Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade - Sair de INTEL para AMD


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Fala ae pessoal, to passando um pouco de raiva com meu KIT atual (i7 6700k e ASUS Z170 DELUXE), creio que seja problema na placa que eu comprei na china, então em vez de correr atras de outra placa usada que poderia manter minha dor de cabeça, resolvi trocar os 2 e migrar pra AMD, mas não manjo nada de AMD e queria uma ajuda dos amigos para me indicar um processador equivalente ao i7 e uma placa-mãe de qualidade com suporte SSD M.2. Tenho em torno de uns R$ 3.000,00  para isso, no cartão

 

Como o amigo mencionou a baixo, minhas memórias são 2x 8gb HYPERX FURY DDR4, a VGA é uma GTX 1080 TI, wc Maelstrom 240T e a fonte é XPG 750w GOLD. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

AMD Ryzen 5600 (1.160,00) + Gigabyte B450M DS3H (459,00) = 1.619,00. No Aleixpress compra este CPU por ~760,00 sem cooler, sujeito a ser tributado.

  • O inconveniente da placa-mãe B450 é ser  PCI 3.0, se quiser PCI 4.0 tem a Gigabyte B550M DS3H (830,00), por exemplo para usar uma RX 6500XT, que se beneficia do PCI 4.0 (+20-30%).

 

Como tem a VGA 1080Ti não a motivo para comprar um Ryzen 5600G com vídeo integrado, que tem desempenho inferior ao 5600 - não é o mesmo CPU com vídeo integrado, embora tenha mais clock só tem a metade do cache L3.

Já o Ryzen 5600X (1.300,00) não compensa pagar mais ~12-15% para ter 3-5% a mais de desempenho na média.

 

Core i5-12400F (1.160,00) + Gigabyte H510M H (559,00) = 1.719,00

  • A vantagem é ser PCI 4.0 e (se a Intel não voltar atrás) suporte para CPU da 13ª geração a ser lançada em Setembro. 

 

Com a 1080Ti o desempenho do 5600, 5600X e 12400F será praticamente igual em jogos, sendo o melhor custo beneficio o que for mais barato.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que você esta "saindo da Intel" na hora errada, espere até Setembro para ver a nova geração da AMD, que não será compatível com as placas mãe atuais.

 

O 5700X será uns 5% na média mais rápido em jogos, mas com a 1080Ti que será o limitante na maioria dos caros, estará apenas gastando mais dinheiro à toa. Veja aos 7:03 que quanto mais fraca a VGA, menor a diferença de performance entre o 5600 (sem X) e o 5700X.

 

 

Então, mesmo resolvendo "mudar de lado" agora, é mais sensato investir numa placa-mãe B550 de boa construção do que em CPU para ganhar 5% a mais de FPS, ex. da linha ASUS TUF, assim não ficará limitado ao PCI 3.0 quando trocar de VGA, e compre o 5600, pois é o mais barato, posteriormente poderá migrar para o 5800X3d que realmente é um belo upgrade, mas ainda caro hoje.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Bom saber, criei o topico agora mas só farei a compra em setembro quando virar o cartão. Vou dar uma pesquisada com base no que me recomendou, pelo visto não vale mesmo investir no 5700. Tem outras indicações de placa-mãe que não seja ASUS ? Não quero mais essa marca nem de graça, meus problemas com esse pc começaram quando troquei minha placa MSI H110M PRO VD pra essa Z170 DELUXE da ASUS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!