Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ao jogar qualquer jogo por alguns minutos, o computador reinicia sozinho


Ir à solução Resolvido por RexZin,

Posts recomendados

Olá, estou com um problema bem estranho no computador que montei para meu amigo e já to ficando sem onde pesquisar, então espero que alguém possa me ajudar.

 

O problema é o seguinte: Escolhi peças para o pc do meu amigo e fiz a montagem dele recentemente, até ai tudo certo, o pc ligou perfeitamente, tudo funcionando, nenhum problema até a gente for testar alguns jogos. Instalei o Warzone, um jogo relativamente pesado só pra ver se ia rodar de boa, e foi tranquilo, a margem de fsp tava boa, nenhum stuttering, nada de lag, nenhum erro, tava rodando suave. Jogamos por algum tempo e não aconteceu nada. Logo depois instalei o valorant, e ai que as coisas começaram a ficar chatas. Durante a partida, o computador reiniciou do nada, achei estranho, porém levei em consideração que poderia ser alguma atualização do windows ou algo do tipo, então deixei passar, porém não durou muito tempo e o computador continuava reiniciando sozinho, e isso foi se repetindo com outros jogos, até mesmo no warzone quando fomos testar novamente.

 

Tentei ver se o problema era no software ou hardware, então realizei um estresse no pc, e pra minha surpresa, não aconteceu nada, a temperatura da CPU e GPU estavam normais e o computador não apresentou nenhum erro ou instabilidade. 

 

Pesquisei muito e não encontrei nada que pudesse resolver o problema, ele conitnua reiniciando apenas em jogos, pelo menos por enquanto, pedi para ele usar o pc sem jogar e ver se iria reiniciar, mas acredito que não vá por conta de não ter reiniciado no estresse.

 

Minha dúvida é porque durante um jogo leve como o valorant ele reinicia sozinho, e em um estresse onde a temperatura sobe e o uso em 100%, o pc não é reiniciado. 

 

Se alguém souber de qualquer coisa relacionada já vai ajudar bastante.

Config: 
placa-mãe - ASUS A520M-E
Processador - Ryzen 5 5600x
Cooler - Próprio Cooler do Processador
Placa de vídeo - RX 6600 Sapphire Pulse 
Memória - 1 Slot de 8GB
Fonte - Pichau Gaming Nidus - 500w

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RexZin Existe a possibilidade de o PC reiniciar em caso de queda muito alta na tensão. Esse tipo de problema normalmente ocorre quando o PC não está em uso ou em algum jogo onde existe picos e vales no uso do computador - o que não ocorre em um teste de stress no qual o hardware é exigido sempre 100% (exceto quando se para o teste e há uma queda brusca, e pode ocorrer o desligamento da máquina), ao contrário de um jogo em equipe com habilidades que podem forçar o uso dos componentes mais e no momento em que o combate acaba a tensão cai.

 

As vezes aumentar um pouco os gráficos pode resolver o problema. Mas o problema poderia ser na fonte ou talvez no VRM da placa-mãe.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, RexZin disse:

Olá, estou com um problema bem estranho no computador que montei para meu amigo e já to ficando sem onde pesquisar, então espero que alguém possa me ajudar.

 

O problema é o seguinte: Escolhi peças para o pc do meu amigo e fiz a montagem dele recentemente, até ai tudo certo, o pc ligou perfeitamente, tudo funcionando, nenhum problema até a gente for testar alguns jogos. Instalei o Warzone, um jogo relativamente pesado só pra ver se ia rodar de boa, e foi tranquilo, a margem de fsp tava boa, nenhum stuttering, nada de lag, nenhum erro, tava rodando suave. Jogamos por algum tempo e não aconteceu nada. Logo depois instalei o valorant, e ai que as coisas começaram a ficar chatas. Durante a partida, o computador reiniciou do nada, achei estranho, porém levei em consideração que poderia ser alguma atualização do windows ou algo do tipo, então deixei passar, porém não durou muito tempo e o computador continuava reiniciando sozinho, e isso foi se repetindo com outros jogos, até mesmo no warzone quando fomos testar novamente.

