Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!!

Estou pesquisando e montando uma configuração para trocar o meu pc atual que vou repassar para meu irmão. Já tenho periféricos e monitor então seria só o PC mesmo. Eu montei a seguinte configuração baseada em pesquisas e lendo o fórum também (o uso seria jogos e trabalho - sou desenvolvedor AI). O orçamento seria algo em torno de R$8mil, podendo caso necessário esticar um pouco: 

Ryzen 5600 

Air Cooler Gammax 400 V2
ASUS TUF Gaming B550-Plus

SSD Samsung 970 EVO Plus 1 TB

memória RAM Corsair Vengeance RGB Pro 16GB 3200mhz (2x8GB)

Agora as minhas duvidas seriam essas para completar o setup:

1) Vale a pena pagar mais pelo 5600X ou o 5600 é a melhor opção mesmo? Para minhas necessidades não julgo ser necessário subir para um 5700x ou 5800x, e se subisse queria um que não precisasse de watercooler, queria evitar eles.

1) Tem o Air cooler Gammax GTE V2 por um pouquinho mais. Vale a pena? Justifica o preço acima do 400V2 ?
2) Essa ASUS TUF é a melhor opção ou seria a Aorus Elite B550M que normalmente se encontra por 100 reais a menos?

3) Eu queria colocar um armazenamento adicional ao SSD para arquivos que acesso menos. Qual a melhor opção? Um HDD de 2TB ou um SSD Sata de 1TB?
4) GPU: eu idealizei a 3060 TI como melhor opção. Alguns falam que no meu orçamento cabe até mesmo uma 3070, mas a verdade é que para meu uso a 3060 TI já é razoavelmente overkill, então acho que não há necessidade de empurrar uma 3070 a não ser um caso muito específico de preço bom. Minha dúvida é: qual o melhor modelo para se investir? ASUS, Galax, Zotac, Gigabyte? ASUS de 2 fans, ASUS de 3 fans, etc.. São mtos modelos e numa faixa não grande de preços então fico na dúvida cruel de qual modelo investir. Queria um que não esquentasse muito e que fosse silenciosa. A minha atual ASUS GTX 1600 tem seus 5 anos e continua inteira e silenciosa, queria uma que herdasse isso.
5) Grande dúvida na fonte, qual pegar? Pesquisei que corsair, xpg são boas marcas. 550W bastaria?
6) Gabinete: gosto do custo-benefício do montech mesh, teria algum mais interessante?

Acho que é isso, desculpe pelo textão e obrigado para quem puder ajudar

Postado
1 hora atrás, Eduar F Andrighetti disse:

5) Grande dúvida na fonte, qual pegar? Pesquisei que corsair, xpg são boas marcas. 550W bastaria?

Corsair, XPG, Super flower, essas são boas marcas, inclusive a ultima você acha fontes com selo 80+ Gold na Terabyte, como as Leadex.

550W vai dar conta.

Prefira pegar fontes com qualidade superior, não as com selo 80+ Bronze, devido a configuração montada, é muito interessante uma fonte com selo 80+ Gold, melhor eficiencia e melhor qualidade de componentes.

• Curtir 1
Postado

@Eduar F Andrighetti man tem uma configuração bem top que uma pessoa montou vou te mandar ai eu ajudei ele a escolher as peças e ficou bem top o @diegomrz que montou ficou top o pc dele, o orçamento dele era 9k mas o pc saiu por 8 então vai servir para você tambem

Processador
i7 12700F - 12 cores 20 Threads 25Mb Cache 2.1GHz (4.9GHz Max Turbo)::
Optei por esse por não ser desbloqueado para overclock e não ter vídeo integrado. O clock base é menor, mas ele chega a 4.9 no turbo.

Placa-Mãe
ASUS TUF Gaming B660M-PLUS D4 ::
Eu ia comprar uma Z690 , mas como comprei um processador 12700F, então não farei overclock e a B660M pra mim foi uma solução melhor.

Placa de Vídeo
MSI NVIDIA GeForce RTX 2060 Ventus GP OC, 6GB GDDR6, Ray Tracing ::
Mantive a placa de vídeo, a 2060 está mais ou menos no custo-benefício que eu esperava pagar.

Memória
Corsair Memória de desktop Vengeance LPX 32 GB (2 x 16 GB) DDR4 3200 (PC4-25600) C16 1,35 V – Preta::
Encontrei essa num preço bom, latencia C16, 2x16GB, consegui dobrar a memória em relação a configuração anterior.

Armazenamento
SSD WD Blue SN570, 1 TB, M.2 2280, NVMe, Leituras 3.500MB/s, 3.000MB/s, Azul::
Os 3.500Mb de leitura vs os 500Mb do outro SSD justificam e muito a troca.

Fonte de Alimentação
Fonte XPG, Pylon, 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo::
Optei pela fonte XPG para não arriscar o conjunto.

Filtro de Linha
iClamper Energia 5 Tomadas - Filtro de Linha + DPS::
Comprei o mesmo que foi indicado, só de tirar o NoBreak já foi uma baita economia.

Gabinete
Gabinete Gamer Montech x3 MESH, Mid Tower, Black, ATX, Com 6 Fans RGB, Vidro Temperado::
Além de ser mais bonito, gostei da solução para abrir o vidro temperado que abre na lateral como uma porta e os FANs realmente são uma vantagem.

Ficou R$1.068,89 abaixo dos 9k que eu tinha planejado e consegui fechar em R$7.931,11.

ou se quiser na plataforma Ryzen muda o i7 por um Ryzen 7 5700x com uma b550 tuf 

tambem não precisa ser tudo igual não sei se você utiliza 32 gb de ram 

Postado
Em 26/08/2022 às 11:32, Eduar F Andrighetti disse:

1) Tem o Air cooler Gammax GTE V2 por um pouquinho mais. Vale a pena? Justifica o preço acima do 400V2 ?

Pelas especificações são o mesmo cooler, a diferença é que o GTE V2 tem LED RGB, no 400 V2 os LEDs são de cor única (vermelha ou azul).

Tem também o GTE V2 na versões Black e na versão White, sem o "frufru".

O DeepCool Ak400 é mais eficiente que o Gammaxx 400 V2, acha por 225,00.

BTW - Ontem teve o Schyte Mugen 5 por 199,99 na T'byte, por algumas horas (preço normal é ~390-400,00), para aproveitar estas promoções "relâmpago", o ideal é seguir o Guiga Games, que faz divulgação diária de promoções via Telegram, YT. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...