Ir ao conteúdo

Stuttering e frametime instável

Ir à solução Resolvido por Otávio Furoni,

Posts recomendados

Postado

Placa-mãe: Gigabyte b460m Aorus Elite
CPU: i5 10600k 
Cooler: Hiperx Dph
memória RAM: Kllisre 2666mhz
Fonte: EVGA 700W
Discos:HDD 2tb Seagate
VGA: Rx 6700XT

Overclock CPU/RAM: nenhum

Onde o PC está ligado: Clumper
Rede elétrica aterrada: Sis

Sistema operacional: windows 11 e 10
Versão BIOS: F5 (mais recente)

Problema: todos os jogos estão travando até os jogos leves (csgo, valorant, lol)

O problema começou depois de algum evento específico? Se sim, qual?: Desde que eu montei meu pc

O que eu já fiz:

Já atualizei todo o chipset

Troquei o plano de energia

Reinstalei os drivers da AMD 

Undervolt na placa 

Desliguei os C-states

Desliguei o XMP

Overclockei todos os componentes 

Desativei o HPET

Desativei ULPS

Desativei o RezBar

Desativei o GameBar

16588518235314910787933087493227.jpg

Postado

Já parou pra pensar que os jogos são mal otimizados? Coloca os drivers da placa em padrão gráfico e não em jogos ou esports.

Pode ter algum programa rodando em segundo plano e consumindo o processador também.

Desfragmentar o SSD ou HD.

Postado

@Bruno_Azevedo Stuttering poderia ser até em relação ao HD, se é só ele que você tem.

SSD é praticamente um requisito para Windows 10. Eu particularmente depois de usar um SSD, não consegui me acostumar em um Windows 10 com HD.

E quanto de RAM você tem?

E já tentou ir na BIOS e usar a opção de Load Optimized Defaults? Já tive problema de memória chinesas que lagavam o computador e foram corrigidas após esse simples procedimento.

Postado

Essa linha de frametime se parece muito com o comportamento de quando você tenta jogar com o Vsync ativado, mas não consegue segurar o FPS para sicronizar com a taxa de atualização da dela, aí o monitor fica alternando entre dois taxas de atualização diferentes.

Postado

@Bruno_Azevedo Qual a versão do driver? Esses últimos drivers da amd (22.5.x) ou (22.6.1) estão horriveis em dx11, Perca de performance e instabilidade absurda na série 5000 e principalmente na 6000(Absurda mesmo).

Todos os sintomas se encaixam... até pelos jogos que joga.

Tente desinstalar o driver atual com o ddu, instale a versão 21.40.03.01, veja se resolve. 

Postado

@RBMA já desfragmentei o meu HDD, esqueci de mencionar que eu to com um SSD também de 200Gb

@Gui GC São 2 módulos de 8Gb da mesma marca e eu coloquei pra 2600mhz tudo no padrão da Jedec 

@GuilhermeGB tenho monitor com freesync, já desabilitei mas continua a mesma coisa

@Gui GC o problema de colocar tudo no default é o rezbar 

Postado

@Bruno_AzevedoE quanto a BIOS você tentou dar um Load Optimized Default?

Poderia ser algum problema com ULPS (Ultra Low Power State), se tiver o MSI Afterburner pode desativalo nas opções. E tem outra forma de ativa-lo e desativa-lo pelo regedit.

Tem procurar por EnableULPS. E alterar o valor: 1 é Enabled e 0 Disabled.

• Solução
Postado

@Bruno_Azevedo Placas da AMD é normal abrir algum determinado jogo em 30 ou menos frames e ir subindo até ficar estável, mas geralmente não precisa dar alt tab, e é questão de 1/2 segundos para melhorar. Acontece bastante com o Warzone, Rainbow Six... Mas a princípio seu problema é Driver mesmo.

O que veio de pessoas nesses ultimos dois meses aqui na assistência com um problema similar ao seu é brincadeira... A AMD tem vacilado demais nesses drivers.

Vou te dar uma dica : Instale um driver e fique nele, Amd é essa dor de cabeça mesmo, mas é "normal", não se preocupe.

Vou listar alguns drivers estáveis que encontrei:

21.12.1

21.5.2

21.40.03.01.

Teste alguns deles e encontre o mais estável para você e fique, não atualize para esses recentes. Tem um canal no youtube de um parceiro que é basicamente um "Encosto" para usuários de AMD. Ele cita problemas e como resolver, lista os melhores drivers para determinada placa, notícias, comparações de drivers... O nome dele é CandidoN7.  

EDIT: Outra pergunta, esse negócio de alt tab só acontece em um jogo, ou em todos?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!