 

Tentei ver se o problema era no software ou hardware, então realizei um estresse no pc, e pra minha surpresa, não aconteceu nada, a temperatura da CPU e GPU estavam normais e o computador não apresentou nenhum erro ou instabilidade. 

 

Pesquisei muito e não encontrei nada que pudesse resolver o problema, ele conitnua reiniciando apenas em jogos, pelo menos por enquanto, pedi para ele usar o pc sem jogar e ver se iria reiniciar, mas acredito que não vá por conta de não ter reiniciado no estresse.

 

Minha dúvida é porque durante um jogo leve como o valorant ele reinicia sozinho, e em um estresse onde a temperatura sobe e o uso em 100%, o pc não é reiniciado. 

 

Se alguém souber de qualquer coisa relacionada já vai ajudar bastante.

Config: 
placa-mãe - ASUS A520M-E
Processador - Ryzen 5 5600x
Cooler - Próprio Cooler do Processador
Placa de vídeo - RX 6600 Sapphire Pulse 
Memória - 1 Slot de 8GB
Fonte - Pichau Gaming Nidus - 500w

 

É raro, mas pode ser que os cabos do gabinete estejam em curto ou os cabos da fonte estão espremidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, RexZin disse:

@Gui GC Teria como eu fazer algum teste para confirmar se é realmente isso que está acontecendo? 

@1mfroost Eu organizei os cabos com enforca gato, o gabinete não é lá muito espaçoso, se eu conseguir deixar os cabos um pouco mais separados e menos "espremidos", pode ser que resolva?

Talvez sim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, RexZin disse:

@1mfroost Pode ser, farei o teste assim que der. Mas caso continue reiniciando mesmo com a placa-mãe fora do gabinete, o que poderia estar causando o reiniciamento? Acha que outra coisa seria capaz de ocasionar esses reiniciamente, como drivers ou atualizações?

Esse seu problema acontece comigo também quando eu uso 2 monitores por muito tempo. Eu tirei do gabinete e resolveu, mas logo voltou a ocorrer. Creio eu que seja a minha placa de vídeo que está fazendo muito barulho e as telas começam a piscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC OK, vou fazer isso e verificar se são as quedas repentinas. Qualquer coisa tento monitorar com o msi afterburner e verificar os picos.

@1mfroost Bom, agora que mencinou sobre os monitores, no caso do meu amigo ele só tem um monitor 4k, a resoulão é 3840 x 2160. Já que o seu é por conta dos dois monitores, será que o dele é por conta do monitor 4k?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, RexZin disse:

@Gui GC OK, vou fazer isso e verificar se são as quedas repentinas. Qualquer coisa tento monitorar com o msi afterburner e verificar os picos.

@1mfroost Bom, agora que mencinou sobre os monitores, no caso do meu amigo ele só tem um monitor 4k, a resoulão é 3840 x 2160. Já que o seu é por conta dos dois monitores, será que o dele é por conta do monitor 4k?

Pode ser que sim. Eu ainda estou estudando o meu problema, estou usando só 1 monitor e tá suave kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, 1mfroost disse:

Pode ser que sim. Eu ainda estou estudando o meu problema, estou usando só 1 monitor e tá suave kkkk

Bom, já é alguma coisa kkkkkkk. Vou levar meu monitor e fazer o teste, jogo não foi feito pra jogar nessa resolução mesmo kkkkk.
Assim que tiver mais resposta irei atualiza-los. Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Solução

Boa notie. 

 

Depois de um tempinho eu voltei e com boas noticias!

O problema era na fonte, que por algum motivo não estava dando conta, então comprei uma fonte mais potente e deu certo, o pc não apresentou mais problemas desde então.

 

Quero agradecer a todos que participaram desse post 🤝

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!