Ir ao conteúdo

Ao jogar qualquer jogo por alguns minutos, o computador reinicia sozinho

Ir à solução Resolvido por RexZin,

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com um problema bem estranho no computador que montei para meu amigo e já to ficando sem onde pesquisar, então espero que alguém possa me ajudar.

O problema é o seguinte: Escolhi peças para o pc do meu amigo e fiz a montagem dele recentemente, até ai tudo certo, o pc ligou perfeitamente, tudo funcionando, nenhum problema até a gente for testar alguns jogos. Instalei o Warzone, um jogo relativamente pesado só pra ver se ia rodar de boa, e foi tranquilo, a margem de fsp tava boa, nenhum stuttering, nada de lag, nenhum erro, tava rodando suave. Jogamos por algum tempo e não aconteceu nada. Logo depois instalei o valorant, e ai que as coisas começaram a ficar chatas. Durante a partida, o computador reiniciou do nada, achei estranho, porém levei em consideração que poderia ser alguma atualização do windows ou algo do tipo, então deixei passar, porém não durou muito tempo e o computador continuava reiniciando sozinho, e isso foi se repetindo com outros jogos, até mesmo no warzone quando fomos testar novamente.

Tentei ver se o problema era no software ou hardware, então realizei um estresse no pc, e pra minha surpresa, não aconteceu nada, a temperatura da CPU e GPU estavam normais e o computador não apresentou nenhum erro ou instabilidade. 

Pesquisei muito e não encontrei nada que pudesse resolver o problema, ele conitnua reiniciando apenas em jogos, pelo menos por enquanto, pedi para ele usar o pc sem jogar e ver se iria reiniciar, mas acredito que não vá por conta de não ter reiniciado no estresse.

Minha dúvida é porque durante um jogo leve como o valorant ele reinicia sozinho, e em um estresse onde a temperatura sobe e o uso em 100%, o pc não é reiniciado. 

Se alguém souber de qualquer coisa relacionada já vai ajudar bastante.

Config: 
placa-mãe - ASUS A520M-E
Processador - Ryzen 5 5600x
Cooler - Próprio Cooler do Processador
Placa de vídeo - RX 6600 Sapphire Pulse 
Memória - 1 Slot de 8GB
Fonte - Pichau Gaming Nidus - 500w

Postado

@RexZin Existe a possibilidade de o PC reiniciar em caso de queda muito alta na tensão. Esse tipo de problema normalmente ocorre quando o PC não está em uso ou em algum jogo onde existe picos e vales no uso do computador - o que não ocorre em um teste de stress no qual o hardware é exigido sempre 100% (exceto quando se para o teste e há uma queda brusca, e pode ocorrer o desligamento da máquina), ao contrário de um jogo em equipe com habilidades que podem forçar o uso dos componentes mais e no momento em que o combate acaba a tensão cai.

As vezes aumentar um pouco os gráficos pode resolver o problema. Mas o problema poderia ser na fonte ou talvez no VRM da placa-mãe.

Postado
10 minutos atrás, RexZin disse:

Olá, estou com um problema bem estranho no computador que montei para meu amigo e já to ficando sem onde pesquisar, então espero que alguém possa me ajudar.

O problema é o seguinte: Escolhi peças para o pc do meu amigo e fiz a montagem dele recentemente, até ai tudo certo, o pc ligou perfeitamente, tudo funcionando, nenhum problema até a gente for testar alguns jogos. Instalei o Warzone, um jogo relativamente pesado só pra ver se ia rodar de boa, e foi tranquilo, a margem de fsp tava boa, nenhum stuttering, nada de lag, nenhum erro, tava rodando suave. Jogamos por algum tempo e não aconteceu nada. Logo depois instalei o valorant, e ai que as coisas começaram a ficar chatas. Durante a partida, o computador reiniciou do nada, achei estranho, porém levei em consideração que poderia ser alguma atualização do windows ou algo do tipo, então deixei passar, porém não durou muito tempo e o computador continuava reiniciando sozinho, e isso foi se repetindo com outros jogos, até mesmo no warzone quando fomos testar novamente.

Tentei ver se o problema era no software ou hardware, então realizei um estresse no pc, e pra minha surpresa, não aconteceu nada, a temperatura da CPU e GPU estavam normais e o computador não apresentou nenhum erro ou instabilidade. 

