Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe A320M-K/BR não esquenta muito os VRMS com um Ryzen 5 4600G?


Posts recomendados

Por favor, me ajudem nessa grande dúvida. Quero melhorar processador (Athlon 3000G) comprando um 4600G. Mas vi um vídeo antigo do Peperaio testando um 2600 na mesma placa, e ela quase torrando os VRMS para suportar o processador. E então, acham que é arriscado eu comprar? Tô ficando louco já com essa dúvida. Por não ter dinheiro queria manter a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Chikzy Esse é um dos problemas mais complicados das placas-mães de entrada. Elas não foram feitas pra aguentar os processadores mais potentes, já que a quantidade de fases e a qualidade da construção nos VRMs acabam sendo bastante limitados como uma forma de baratear o custo. Infelizmente não há muito o que possa ser feito, mas existem duas possibilidades que podem ajudar a reduzir o aquecimento nos VRMs da sua placa-mãe.

 

1ª possibilidade: é colocar dissipadores de calor nos VRMs. Dessa maneira você consegue uma dissipação melhor do calor gerado nesses componentes e isso evita que eles fritem ao ponto de comprometerem a saúde da placa-mãe. Para informações mais detalhadas sobre o assunto acesse os dois vídeos abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=6qpHhiJ1tAY

https://www.youtube.com/watch?v=dy1AwaqhV4M

 

2ª possibilidade: é fazer um undervolt ou underclock no seu processador para reduzir o consumo energético dele. Dessa maneira você reduz a quantidade de energia que o circuito de VRM precisa gerenciar, evitando que ele fique sobrecarregado e acabe superaquecendo. Aviso importante: sempre pesquise e obtenha o máximo de informação possível antes de alterar a tensão ou o clock do processador. Eu não sei como esses procedimentos de undervolt e underclock funcionam, então preste muita atenção no vídeo que deixarei aqui embaixo, e além disso procure outras fontes de informação para lhe garantir um resultado seguro caso você siga adiante com esse método. Acesse o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=SOujgqNRQVk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lugu9 E então, eu compro? Ou não? Vi que os VRMS só estavam "fritando" devido (lógico, a falta de dissipador) ao stress máximo das peças, que usava tudo no 100%, coisas que ninguém faz. Vou usar pra jogos, para mais fps, então, acho que não terei problemas. O que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Chikzy

52 minutos atrás, lugu9 disse:

1ª possibilidade: é colocar dissipadores de calor nos VRMs. Dessa maneira você consegue uma dissipação melhor do calor gerado nesses componentes e isso evita que eles fritem ao ponto de comprometerem a saúde da placa-mãe.

 

2ª possibilidade: é fazer um undervolt ou underclock no seu processador para reduzir o consumo energético dele. Dessa maneira você reduz a quantidade de energia que o circuito de VRM precisa gerenciar, evitando que ele fique sobrecarregado e acabe superaquecendo.

Eu compraria. Vale muito mais a pena gastar pouco comprando alguns dissipadores ao invés de trocar a placa-mãe, e como você mesmo disse os VRMs só fritaram por conta do uso de 100% do processador. Em situações casuais é difícil do processador chegar nesse estado. Sem contar que através do segundo método você não vai gastar nada, só vai perder um pouco do poder de processamento do CPU, mas dá pra dosar essa questão do quanto você vai subtrair do desempenho pra ganhar em redução de calor. Tente executar os dois métodos que eu te falei e é quase certo que os VRMs não vão sofrer por superaquecimento. Compre e seja feliz, mas faça por sua conta e risco, a decisão de toda forma continua sendo sua e não minha. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!