Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um pc novo na pichau com essa configuração otima, mas mesmo assim fica engasgando mesmo em jogos leves como albion.

O que consegui observar nas travadas foi que o uso da placa de vídeo esta em 100% e cai repentinamente.

A fonte que estou usando é uma RM850 e tambem uso filtro de linha.

Os drivers estão todos atualizados e ja tentei fazer muitas coisas mas o erro persiste.

componentes.thumb.png.605a7572ce621462eb1017ac6a5acb6c.png

• Curtir 1
Postado
21 horas atrás, Gersonpc disse:

Comprei um pc novo na pichau com essa configuração otima, mas mesmo assim fica engasgando mesmo em jogos leves como albion.

O que consegui observar nas travadas foi que o uso da placa de vídeo esta em 100% e cai repentinamente.

A fonte que estou usando é uma RM850 e tambem uso filtro de linha.

Os drivers estão todos atualizados e ja tentei fazer muitas coisas mas o erro persiste.

componentes.thumb.png.605a7572ce621462eb1017ac6a5acb6c.png

estou com o mesmo setup q o seu e esta acontecendo a mesma coisa, acredito que seja algum tipo de driver

• Curtir 1
Postado

@Gersonpc Qual a configuração completa da maquina? 

Placa-mãe: BIOSTAR B550MH

CPU: Ryzen 5 5600X

GPU: RTX 3060

RAM: ?

HD/SSD: ?

Fonte: Corsair RM850

Gabinete: ?

Já verificou a temperatura da maquina? Eu abriria o HWMonitor para monitorar os valores e faria um teste de stress da CPU para verificar a temperatura da placa-mãe e CPU. E posteriormente um teste de stress da GPU.

Biostar não é a melhor marca de placa-mãe.

Postado

@Gui GC

RAM: 32GB

HD/SSD: SSD Kingston

Gabinete: DeepCool

A temperatura esta normal, o que percebo é que o uso da GPU baixa drasticamente do nada, e o uso da CPU sobe, depois de um tempinho normaliza mas depois acontece de novo.

Realmente estou desconfiando da placa-mãe mesmo. Qual você indicaria pra eu comprar?

@Antony Carmelo Não acredito que seja algum driver, porque testei no SA linux (manjaro todo configurado para jogos) e houve o mesmo problema que esta havendo no windows.

• Curtir 1
Postado

@Gersonpc O XMP está ativado? Já tentou desativa-lo? E como você tem 32GB eu diria até para tentar ligar só com 16GB, supondo que são 2 pentes. Instabilidade de memória poderia por exemplo, criar um cenário de alto uso da CPU. E qual é a marca da memória?

Já tentou ir na BIOS e dar um Load Optimized Defaults? 

E você poderia também tentar atualizar a BIOS, pela imagem a BIOS que está no seu PC é de 04/02/2021. E nesse meio tempo tiveram 8 atualizações de BIOS.

Eu recomendaria uma B550M DS3H da Gigabyte. Ou uma B550M Bazooka da MSI.

Postado
47 minutos atrás, Gersonpc disse:

@Gui GC

RAM: 32GB

HD/SSD: SSD Kingston

Gabinete: DeepCool

A temperatura esta normal, o que percebo é que o uso da GPU baixa drasticamente do nada, e o uso da CPU sobe, depois de um tempinho normaliza mas depois acontece de novo.

Realmente estou desconfiando da placa-mãe mesmo. Qual você indicaria pra eu comprar?

@Antony Carmelo Não acredito que seja algum driver, porque testei no SA linux (manjaro todo configurado para jogos) e houve o mesmo problema que esta havendo no windows.

cara, eu tentei de tudo, troquei placa-mãe,memória ram,fonte e SSD e nada resolveu essas travadas

a unica coisa que resolveu pra mim, foi usar uma placa inferior, coloquei a minha GTX 750ti e as paradas pararam 98%, tu ja tentou usar outra placa de vídeo ? talvez esta dando "gargalo"

e fala ai como sao as suas travadas pra eu ver se sao iguais a minha

minha config:

GIGABYTE B550M DS3H

Ryzen 5 5600x

RTX 3060 

16 Ram 3600mhz

SSD NVMe

Xpg 650w 80 plus gold

• Curtir 1
Postado

@Antony Carmelo

Cara não são micro travadas, sao travadas bem pesadas que o fps chega quase a zerar.

@Gui GC

Estou tentando atualizar a BIOS, mas quando aperto f12 e entra no usb flahser utility o pc trava e não consigo atualizar, vou tentar dar um Load Optimized Defaults pra ver se resolve, se não resolver não sei mais o que faço, se compro uma outra placa-mãe ou se o defeito pode ser na placa de vídeo assim como o problema do Antony que trocou tudo e o problema continua.

Postado

@Gui GC @fakespeccs

Fiz um vídeo mostrando como que é a travada, as vezes isso acontece em mometos cruciais do jogo e acabo ficando sem visão de nada que ta acontecendo.

Consegui atualizar minha BIOS fiz tudo certinho mas nada parece resolver esse problema.

