Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou pensando em da um upgrade até final do ano no meu processador que atualmente é um Ryzen 3 2200g, pesquisei e achei interessante dois processadores da AMD, mas tenho algumas dúvidas pois não entendo muito sobre as características dos processadores como núcleos e threads (o que eu sei esses threads qt mais melhor o meu tem 4 mas acho que um ideal seria 8+ para jogos atuais), clocks, mem cache etc.

Os processadores são esses: AMD Ryzen 3 4100, que está a R$ 589,00 à vista, e AMD Ryzen 5 4500, que está R$ 679,99 à vista.

Só queria gastar no máximo R$ 700,00.

Minhas dúvidas é se qualquer um deles vai ter um desempenho muito superior ao meu Ryzen 3 2200g eu to querendo jogar jogos atuais pelo menos a 60fps com tudo no medio/alto full HD. Atualmente com minha cfg atual jogo bastante jogos em full HD com graficos no medio/alto sem dor de cabeça.

Se esse valor que esta na kabum compensa o preço, já que não acompanho como são os preços deles antes.

E qual dos dois compensam pelo preço, acredito que o Ryzen 5 4500 seja melhor já que o tem mais núcleos e threads, e a diferença entre esses dois processadores é muito grande?

Minha configuração atualmente é essa:

Ryzen 3 2200g

placa-mãe ASUS EX-A320M Gaming 

2x4GB Corsair Vengeance LPX 2666mhz

Placa de vídeo EVGA NVIDIA GeForce GTX 1650 4gb Super SC Ultra Gaming

Fonte Corsair CX 450w

Acho que minha ultima dúvida talvez a mais importante é:

Qualquer um desses dois processadores são compatíveis com essa minha placa-mãe ou fonte?? Se sim, posso usar sem problemas ou sem medo de perder desempenho desses dois processadores? Lembrando que não penso em fazer nenhum overclock, só quero instalar e jogar meus jogos. Confesso que não queria trocar de placa-mãe e nem a fonte.

Acho que minhas dúvidas são essas, caso apareça mais venho aqui pedi ajuda a vocês.

• Membro VIP
Postado

@C.R.E.A.M. Olha os processadores que você pode usar: https://www.ASUS.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/Expedition/EX-A320M-GAMING/HelpDesk_CPU/

O 4500 seria o mínimo que eu indicaria. Até o 5500 dá pra pegar. A diferença entre os 2 varia de 10% a 15%. Se vai fazer upgrade, vá logo pra um que valha a pena o upgrade. Ou deixe como está. 700 reais está ótimo. Sendo um processador de 12 threads, está bem próximo do valor do i3 LGA 1200.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Math.Pi disse:

@C.R.E.A.M. Olha os processadores que você pode usar: https://www.ASUS.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/Expedition/EX-A320M-GAMING/HelpDesk_CPU/

O 4500 seria o mínimo que eu indicaria. Até o 5500 dá pra pegar. A diferença entre os 2 varia de 10% a 15%. Se vai fazer upgrade, vá logo pra um que valha a pena o upgrade. Ou deixe como está. 700 reais está ótimo. Sendo um processador de 12 threads, está bem próximo do valor do i3 LGA 1200.

Obrigado pelas sugestões, eu vi aqui pelo link que você enviou e esses dois processadores são compatíveis com minha placa-mãe, mas e a fonte? você acha que ela aguentaria sem problema qualquer um dos dois?

Citação

A diferença entre os 2 varia de 10% a 15%

Você se refere aos dois que eu citei no meu tópico ou ao 5500 e 4500?

Outra dúvida o que significa essas arquiteturas zen 3 na descrição dos processadores? 

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

Obrigado pelas sugestões, eu vi aqui pelo link que você enviou e esses dois processadores são compatíveis com minha placa-mãe, mas e a fonte? você acha que ela aguentaria sem problema qualquer um dos dois?

Sim, com folga.

5500 e 4500?

Outra dúvida o que significa essas arquiteturas zen 3 na descrição dos processadores? 

É como se fosse a geração. Zen, Zen+, Zen 2, etc.

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, Math.Pi disse:

Sim, com folga.

É como se fosse a geração. Zen, Zen+, Zen 2, etc.

Ah ok, obrigado. Tem alguma prioridade em escolha sobre esses Zen ou isso não importa muito?

Postado
Em 03/08/2022 às 16:20, Math.Pi disse:

@C.R.E.A.M. Estamos no Zen 3. Qualquer processador mais antigo já está fora de linha.

Salve, Math.

Acho que vou optar esse com https://www.kabum.com.br/produto/333154/processador-amd-Ryzen-5-4500-cache-11mb-3-6ghz-4-1ghz-max-turbo-am4-sem-vídeo-100-100000644box com 12 threads, mas só uma dúvida porque não sei se fico claro, você acha que esse processador ai com uma GTX 1650 super 4gb +2x4gb 2666mhz, seria esse um bom processador para jogos (uma pergunta boba) você acha que rodaria jogos atuais full HD no medio 60 fps pelo menos?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...