Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal do fórum!

Eu tenho uma dúvida em relação à refrigeração do processador, tecnicamente falando qual a opção 'ideal' na BIOS da placa-mãe pra refrigerar um processador? Eu tenho um processador antiguinho, é um FX-8300 3.30Ghz junto com 16 GB de RAM e um SSD 2 TB. Na opinião de vocês baseada em fato e experiência, qual a melhor opção pra deixar o processador, digamos assim "daquele jeito" em termos de refrigeração e configuração equilibrada? Na minha placa-mãe ASUS modelo M5A78L-M Plus/USB3 existem 4 opções:

Standard

Silent

Turbo

Manual

Na visão de vocês, qual a melhor opção? Obrigado a quem puder responder! 🙂

Estarei anexando uma foto das configurações da placa-mãe pra vocês darem uma olhada.

photo_2022-07-19_23-43-58.jpg

Postado
2 minutos atrás, Magdiel da Luz disse:

Boa noite pessoal do fórum!

Eu tenho uma dúvida em relação à refrigeração do processador, tecnicamente falando qual a opção 'ideal' na BIOS da placa-mãe pra refrigerar um processador? Eu tenho um processador antiguinho, é um FX-8300 3.30Ghz junto com 16 GB de RAM e um SSD 2 TB. Na opinião de vocês baseada em fato e experiência, qual a melhor opção pra deixar o processador, digamos assim "daquele jeito" em termos de refrigeração e configuração equilibrada? Na minha placa-mãe ASUS modelo M5A78L-M Plus/USB3 existem 4 opções:

Standard

Silent

Turbo

Manual

Na visão de vocês, qual a melhor opção? Obrigado a quem puder responder! 🙂

Estarei anexando uma foto das configurações da placa-mãe pra vocês darem uma olhada.

photo_2022-07-19_23-43-58.jpg

O "Turbo", pelo que entendo, seria a refrigeração em nível máximo. Então, provavelmente, o melhor seria ele, pois aceleraria mais a rotação das fans, garantindo uma melhor refrigeração.

Postado

@RonaldoDuarte11 Obrigado por responder! Essa opção não faz a ventoinha do processador fazer muito barulho? Eu sei que a opção é justamente essa deixar o processador o máximo refrigerado possível, em termos de "equilíbrio" pra você, seria o ideal? Pode parecer chato da minha parte mas eu sou um pouco "chato" no quesito barulho hehehe obviamente não há muito o que fazer nesse sentido se o objetivo é refrigerar o processador! 😉

• Membro VIP
Postado

@Magdiel da Luz Sinceramente essas opções não vão melhorar a refrigeração.

Segundo os modos apresentados, seria mais ou menos o seguinte:

Standard: Padrão, irá manter alguma % especificada na curva de fan padrão da BIOS durante período de pouca utilização, aumentando gradativamente conforme necessário.

Silent: Irá limitar ao máximo o aumento da rotação com fim de diminuir o ruído.

Turbo: Possivelmente vai manter 100% mesmo sem carga na CPU.

Manual: Próprio nome já diz, você vai configurar a curva de fan.

Portanto, configure conforme achar melhor, eu sinceramente uso o Manual, pois a curva na minha placa-mãe não é boa.

• Obrigado 1
Postado
Em 20/07/2022 às 00:04, Magdiel da Luz disse:

@RonaldoDuarte11 Obrigado por responder! Essa opção não faz a ventoinha do processador fazer muito barulho? Eu sei que a opção é justamente essa deixar o processador o máximo refrigerado possível, em termos de "equilíbrio" pra você, seria o ideal? Pode parecer chato da minha parte mas eu sou um pouco "chato" no quesito barulho hehehe obviamente não há muito o que fazer nesse sentido se o objetivo é refrigerar o processador! 😉

Não tem para onde correr. Se as fans estão fazendo mais barulho é porque estão girando mais, o que significa maior circulação de ar e, consequentemente, menores temperaturas no PC de modo geral. O inverso também se aplica. Aí no caso vai do seu gosto, se não gostar, tem as opções "Standart" e "Manual", sendo que, nesta última, você pode, por exemplo, configurar as fans para aumentarem em 10% a rotação a cada 10°C de aumento nas temperaturas.

• Obrigado 1
Postado

@LNPott e @RonaldoDuarte11 Muito obrigado pelas respostas! Irei seguir essa última instância no modo Manual, fazer testes pra ver como ele se sai, como meu conhecimento em hardware é ainda limitado, principalmente do processador acredito que ajudou bastante a sanar minha dúvida em relação a isso. Obrigado pessoal!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...