Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

minha configuração

processador : i7 10700k

placa-mãe :Gigabyte Technology Co., Ltd. H410M DS2V pci -e 3.0

placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060 pci-e 4x 16x

fonte de 850W

memória 2666mhz

instalei placa de vídeo instalei os drivers de tudo e não consego jogar pois pc começa a travar, alguém pode me ajudar o que esta acontecendo?

Postado

@WeedBlunt O que acontece exatamente? Qual modelo da fonte? Em quais jogos? Quantos pentes de memória?

Dando uma breve olhada, percebi que tem um I7 10700K, um processador considerado high-end, numa placa-mãe de entrada (h410m). De cara, já não é muito difícil identificar que está ocorrendo Throttling com seu i7.

Fazendo um breve resumo, sua placa-mãe tem um VRM muito simples, sendo recomendada apenas para processadores de entrada (i3, pentium's...), Quando combinada com um processador high-end, esse VRM esquenta absurdos, e para se resfriar, ele automaticamente "nerfa" o i7 10700k a trabalhar com clocks muito, mas MUITO abaixo do normal (Como se você tivesse um processador muito mais fraco). Resumindo: Sua placa-mãe está piorando seu processador para ela aguentar sua temperatura.

O que eu quero dizer é que uma placa-mãe ser compatível é diferente de suportar.

Não adianta colocar um processador de 2 mil reais numa placa-mãe de 400. 

• Curtir 1
Postado

@WeedBlunt Seja mais específico no problema, ocorre direto no windows ou em jogos?

Quantos pentes de ram você tem?

Qual sua fonte?

Sistema em HD ou SSD? 

Mas sim, é CERTEZA que sua placa-mãe está capando seu processador, o que pode acontecer também é ter outro problema adicionado.

Postado

@WeedBlunt É a placa-mãe mesmo, sem sombras de dúvidas.

É a cara de lojista tentando ganhar grana fácil...

Faz tempo que comprou o computador? Comprou em loja física? Se sim, vá reclamar com todo direito, lhe venderam algo totalmente desequilibrado. 

EDIT: Uma duvida, está usando o cooler box?

Postado

@WeedBlunt Provavelmente é a placa-mãe capando o processador mesmo. Quando o VRM dessa h410 passa dos 100 graus, o clock do processador é reduzido drasticamente. Fazendo uma comparação bem grotesca, mas é como se tivesse um "celeron" no lugar do i7.

Isso se chama Throttling.

Outra questão: Como são esses travamentos? São congelamentos? Ou são micro travamentos em jogos?

Postado
7 horas atrás, WeedBlunt disse:

Li alguns comentários dizendo que placas mães de modelo biostar são bem ruinzinhas, mas a ideia é essa, utilize modelos "B" e "Z" - caso pretenda no futuro mudar para um I9 de 10th Geração recomendo pegar com modelos "Z"

ASUS TUF B560: https://www.terabyteshop.com.br/produto/20087/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b560m-e-chipset-b560-intel-LGA-1200-matx-DDR4-90mb1850-m0eay0
MSI B560: https://www.terabyteshop.com.br/produto/19519/placa-mãe-msi-b560m-pro-vdh-chipset-b560-intel-LGA-1200-m-atx-DDR4-911-7d18-014
Gigabyte Z590: https://www.terabyteshop.com.br/produto/17332/placa-mãe-gigabyte-z590m-rev-10-intel-z590-express-chipset-socket-1200-micro-atx-DDR4

edit1: eu particularmente prefiro Gigabyte (possuo uma AORUS e até então sem nenhuma reclamação a fazer, dissipadores monstruosos mantem meu 12400 em 40 graus pra baixo em baixo consumo e menos de 65 graus em jogatinas) porém tanto ASUS quanto MSI possui placas boas ao mesmo nível

• Curtir 1
Postado

olha, se você não faz overclock e utiliza normalmente, até a chipart vende esses processadores com essa placa-mãe

Você tem que analisar ai qual é o problema, quando a gente vai no médico tem o scanner, quando vamos no médico tem o scanner.

Eu desconfio que é problema de temperatura, mas vamos ver primeiro pra não ficar só no chute e não fazer você gastar desnecessariamente.

https://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor/hwmonitor_1.46.exe

Baixe o hwmonitor, abra ele, deixa ele aberto, mas minimizado, vá jogar por um bom tempo, deixe dar as travadas varias vezes, após um tempo jogando saia do jogo e maximize o programa hwmonitor que está minimizado,

Bata prints da parte de frequência do processador, tensão, temperaturas, ai vá la em baixo, bem no final tem a placa de vídeo, bate prints também, na parte da placa-mãe tem as temperaturas dela, bate print também.

Com isso vamos saber como está seu pc antes de você entrar no jogo, durante o jogo e após o jogo.

Fazendo isso vamos ter uma ideia, se puder passar essas informações.

Postado

@Eduardo O problema está na temperatura. O VRM está ajustando o clock do i7 para tentar se resfriar (Throttling).

Não existe isso, independendo se fizer ou não overclock, esse i7 é demais para essa h410,  onde já apresentou instabilidade com o i5 10600k , imagine com um i7 de mesma geração. Além disso, essa h410 nem suporte para overclock tem.

Postado

Não estou duvidando, eu quero ver os dados primeiro antes de sair dizendo o que ele tem que trocar, pode ser o que você falou, pode ser mais coisas, fazendo o que eu falei a gente vê no geral o que está acontecendo lá, temperaturas, frequências se da Throtling ou não, eu gosto de ver isso antes de passar pra comprar alguma coisa, hoje as coisas ta tão cara e acabar comprando algo sem necessidade é complicado

Postado

@Eduardo Concordo, também tenho essa desconfiaça, perguntei diversas vezes mas ele não me respondeu.

Ao que me parece tem coisa por trás também, não sei se essas travadas ocorrem no windows em iddle, ou só em jogos...  Mas é uma necessidade urgente trocar essa mb.

Postado

@Otávio Furoni então instalei todos os drivers mais não roda nenhum jogo pois o PC todo começa travar parece não suportar a placa de vídeo ou o processador

@Willian Raphael quero saber se esse placa-mãe vai aguentar tudo as configurações https://www.terabyteshop.com.br/produto/17437/placa-mãe-biostar-z590-valkyrie-ver-50-chipset-intel-z590-socket-1200-atx-DDR4

Postado
3 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

@WeedBlunt Và no gerenciador de dispositivos, verifique se a placa de vídeo é reconhecida, ou se tem algum sinal de alerta em adaptadores de vídeo. 

Então a placa está sendo reconhecida só não sei o que está acontecendo de estar travando tudo, estava com um water cooler h45 e troquei por um air cooler da corsair a500 e testei e tudo mais, mais continua trabando o PC inteiro em si

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!