Vidro Temperado, Com 3 Fans, Preto, PG-GDT-02RGB, parece ser bom.. mas, não tem filtro na frente... então ele deve jogar muita poeira dentro... rs

tambem vi esse:
Gabinete Gamer Pichau Pouter 3 Lateral De Vidro Preto, PG-P03-BK | Pichau

ele tem filtro de poeira... e ta num preço legal (R$ 429).

Postado

@OneonVanhalen cara, eu mesmo nem acho uma boa usar esses tipos de filtros, eles atrapalham um pouco o fluxo de ar no PC, e justamente na parte por onde entra o ar frio. O Gadit 2 é uma opção muito boa no geral, é um dos gabinetes que costumo recomendar. Achei esse modelo Aigo Darkflash DLX 21 que tem uma malha aparentemente bem fina na frente, deve reter um pouco mais a poeira, caso se interesse, fora que é um gabinete enorme:

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-dlx-21-mesh-preto-lateral-vidro

Postado
20 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@OneonVanhalen cara, eu mesmo nem acho uma boa usar esses tipos de filtros, eles atrapalham um pouco o fluxo de ar no PC, e justamente na parte por onde entra o ar frio. O Gadit 2 é uma opção muito boa no geral, é um dos gabinetes que costumo recomendar. Achei esse modelo Aigo Darkflash DLX 21 que tem uma malha aparentemente bem fina na frente, deve reter um pouco mais a poeira, caso se interesse, fora que é um gabinete enorme:

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-dlx-21-mesh-preto-lateral-vidro

Então, faz sentido.
Mas, eu prefiro perder um pouquinho de fluxo de ar (convenhamos, não vai ser uma diferença que atrapalhe significantemente) do que encher ele de poeira entende?
vou precisar de um meio termo.

O de hoje, não tem passagem nenhuma.
Mas, preciso de um que não abra demais para poeira, até para não causar estragos nas coisas... rs

o que você passou, é só uma malha mesmo.. não proteger da poeira em si.. mas, achei ele um put* gabinete... 

Postado
2 horas atrás, OneonVanhalen disse:

Então, faz sentido.
Mas, eu prefiro perder um pouquinho de fluxo de ar (convenhamos, não vai ser uma diferença que atrapalhe significantemente) do que encher ele de poeira entende?
vou precisar de um meio termo.

O de hoje, não tem passagem nenhuma.
Mas, preciso de um que não abra demais para poeira, até para não causar estragos nas coisas... rs

o que você passou, é só uma malha mesmo.. não proteger da poeira em si.. mas, achei ele um put* gabinete... 

Sim, é uma malha só que aparentemente mais fina, vai dificultar um pouco a passagem de partículas maiores para dentro do gabinete. Mas não tem como escapar, se você mora em um local que costuma dar bastante poeira, vai ter que fazer limpezas mais regulares, dentro do gabinete e nas ventoinhas.

Mas a poeira em si não estraga nada dentro do PC, o único problema dela é que o acumulo vai atrapalhando o fluxo de ar com o tempo, principalmente dentro do dissipador do processador e placa de vídeo, que é onde o ar precisa atravessar para resfriar a CPU e GPU. Se juntar muita sujeira em regiões mais críticas do circuito da placa-mãe ou placa de vídeo, pode acabar dando umidade e causando curto-circuito entre trilhas, ou também atrapalhar a dissipação de calor de alguns componentes de potência, causando problemas graves. Por isso a limpeza regular é importante.

Postado

Sim, eu entendi. Mas, sem um filtro de poeira... eu precisaria fazer muito mais vezes, entende? por isso estou focando em um que tenha.

Eu estava vendo aqui, será que não seria possível comprar um filtro de poeira a parte no Pichau Gadit 2, na parte frontal?

Se pudesse.. dai eu acho que pegaria ele... mas, não consigo achar as medidas que precisaria pra ver se é possível comprar um.

Acredito que esse aqui seja um bom gabinete?

https://www.kabum.com.br/produto/102873/gabinete-gamer-sharkoon-elite-shark-ca200m-atx-RGB-com-fan-lateral-vidro

Postado

@OneonVanhalen você pode tentar "fazer" uma, mas pra isso precisaria ter o gabinete primeiro para tirar as medidas certas. No site só tem as medidas totais por fora do gabinete, por dentro ali na parte onde ficam as ventoinhas vai ser um pouco menor. Você pode comprar algum material para usar como filtro e fixar um pedaço na parte de trás da tampa frontal, pelo que já vi ela é facilmente removível.

• 3 semanas depois...
Postado
16 horas atrás, OneonVanhalen disse:

@GuilhermeGB O Gadit 2 que você me recomendou, sabe me dizer se suporta um water cooler MASTERLIQUID ML240L V2 RGB em cima?
É que eu vi um vídeo falando do Gadit x, e ele não se dava bem com um cooler em cima.

Não vou saber te dizer isso, mas acho que o Gadit 2 e Gadit X são quase a mesma coisa. Teoricamente seria para suportar, só vai depender se o radiador e as ventoinhas não vão ficar muito apertados na parte de cima pegando em algum outro componente. A própria especificação do gabinete diz que suporta WC de até 280mm na parte superior.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!