Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera beleza? Sou novato na área e estou montando sozinho meu pc pela primeira vez, então vou falar pra as peças que peguei e gostaria de um feedback de vocês caso eu esteja fazendo algo errado e gostaria de tirar uma dúvida. Atualmente tenho um i7 7700, 16gb de RAM, uma GTX 1060 6gb, um SSD 250gb e um HD de 1TB de uma build que já vinha pronta que muita gente comprou, o Acer Aspire GX-783. Mas pelas limitações da placa-mãe agora to dando um upgrade. Então comprei uma Placa-Mãe MSI B560M-A PRO, que pela descrição é compatível com Intel de 11 geração e suporta até 3200Hz de memória, assim comprei um Intel Core i5-11400 que suporta até 3200hz também, peguei também um SSD Kingston NV1 500GB, M.2. Como é indicado, entrei no site da fabricante da placa-mãe para ver quais memórias ram eram compatíveis e achei a T-Force Dark Z 32GB (2x16) DDR4 3200MHz, peguei ela. Para placa de vídeo vou reutilizar minha GTX 1060 . Bom, acredito que até aqui fiz as coisas da maneira certa (espero). Agora a minha dúvida é, como que eu inicio meu PC após montar ele, porque eu queria passar o Windows desse SSD de 250gb para esse M2 de 500gb. Eu preciso formatar meu SSD de 250gb? Eu preciso de um pendrive com a BIOS e drives e como eu faço esse pendrive?

Postado

Você pretende utilizar o mesmo sistema do seu PC antigo no PC novo? Isso aí pode gerar instabilidade, o ideal é formatar após um upgrade grande como esse. Para formatar você precisará ter um pendrive bootável e instalar o sistema operacional do zero no novo SSD.

Se tem intenção de usar o mesmo sistema, já sabendo dos possíveis riscos, terá que clonar seu SSD antigo para o novo, e você consegue isso através de programas como o Macrium Reflect. Os dois SSDs precisarão estar conectados no PC, você vai iniciar o sistema normalmente pelo SSD antigo e instalar o programa para fazer o procedimento de clonagem. Após a clonagem estar feita, você pode desligar o PC e configura-lo para bootar a partir do SSD novo, às vezes será necessário remover o SSD antigo para isso. Como seu HD antigo é de 250GB e o novo é de 500GB, você precisará estender a partição depois ou criar uma partição nova para utilizar o espaço restante não alocado no novo SSD.

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Você pretende utilizar o mesmo sistema do seu PC antigo no PC novo? Isso aí pode gerar instabilidade, o ideal é formatar após um upgrade grande como esse. Para formatar você precisará ter um pendrive bootável e instalar o sistema operacional do zero no novo SSD.

Se tem intenção de usar o mesmo sistema, já sabendo dos possíveis riscos, terá que clonar seu SSD antigo para o novo, e você consegue isso através de programas como o Macrium Reflect. Os dois SSDs precisarão estar conectados no PC, você vai iniciar o sistema normalmente pelo SSD antigo e instalar o programa para fazer o procedimento de clonagem. Após a clonagem estar feita, você pode desligar o PC e configura-lo para bootar a partir do SSD novo, às vezes será necessário remover o SSD antigo para isso. Como seu HD antigo é de 250GB e o novo é de 500GB, você precisará estender a partição depois ou criar uma partição nova para utilizar o espaço restante não alocado no novo SSD.

Eu pretendo utilizar um sistema novo! O pendrive bootável eu já tenho, então ainda com o SSD 250gb no antigo PC, eu formato ele, coloco na nova build, coloco o pendrive bootável e instalo do zero? Outra dúvida, a questão da licença do Windows, quando eu formatar o SSD 250gb e inciar pelo pendrive bootável como funciona a lincença? 

Postado
22 minutos atrás, Felipe Matsukuma disse:

Eu pretendo utilizar um sistema novo! O pendrive bootável eu já tenho, então ainda com o SSD 250gb no antigo PC, eu formato ele, coloco na nova build, coloco o pendrive bootável e instalo do zero? Outra dúvida, a questão da licença do Windows, quando eu formatar o SSD 250gb e inciar pelo pendrive bootável como funciona a lincença? 

Isso depende, as licenças OEM não podem ser transferidas. Licença OEM é aquela que vem junto com PC's pré-montados, provavelmente é seu caso. Se você tiver uma licença digital (comprada ou obtida através de upgrade), ela ficará vinculada ao ID da sua placa-mãe, mas você pode transferir para outro PC se vincular esse PC já ativado à conta Microsoft. Essa transferência é feita pelo site da Microsoft fazendo login na sua conta e gerenciando suas licenças.

Postado

@Felipemtk Windows 10 e 11 aceitam bem ser movidos para outro hardware, não dá erro não. Seu problema será, se é que tem, a licença do Windows.

Postado
8 horas atrás, Catelan disse:

@Felipemtk Windows 10 e 11 aceitam bem ser movidos para outro hardware, não dá erro não. Seu problema será, se é que tem, a licença do Windows.

Cara, acabei de montar o pc aqui com o SSD sem formatar, mas o pc não tá ligando, nem dando sinal de vida, sabe o que pode ser?

7 minutos atrás, Felipemtk disse:

Cara, acabei de montar o pc aqui com o SSD sem formatar, mas o pc não tá ligando, nem dando sinal de vida, sabe o que pode ser?

Existe alguma ordem de como esses cabos devem ser encaixados na área de “TPM” da placa-mãe?

image.jpg

Postado
10 minutos atrás, Felipemtk disse:

Se o PC não está dando sinal de vídeo não é problema com SSD nem instalação do Windows. Mesmo sem SSD ou HD ou PC inciaria e apresentaria alguma informação na tela dizendo que não há um disco bootável. O que exatamente está acontecendo? Você ouve o ruído de alguma ventoinha girando? Tem LEDs acesos?