A travada é aos 3min e 47s: 

Tambem fiz um teste de stresse e esse foi o resultado @Gui GC consegue notar algo de anormal?

userbenchmark.com/UserRun/54441171

UserBenchmarks: 
CPU: AMD Ryzen 5 5600X - 98.3%
SSD: Adata SX6000LNP 512GB - 83.3%
SSD: Kingston SA400S37960G 960GB - 95.4%
USB: SMI USB DISK 16GB - 10.8%
RAM: Adata DDR4 3200 2x16GB - 88.8%
MBD: Biostar B550MH

2099563302_stresstest.thumb.png.24623afa1c1fe5efb637a1fcf9d147a5.png

Postado
2 horas atrás, Gersonpc disse:

@Gui GC @fakespeccs

Fiz um vídeo mostrando como que é a travada, as vezes isso acontece em mometos cruciais do jogo e acabo ficando sem visão de nada que ta acontecendo.

Consegui atualizar minha BIOS fiz tudo certinho mas nada parece resolver esse problema.

A travada é aos 3min e 47s: 

Tambem fiz um teste de stresse e esse foi o resultado @Gui GC consegue notar algo de anormal?

userbenchmark.com/UserRun/54441171

UserBenchmarks: 
CPU: AMD Ryzen 5 5600X - 98.3%
SSD: Adata SX6000LNP 512GB - 83.3%
SSD: Kingston SA400S37960G 960GB - 95.4%
USB: SMI USB DISK 16GB - 10.8%
RAM: Adata DDR4 3200 2x16GB - 88.8%
MBD: Biostar B550MH

2099563302_stresstest.thumb.png.24623afa1c1fe5efb637a1fcf9d147a5.png

rapaiz, esse Ryzen ai veio premiado, 69Ghz é outro patamar. irmão se você usa algum programa rodando de fundo tenta reiniciar o pc sem estar rodando nada com o boot do sistema para vê se melhora em algo, tive uma experiencia esses dias no gta online dps de comprar um Ryzen 5 5600 e usá-lo com uma 1050Ti, e no meu jogo estava ocorrendo travadinhas muito constantes e isso estava me dxando chateado pois com meu fx 6300 não ocorria isso e dps de vários dias fazendo diversos testes descobrir que por algum motivo o programa da EVGA que uso para controlar a curva de fans da minha gpu estava limitando a energia dela e consequentemente acarretando nessas travadas. não sei se irá te ajudar mas fica aqui a dica aqui para alguém no futuro que venha sofrer com o mesmo problema.

• Curtir 1
Postado

@Gersonpc Tem algo errado por exemplo está marcando que o Ryzen está chegando a 69420MHZ e eu acharia que é alguma zoeira que alguém fez. E poderia ser os 80ºC marcando na placa-mãe.

Postado

@Gersonpc Se o TMPIN0 for a temperatura do socket, não está tão alta assim já que o processador está em ~77ºC. Mas tem um problema na leitura da frequência do processador a frequência mínima em 224MHz e a máxima em 69420MHz.

A frequência não deveria cair para 224MHz, a não ser que tivesse um superaquecimento muito sério. O 69420MHz é quase certo que é um erro de leitura.

É quase certo que tem algum problema ou na placa-mãe ou no CPU.

O PC é totalmente novo? Ou reaproveitou HD/SSD de algum setup antigo?

@Gersonpc Eu diria que é mais a placa-mãe porque o CPU Fan também está marcando 675000RPM. E acho que seu PC pegaria fogo se rodasse tão rápido assim.

Postado

@Gui GCO PC é completamente novo, comprei tudo zero mesmo.

Então o correto seria eu trocar essa placa-mãe né? Tudo indica que ela esta com problema ou não esta aguentando a config desse pc.

Você tinha me indicado essas:

"Eu recomendaria uma B550M DS3H da Gigabyte. Ou uma B550M Bazooka da MSI."

Elas ja atendem perfeitamente essa config, ou tem alguma outra que seja melhor ainda?

Porque prefiro comprar uma coisa que não vai me trazer mais dores de cabeça, percebi que o modelo é o mesmo e so muda a marca do fabricante.

Postado

@Gersonpc Se não tiver pensando em fazer overclock ou no futuro fazer um upgrade para um Ryzen 9 essas são placa-mãe suficientes.

Mas poderia optar por um TUF GAMING B550 PRO ou TUF GAMING B550 PLUS da ASUS, que aguentariam até um Ryzen 9 sem problemas.

O chipset é o mesmo. E existem placa-mãe bem ruins com esse chipset, independente de serem ASUS, MSI, Gigabyte, ASRock ou Biostar (Essas ultimas duas consideradas piores do que as três primeiras).

Postado

Então é isso mesmo que vou fazer, vou tentar acionar a garantia da peça pra ver se eles vão me dar abatimento no valor de outra ou se vão trocar por uma da mesma só que nova.

Agradeço desde já por toda ajuda, assim que a peça nova chegar faço o teste e posto aqui o resultado.

• mês depois...
Postado

Tenho a mesma placa-mãe que a sua e mesmo processador comprei um water cooler e também não adiantou o processador segue com temperatura baixa, porém o TMPIN0 Segue indo na faixa dos 80 graus porém quando eu abro as laterais do gabinete ele não chega a dar travadas, gostaria de saber se você solucionou o problema 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...