Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargalo na APU Ryzen 3 2200G.


Posts recomendados

Primeiramente, boa tarde.

Já faz um tempo que eu uso um PC com as configurações abaixo:
Ryzen 3 2200G
Placa-mãe A320M-HD
Dois pentes de memória RAM Ballistix de 4G (8GB no total)
Sem placa de vídeo, tudo na Vega 8.

E desde alguns meses atrás eu percebi que o processador gargala muito, em alguns jogos a CPU chega a 100% do uso, enquanto a memória fica em torno dos 50/60% de uso, e isso vem me trazendo muitos travamentos mesmo com o FPS relativamente alto, chegando aos 200 FPS e mesmo assim gargala bastante, tentei ler alguns artigos e disseram sobre o overclock da memória RAM, porém não sei como fazer e nem o que poderia resolver o meu problema.

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fellipe45635não é gargalo o seu problema - gargalo é quando há sobra, uma CPU a 100% não está gargalando porque ele está entregando 100%. É sttutering, engasgando.

 

Gargalo é quando um hardware no PC está entregando menos do que deveria, porque outra peça está limitando. Pense no gargalo de uma garrafa, há um limite de quanta água sai por segundo.

 

Enfim, pode ser a memória. Poderia ser temperatura alta. Você poderia limitar o FPS em 144 para dar uma sobra no hardware e talvez diminuir os engasgos.

 

Quanto ao overclock de memória se a sua memória possuir perfil XMP, é só liga-lo na BIOS e isso é um overclock de fabrica.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC Ah sim, entendi. sobre o problema, o que eu poderia fazer quanto a memória e a temperatura? Reduzi o FPS como você disse e realmente me deu bastante desempenho, mas ainda em áreas com mais modelos pra carregar, o FPS dá uma queda de FPS dos 144 até os 60/70. Poderia ser a memória também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fellipe45635 Poderia ser a memória, ou talvez o HD - se você ainda usa HD com o sistema operacional instalado nele. As vezes o uso dele sobe para 100% causando problemas de carregamento de texturas no jogo.

 

 

@fellipe45635 Quanto a temperatura teria que saber qual a temperatura máxima no jogo. Acima de 80ºC talvez precise começar a pensar em fazer algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fellipe45635 Teria que verificar ou com o HWMonitor ligado ao fundo ou com o MSI Afterburner durante o jogo - para não ter que tirar uma SS fora do jogo.

 

A utilização de RAM está alta por exemplo, quase 6GB. E não tenho certeza se essa RAM está somada com os 1GB da VRAM - que é compartilhada. Se duvidar está chegando a 100% de uso durante a partida por isso a queda de FPS.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fellipe45635 RAM é colocando mais, 8GB é pouca RAM para jogos atuais. O recomendado é 16GB, talvez um ou outro jogo passe disso.

 

E o processador é trocando, ou forçar ainda mais um gargalo limitando o FPS.

 

Em parte eu acredito que teu problema principal é a RAM chegando a 100%, forçando o HD a disponibilizar memória virtual e aumentando o uso para provavelmente 100%. Causando os engasgos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!