Postado
9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se o PC não está dando sinal de vídeo não é problema com SSD nem instalação do Windows. Mesmo sem SSD ou HD ou PC inciaria e apresentaria alguma informação na tela dizendo que não há um disco bootável. O que exatamente está acontecendo? Você ouve o ruído de alguma ventoinha girando? Tem LEDs acesos?

Acredito que coloquei o cabo de power se na ordem errada na placa-mãe, agora tô seguindo esse padrão, me diz se está certo: 

A521A0F6-7BD1-41CD-8FA8-A54097504DF7.jpeg

Postado
10 minutos atrás, Felipemtk disse:

Acredito que coloquei o cabo de power se na ordem errada na placa-mãe, agora tô seguindo esse padrão, me diz se está certo: 

A521A0F6-7BD1-41CD-8FA8-A54097504DF7.jpeg

O esquema é esse mesmo. O que você precisa tomar mais cuidado é com a posição dos LEDs, eles tem positivo e negativo, mas os switches (Power e Reset) podem ser ligados com os pinos em qualquer posição, já que o botão apenas fecha um curto quando você precisona. Se você quiser fazer um teste rápido antes de conectar os cabos, basta fechar um curto com uma chave de fenda entre o pino 6 e 8 que o PC vai ligar.

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O esquema é esse mesmo. O que você precisa tomar mais cuidado é com a posição dos LEDs, eles tem positivo e negativo, mas os switches (Power e Reset) podem ser ligados com os pinos em qualquer posição, já que o botão apenas fecha um curto quando você precisona. Se você quiser fazer um teste rápido antes de conectar os cabos, basta fechar um curto com uma chave de fenda entre o pino 6 e 8 que o PC vai ligar.

Valeu! Cara, me tira mais um dúvida só pra eu saber se não tô fazendo errado, esse cabos vão conectados ali onde está escrito “JTPM1” ? 

image.jpg

Postado
13 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Felipemtk não, é o JFP1 (Jumper Front Panel 1), era só seguir o manual da placa-mãe que tem tudo certinho:

Screenshot_33.png.3426d152ac26b9d58e1707cb947b3838.png

Screenshot_32.png.d736da5ff135bf845294dcf81933de82.png

Meu Deus como eu sou zé, erro de iniciante, foi mal… O PC ligou! Tudo nos conformes. Já criei como “Novo volume” o SSD M.2. Agora preciso clonar o SSD de 250gb para o SSD M.2 de 500gb e colocar pra bootar no M2 ou formatar o SSD de 250gb e instalar do zero o Windows no SSD de 500gb com o pendrive bootável, certo?

Postado
9 minutos atrás, Felipemtk disse:

Meu Deus como eu sou zé, erro de iniciante, foi mal… O PC ligou! Tudo nos conformes. Já criei como “Novo volume” o SSD M.2. Agora preciso clonar o SSD de 250gb para o SSD M.2 de 500gb e colocar pra bootar no M2 ou formatar o SSD de 250gb e instalar do zero o Windows no SSD de 500gb com o pendrive bootável, certo?

Esse tipo de coisa acontece, entendo a empolgação de estar montado um novo PC rsrs.

Sim, você poderá clonar seu SSD antigo para o novo e depois disso poderá formatar o SSD antigo para utiliza-lo como disco secundário. Se quiser formatar é só fazer como você já sabe, e também poderá formatar o SSD antigo para utiliza-lo como disco secundário.

Postado
21 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Esse tipo de coisa acontece, entendo a empolgação de estar montado um novo PC rsrs.

Sim, você poderá clonar seu SSD antigo para o novo e depois disso poderá formatar o SSD antigo para utiliza-lo como disco secundário. Se quiser formatar é só fazer como você já sabe, e também poderá formatar o SSD antigo para utiliza-lo como disco secundário.

Cara, o pc está perfeito, instalei o Windows 11 nele normalmente. Porém tive que instalar no SSD de 250gb porque o NVMe não estáva selecionável quando escolhi onde instalar, estava como "Restauração"... Agora o que me resta é clonar o antigo SSD para o NVMe, porém vi que preciso habilitar o driver stornvme.sys do SSD NVMe antes de clonar, mas não faço ideia de como se faz isso. 

Postado
Em 16/08/2022 às 17:00, Felipemtk disse:

Acer Aspire GX-783

Se for esse:

https://www.extra.com.br/Informatica/Computadores/desktop-gamer-acer-aspire-gx-783-br13-intel-core-i7-16gb-1tb-HD-8gb-SSD-GTX-1060-6gb-windows-10-12267801.html?utm_source=bing_search&utm_medium=cpc&utm_campaign=info_geral&msclkid=e7f477984e75117740971566e13305df

A migração deve ser simples. A nf deve constar o W10, então deve estar ativado, verifique no iniciar, configurações, ativação o "status" de ativação, deve star ativado com conta vinculada á Microsoft(costuma estar atrelada ao HW que foi vendido junto).

Mas nada impede desse Windows continuar ativado, caso dê algum tipo de problema na ativação terá que tentar conversar com o suporte da Microsoft.

Outra coisa que pode ser tentado é uma clonagem usando Acronis, por exemplo.

Em 16/08/2022 às 17:49, Felipemtk disse:

Outra dúvida, a questão da licença do Windows, quando eu formatar o SSD 250gb e inciar pelo pendrive bootável como funciona a lincença? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...