Pesquisei muito e não encontrei nada que pudesse resolver o problema, ele conitnua reiniciando apenas em jogos, pelo menos por enquanto, pedi para ele usar o pc sem jogar e ver se iria reiniciar, mas acredito que não vá por conta de não ter reiniciado no estresse.

Minha dúvida é porque durante um jogo leve como o valorant ele reinicia sozinho, e em um estresse onde a temperatura sobe e o uso em 100%, o pc não é reiniciado. 

Se alguém souber de qualquer coisa relacionada já vai ajudar bastante.

Config: 
placa-mãe - ASUS A520M-E
Processador - Ryzen 5 5600x
Cooler - Próprio Cooler do Processador
Placa de vídeo - RX 6600 Sapphire Pulse 
Memória - 1 Slot de 8GB
Fonte - Pichau Gaming Nidus - 500w

É raro, mas pode ser que os cabos do gabinete estejam em curto ou os cabos da fonte estão espremidos.

Postado

@Gui GC Teria como eu fazer algum teste para confirmar se é realmente isso que está acontecendo? 

@1mfroost Eu organizei os cabos com enforca gato, o gabinete não é lá muito espaçoso, se eu conseguir deixar os cabos um pouco mais separados e menos "espremidos", pode ser que resolva?

Postado

@RexZin Desconheço algum teste especifico para verificar o problema. Talvez fazer alguns testes de stress curtos (até atingir 100% de uso) e parando para verificar se vai ocorrer o desligamento da maquina.

Postado
5 minutos atrás, RexZin disse:

@Gui GC Teria como eu fazer algum teste para confirmar se é realmente isso que está acontecendo? 

@1mfroost Eu organizei os cabos com enforca gato, o gabinete não é lá muito espaçoso, se eu conseguir deixar os cabos um pouco mais separados e menos "espremidos", pode ser que resolva?

Talvez sim

Postado

@1mfroost Pode ser, farei o teste assim que der. Mas caso continue reiniciando mesmo com a placa-mãe fora do gabinete, o que poderia estar causando o reiniciamento? Acha que outra coisa seria capaz de ocasionar esses reiniciamento, como drivers ou atualizações?

Postado
agora, RexZin disse:

@1mfroost Pode ser, farei o teste assim que der. Mas caso continue reiniciando mesmo com a placa-mãe fora do gabinete, o que poderia estar causando o reiniciamento? Acha que outra coisa seria capaz de ocasionar esses reiniciamente, como drivers ou atualizações?

Esse seu problema acontece comigo também quando eu uso 2 monitores por muito tempo. Eu tirei do gabinete e resolveu, mas logo voltou a ocorrer. Creio eu que seja a minha placa de vídeo que está fazendo muito barulho e as telas começam a piscar.

Postado

@Gui GC OK, vou fazer isso e verificar se são as quedas repentinas. Qualquer coisa tento monitorar com o msi afterburner e verificar os picos.

@1mfroost Bom, agora que mencinou sobre os monitores, no caso do meu amigo ele só tem um monitor 4k, a resoulão é 3840 x 2160. Já que o seu é por conta dos dois monitores, será que o dele é por conta do monitor 4k?

Postado
4 minutos atrás, RexZin disse:

@Gui GC OK, vou fazer isso e verificar se são as quedas repentinas. Qualquer coisa tento monitorar com o msi afterburner e verificar os picos.

@1mfroost Bom, agora que mencinou sobre os monitores, no caso do meu amigo ele só tem um monitor 4k, a resoulão é 3840 x 2160. Já que o seu é por conta dos dois monitores, será que o dele é por conta do monitor 4k?

Pode ser que sim. Eu ainda estou estudando o meu problema, estou usando só 1 monitor e tá suave kkkk

Postado
agora, 1mfroost disse:

Pode ser que sim. Eu ainda estou estudando o meu problema, estou usando só 1 monitor e tá suave kkkk

Bom, já é alguma coisa kkkkkkk. Vou levar meu monitor e fazer o teste, jogo não foi feito pra jogar nessa resolução mesmo kkkkk.
Assim que tiver mais resposta irei atualiza-los. Obrigado

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
  • Solução
Postado

Boa notie. 

Depois de um tempinho eu voltei e com boas noticias!

O problema era na fonte, que por algum motivo não estava dando conta, então comprei uma fonte mais potente e deu certo, o pc não apresentou mais problemas desde então.

Quero agradecer a todos que participaram desse post 🤝

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...