Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu computador pode dar algum gargalo?


Ir à solução Resolvido por moonless,

Posts recomendados

Estou juntando peças para montar um computador a partir de um que eu já possuo.

 
Tenho uma fonte de 500w

Vou comprar um kit da aliexpress de uma placa-mãe + processador xeon e pentes de memória (https://pt.aliexpress.com/item/4000856362099.html?spm=a2g0o.cart.0.0.2e2e7f063AF7Wy&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra)

E queria pegar uma Rx 6600M de 8gb.


Eu queria saber algumas coisas:
1- Se minha fonte pode aguentar sem problemas essa montagem
2- Se meu computador não vai ter nenhum gargalo pela diferença de peças
3- Se a placa de vídeo é compatível com minha placa-mãe.

Pesquisando eu vi que a placa de vídeo é PCI-e 4.0x8 e a placa-mãe é 3.0x16 se não estou enganado
Porém estavam dizendo que mesmo assim ela ainda funciona mas se limita a 3.0, queria saber se isso é verdade também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Eu estava pesquisando bastante sobre uma build muito parecida com a sua, então vou tentar ajudar com tudo que aprendi.

 

Citação

2- Se meu computador não vai ter nenhum gargalo pela diferença de peças

Eu acredito que você tenha errado quando colocou a 6600M e quis dizer a RX 6600. Muito provavelmente vai ter sim um gargalo, no processador no caso que é um pouquinho fraco pra essa placa de vídeo. Eu achei uma calculadora de gargalo na internet, vou deixar aqui o link pra você ter uma ideia. Porém é um gargalo bem tranquilo pelo que vi e se quiser evitar isso, vai ter que desembolsar bem mais com outros processadores + placa-mãe, então acredito que vale a pena você seguir com seu kit ainda.
https://pc-builds.com/bottleneck-calculator/result/0wW137/1920x1080/1/general-tasks

 

Citação

3- Se a placa de vídeo é compatível com minha placa-mãe.

Tudo que vi na internet aponta que são compatíveis sim. Eu vi vários videos de pessoas testando a RX 6600 com esses kits e funcionavam com uma performance legal. Porém, também vi alguns artigos de pessoas reclamando de não conseguirem usar a RX 6500 junto com a placa-mãe desses kits, que me deixou um pouco preoucpado. Eu acredito que seja problema somente da 6500 e que seu 6600 irá funcionar normal, tanto é que é uma das opções que estou considerando comprar pro meu kit também.

 

Citação

Pesquisando eu vi que a placa de vídeo é PCI-e 4.0x8 e a placa-mãe é 3.0x16 se não estou enganado
Porém estavam dizendo que mesmo assim ela ainda funciona mas se limita a 3.0, queria saber se isso é verdade também

O da placa-mãe é realmente 3.0x16 e vai limitar a placa de vídeo, sem poder usar o PCI-e 4.0x8 dela. Mas os videos que vi mostraram que perde só alguns poucos frames de desempenho, bem pouquinho mesmo, então eu não ligaria muito não pela economia que você tá ganhando em cima do kit.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@moonless Muito obrigado pela ajuda, vai me servir muito mesmo!

4 horas atrás, Nathan012 disse:

Estou juntando peças para montar um computador a partir de um que eu já possuo.

 
Tenho uma fonte de 500w

Vou comprar um kit da aliexpress de uma placa-mãe + processador xeon e pentes de memória (https://pt.aliexpress.com/item/4000856362099.html?spm=a2g0o.cart.0.0.2e2e7f063AF7Wy&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra)

E queria pegar uma Rx 6600M de 8gb.


Eu queria saber algumas coisas:
1- Se minha fonte pode aguentar sem problemas essa montagem
2- Se meu computador não vai ter nenhum gargalo pela diferença de peças
3- Se a placa de vídeo é compatível com minha placa-mãe.

Pesquisando eu vi que a placa de vídeo é PCI-e 4.0x8 e a placa-mãe é 3.0x16 se não estou enganado
Porém estavam dizendo que mesmo assim ela ainda funciona mas se limita a 3.0, queria saber se isso é verdade também

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!