Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença entre fontes lineares e chaveadas


Posts recomendados

Supondo um transformador linear com primário selecionável entre 127V e 220V, com secundário de 12V 2A, como exemplo, temos 24W de potência ativa ou 15,6VA de potência reativa, estando conectado a rede de 127V ou 220V.

Minha dúvida é a respeito de um interruptor wifi, cujo anúncio afirma:
Alimentação em 127v ou 220v (bivolt), com seleção automática de tensão.
- Potência Máxima: 1.270W (127 V) - 2.200W (220 V).
- Capacidade de corrente: 10A resistivo.

No transformador linear a corrente no secundário e a potência permanecem a mesma.

No interruptor, multiplicaram a tensão de entrada pela capacidade de corrente e afirmam fornecer uma potência multiplicada pela raiz de 3 caso seja conectado a uma rede de 220V, em vez de 127V.

Isso procede?

Em fontes chaveadas de computadores, bivolts, a potência permanece igual independente da tensão de alimentação ser 127V ou 220V.

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Zé da couve fontes lineares são fontes de alimentação que usam um grande transformador para retificar a tensão ac 127v ou 220v para uma tensão ac mais baixa como por exemplo: um transformador que recebe 220v no lado primario e sai 5v no lado secundário com 3 amperes de corrente. Aí essa fonte tem um circuito retificador formados por diodos  que filtram a tensão e transformam ela em dc. agora as fontes chaveadas são fontes que usam um transformador bem menor e regulam a tensão por modulação de largura de pulso   (pwm). a diferença delas e que a fonte linear usa um grande dissipador para dissipação de calor e por isso o seu tamanho e maior agora as fontes chaveadas são mais leves por causa que não usam um dissipador para dissipação de calor, elas dissipam o calor por meio dos resistores e capacitores 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Tiky disse:

@Zé da couve fontes lineares são fontes de alimentação que usam um grande transformador para retificar a tensão ac 127v ou 220v para uma tensão ac mais baixa como por exemplo: um transformador que recebe 220v no lado primario e sai 5v no lado secundário com 3 amperes de corrente. Aí essa fonte tem um circuito retificador formados por diodos  que filtram a tensão e transformam ela em dc. agora as fontes chaveadas são fontes que usam um transformador bem menor e regulam a tensão por modulação de largura de pulso   (pwm). a diferença delas e que a fonte linear usa um grande dissipador para dissipação de calor e por isso o seu tamanho e maior agora as fontes chaveadas são mais leves por causa que não usam um dissipador para dissipação de calor, elas dissipam o calor por meio dos resistores e capacitores 


Obrigado pela resposta Tiky, eu agradeço também por sua explicação.

Porém, minha dúvida é a respeito da potência fornecida no secundário. Em transformadores lineares a potência máxima para carga no secundário é a mesma, independente do fato dele ser alimentado no primário por 127V ou 220V, supondo que o transformador tenha essas duas opções no primário, correto?

No anúncio que mencionei, está escrito:

Alimentação em 127v ou 220v (bivolt), com seleção automática de tensão.
- Potência Máxima: 1.270W (127 V) - 2.200W (220 V).
- Capacidade de corrente: 10A resistivo.

Quer dizer que independente da alimentação no primário ser 127V ou 220V, no secundário posso alimentar 127V com carga máxima de 1,270W ou carga em 220V com 2200W, ou que por exemplo, ligando em 127V no primário, tenho 1270W no secundário em 127V, ou ligando em 220V no primário, tenho 2200W no secundário com 220V? 

Desculpe se não me fiz entender. Minha dúvida era a respeito de não manter a mesma potência no secundário pela diferença entre ligar em 127V ou 220V no primário, o que não ocorre em transformadores lineares. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Tiky disse:

@Zé da couve acho que não, porque todos as fontes  consomem uma tensão e potência e geram uma  tensão e potência diferente na saída, então se o transformador consome 127V e 1270w ele deve gerar uma tensão e potência diferente na saída 


Foi o que achei estranho no anúncio. 

Me pareceu que fizeram uma conta considerando o equipamento como ideal, sem considerar perdas, mas o mais estranho foi a falta de informações mais detalhadas e essa potência multiplicada pela raiz de 3 em relação a quando alimentado em 220V em vez de 127V, isso considerando que ele mantém a mesma tensão de entrada e saída. 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Tiky disse:

@Zé da couve poderia me mandar o anúncio por favor?


Sim, claro, irei enviar, só um momento por favor. 

Aqui está, minha intenção não é fazer propaganda nem denegrir a imagem do anunciante, e apenas para aprender sobre. Caso seja proibido colocar anúncios, por favor, me avisem, não sou eu que vendo nem tenho relação alguma com o vendedor.

Trata-se de um interruptor wi fi para controlar ligando e desligando aparelhos a distância. Não é uma fonte chaveada de fato, porém, não é um transformador linear. Eu creio que tenham alguns circuitos integrados, ou mesmo PICs e relê. Porém minha dúvida é a respeito dessa diferença de potência no secundário, a depender da tensão no primário, ou melhor, na entrada. 

Obrigado.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1956406216-interruptor-wifi-desliga-liga-luz-sozinho-por-app-ou-timer-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=96e27066-dad1-46c8-8811-3f9f4fa38712

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Tiky disse:

@Zé da couve nesse caso a potência dele vai ser a mesma pois como ele gera a mesma tensão na saída, vai ter 1270w em 127v e 2200w em 220v 


obrigado Tiky.

Te agradeço. Aí não é nem uma fonte chaveada nem um transformador linear, como não vai elevar nem abaixar tensão, é a fórmula P=I.U. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...