Ir ao conteúdo

Retirei a placa-mãe do pc para limpar e agora não funciona

Ir à solução Resolvido por ThorMarcos,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, espero que alguém aqui me dê uma mão, eu precisava limpar o pc para trocar a pasta térmica do processador e colocar no cooler e como meu cooler é grande, só é possível tirar ele se eu tirar a placa-mãe junto, então, tive que tirar a placa-mãe e tudo, tirei o cooler limpei o processador e o cooler com ácool isopropílico próprio para eletrônicos e apliquei a pasta térmica nova e remontei toda ela, usei um pincel para tirar o pó das partes de leve e quando reconectei todos os cabos e fui tentar ligar nada acontece, estava funcionando normal antes de eu desmontar... A minha placa-mãe é uma ASUS B550M PRO 4 então não tem nenhuma luz que indique se ela está recebendo energia ou não, alguém pode me dar alguma ideia de solução? Será que minha placa-mãe foi para a fita?

• Triste 1
Postado

@ThorMarcos você chegou a remover o processador? Se sim, verificou se ficou encaixado corretamente? Remova as memórias RAMs, tente ligar uma de cada vez se tiver mais de uma, lembre-se de utilizar os slots corretos indicados no manual da placa. Qualquer coisa você pode tentar também fazer o clear CMOS na placa-mãe.

Postado

@GuilhermeGB Eu removi o processador sim para limpar a pasta térmica com o álcool isopropílico, eu coloquei ele exatamente com a indicação e ele travou certinho sem dificuldades, não acho que seja esse o problema e as memória Rams estão nos slots corretos, nem cheguei a removê-las, quando clico o botão de iniciar nada acontece, nem barulho faz, o processo de Clear CMOS não tenho os jumpers para fazer e confesso que nunca fiz eles, estou torcendo para não ter queimado minha placa-mãe, porque eu coloquei ela em cima do carpê sem querer mas não estava ligado na tomada nem nada, depois fui ver no manual, espero que eu não tenha ferrado ela de burrice. Mas acho pouco provável que só isso tenha destruído ela....

Postado

@ThorMarcos Nessa retirada de processador para limpar você pode ter amassado os pinos. Ainda mais em plataforma AMD que ainda tem socket PGA e os pinos ficam no processador.

Tem certeza que ligou o botão da fonte?

Postado

Eu verifiquei os pinos antes de colocar o processador de volta e nenhum deles parecia amassados, todos normais. O botão da fonte estava ligado sim, estou preocupado, não faço ideia do que possa ter acontecido. Posso mandar foto do gabinete aberto aqui, talvez alguém consiga notar algo de errado?

Postado

Tenta dar boot causando curto no power sw, e checa essas conexões pequenas pra ver se conectou todas certinhas. Os cabos da fonte estão todos conectados na placa-mãe?

Postado

@ThorMarcos não precisa ter jumper pra fazer o clear CMOS, se você identificar os pinos, basta fechar um curto entre eles com uma chave de fenda mesmo, mas a forma mais fácil é remover a bateria de 3V redondinha e esperar alguns segundos. Depois disso a placa-mãe voltará as configurações de fábrica e será forçada a se autoconfigurar novamente no próximo boot. Se tiver alguma incompatibilidade ou instabilidade aí, o clear CMOS pode resolver, mas se não resolver, então o problema pode ser outro.

Postado

@ThorMarcos Desconecta todas essas conexões pequenas que eu falei (imagem exemplo abaixo) e encosta uma chave de fenda nos pininhos onde você iria colocar o conector "power sw", nessa imagem abaixo você iria encostar a chave de fenda no pino 6 e 8 ao mesmo tempo

image.png.ec4277398ae9403b2c883f27b3936f90.png

Postado
4 minutos atrás, ThorMarcos disse:

@_Gabriel V, se eu fizer isso com a fonte ligada, não vou queimar a placa-mãe de vez não?

Não, fica tranquilo. Quando você aperta o botão de ligar do seu PC, ele fecha um curto nesses pinos, através do Power SW, você só irá fazer isso duma forma manual.

Postado

Sinceramente não estou entendendo nada, não faz o menor sentido não estar funcionando =/.

1 minuto atrás, _Gabriel V disse:

Não, fica tranquilo. Quando você aperta o botão de ligar do seu PC, ele fecha um curto nesses pinos, através do Power SW, você só irá fazer isso duma forma manual.

@_Gabriel V, o que achei estranho é que as luzes em cima do gabinete não acendem, sinceramente não estou entendendo nada. Uma vez tive problema com a fonte e quando abri ela era uma aranha marrom que tinha morrido lá dentro e quando tirei ela resolveu, mas hoje o computador estava normal, eu usei ele de manhã, aí a tarde decidi fazer a limpeza porque tinha bastante pó....

Postado

@_Gabriel V, então, amanhã de dia vou lá fora e pegar a fonte de 750W do meu irmão e testar, vou tentar tirar a placa de vídeo também e ver se não é ela que de alguma forma está atrapalhando. Amanhã retorno ao tópico. Obrigado!

Postado
agora, ThorMarcos disse:

@_Gabriel V, então, amanhã de dia vou lá fora e pegar a fonte de 750W do meu irmão e testar, vou tentar tirar a placa de vídeo também e ver se não é ela que de alguma forma está atrapalhando. Amanhã retorno ao tópico. Obrigado!

Placa de vídeo seria se ligasse mas não desse vídeo. Ok, qualquer atualização mande aqui.

Postado
10 minutos atrás, ThorMarcos disse:

@_Gabriel V, então, quanto ao clear da CMOS segundo o manual dela é via jumper mesmo, tirar a bateria só não faz o clear, eu vi isso no manual... Vou tentar segunda-feira quando conseguir comprar o Jumper

Não precisa de jumer, só fechar curto com uma chave de fenda entre os dois pinos por alguns segundos.

• Solução
Postado

Galera, não sei qual era o problema, mas hoje de manhã quando acordei, fui ligar o pc e ele ligou e funcionou normal, acho que ele só devia precisar de uma boa noite de sono, o mistério não solucionado. Enfim, acho que meu processador está quente no geral, ele em idle sempre fica pulando entre 46 e só colocar pouca coisa para ele fazer já vai a 56 graus... Em full load em teste de stresse para ver estabilidade em menos de 2 minutos ele já pega 68 °C e não para de subir se deixa vai a 88°C, li na internet que os Ryzen 7 3700x são chatos quanto a isso, e não sei o porque mas o BUS dele tá sempre em 99,8 MHz o que tem deixado ele abaixo dos 4,4 MHz de clock...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!