Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite amigos. 

Recentemente fiz a compra de uma placa de vídeo RX 6400 da AMD, porém depois de comprar fui descobrir que ela trabalha em PCI-E 4.0 em x4, e decidi fazer um upgrade para uma Biostar B550MH, que tem conectividade PCI-E 4.0 para poder extrair melhor poder gráfico da VGA, e vi que esse chipset B550 só aceita processadores Ryzen gen3 pra cima, e decidi fazer um up também para um R5 4500 (meu kit atual é uma A320-M k da ASUS e um R3 2200G), só que olhando as especificações do R5 no site da AMD notei que lá mostra "Versão do PCI Express PCIe 3.0".

Peço perdão se for uma pergunta besta, mas de fato não sei sobre isso, mas minha dúvida é a seguinte: Se a placa-mãe e a VGA forem PCI-E 4.0 e o processador for PCI-E 3.0, eu vou conseguir usar a placa de vídeo em PCI-E 4.0 ou o processador vai limitar em 3.0?
Desde já agradeço a ajuda.

Postado
1 hora atrás, NiggaFranklin disse:

processador vai limitar em 3.0?

Não vai limitar se jogar  no FullHD configuração baixo , caso jogue no alto vai precisar de mais memória VRAM e se usar mais de 3,5gb de VRAM ,a placa de vídeo vai tentar usar a memória RAM , caso esteja usando PCIe 3.0 vai dar um gargalo e no PCIe 4.0 esse gargalo é menor .

Se ver o vídeo abaixo vai ver que tem diferença de desempenho quando estoura os 3,5 gb de VRAM

Postado

Entendi amigo, obrigado pela explicação. Então não compensa eu fazer esse up agora, porque mesmo em pcie 3.0 a placa segura bem configuração Full HD + Low.
Grato!

Postado

Irá limitar sim.

Para que a GPU rode em PCIe 4.0, tanta a MB quanto a CPU devem ter suporte ao PCIe 4.0.

Como sua CPU suporta apenas PCIe 3.0, limitará a GPU em PCIe 3.0.

A RX 6400 e RX 6500 XT tem perda de desempenho em PCIe 3.0, podendo chegar em até 30% dependendo do jogo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!