Ir ao conteúdo

placa-mãe e processador novo e travando o computador

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, preciso de uma ajuda de vocês, olha só: comprei processador Ryzen 5 5600x + A520MH (BIOSTAR)  fiz toda a instalação do processador na placa-mãe, com extremo cuidado, liguei o computador e funcionou de primeira, entretanto estava jogando PUBG quando começou a apresentar defeitos, para tentar amenizar a situação, formatei o meu computador, porém, mesmo assim não tive exito nos meus testes, após isto, atualizei a placa-mãe e mesmo assim não tive nenhum retorno (na verdade, antes de atualizar a BIOS, o processador ficava em +- 70% do uso dele, e dps da atualização da BIOS, passou a utilizar 25, 35%).

Obs.: formatei o pc, atualizei a BIOS e atualizei o windows e seus drivers.  

gravei um vídeo de 4 minutos, irei anexar o link para formalizar o erro: https://www.youtube.com/watch?v=S0LBHYa6No0&ab_channel=EduardoSantos (vejam os tempos: 04:27segundos e 2:42segundos)

placa.PNG

Postado

@Eduardo Gabriel Santos 99% de chance de ser o VRM da placa-mãe que está sobreaquecendo, veja que o problema acontece no exato momento em que o uso da CPU dá um pico de 100% (que na verdade é uma limitação de desempenho), se você ativar o monitoramento de clock provavelmente vai ver o valor caindo lá no chão.

Pra garantir que o problema é esse você pode realizar um teste de estresse no processador e monitorar os clocks e e a pontuação, pode usar o teste de estresse do CPU-Z que tem o sistema de pontuação.

Eu não ficaria surpreso com isso vindo de um Biostar, agora pouco fiquei sabendo que até placas B550 deles possuem péssimo VRM, inferior até a modelos simples de B450 de outras marcas, capaz de causar problemas até rodando com um Ryzen 5 3600, coisa que não é um problema nem para algumas A320.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Eduardo Gabriel Santos disse:

Tem alguma orientação? Devolvo ou tento colocar dissipador de calor na placa?

Não é normal uma placa A520 precisar de dissipador para rodar um Ryzen 5, se essa aí realmente chegou nesse ponto é porque é uma placa muito ruim. Fora a construção física, a parte de software (BIOS) da Biostar também é bem problemática. Se você tiver a oportunidade de devolver na loja e pegar alguma outra A520 ou B450, eu sugiro fazer isso. 

Mas você realizou o teste de estresse aí pra confirmar o problema? Eu tenho quase certeza que é isso, mas só você vai poder confirmar aí.

Postado

Gabriel, pode verificar se eu fiz correto? Nunca fiz nenhum tipo de teste de clock, utilizei o CPU-Z conforme suas orientações, gravei um vídeo no youtube, pode verificar para mim?

Irei esperar sua resposta para que eu envie o pedido de devolução da terabyte.

Postado

@Eduardo Gabriel Santos está correto. Ficou provado que está tendo algum thermal throttling aí, pois o clock do seu processador está caindo pra menos de 600MHz. Só pra ter certeza que é a placa-mãe mesmo, como está a temperatura do processador sob estresse? Porque se ele estiver aquecendo muito o problema também pode ocorrer, e nesse caso a culpa seria da refrigeração do processador.

EDIT: pelo menos com base no seu vídeo anterior, onde no finalzinho mostra a temperatura do processador (81-82ºC), apesar de ser uma temperatura um pouco alta, não é suficiente para causar esse problema. Pra ocorrer esse tipo de problema por sobreaquecimento no processador, o mesmo precisaria estar a pelo menos 95ºC. Uma dica que eu dou é tentar melhorar a refrigeração do processador com um cooler melhor (não precisa ser um cooler caro), e também verificar se o gabinete está tendo boa circulação de ar.

Postado

Bom dia Gabriel, a temperatura do processador, se mantém entre 80-83 graus, também achei alta, estou usando o cooler do próprio processador, talvez seja por isto, me recomenda algum air cooler? 
Irei encaminhar estes testes para a terabyte, irei tentar negociar alguma outra placa-mãe, e de repente já coloco esse air cooler no pacote,   Espero que eu consiga devolver, já que “usei” as peças, mas se eu não tivesse usado, não teria como saber deste problema… enfim, agradeço muito a sua ajuda. 

• Solução
Postado

@Eduardo Gabriel Santos o cooler padrão é suficiente para não deixar o processador sobreaquecer, mas não vai conseguir mante-lo frio, ou seja, é só pra dizer que tem algum cooler mesmo. O cooler vai depender do gabinete que você tem pra ver se não vai ter problema com o tamanho dele. A princípio eu recomendo o Gammaxx 400 V2, que é o modelo que uso no meu PC. Ele tem quase 160mm de altura, então precisamos ver s seu gabinete vai ter espaço suficiente.

• 4 semanas depois...
Postado

Boa tarde Guilherme como vai? apenas para te deixar a par e agradecer sua ajuda, enviei a placa-mãe para garantia juntamente com o processador e realmente ela estava com defeito.  Conseguir negociar com a terabyte uma A520 S2H da GIGABYTE, está em transporte para mim, acredito que eu não irei ter problema com VRM desta vez, além disto, troquei minha placa de vídeo (rx570 4gb) para uma RTX 3060TI, acredito que com esse setup (rtx3060ti + Ryzen 5 5600x) eu consiga empurar essa geração de games. 

Muito obrigado pelo suporte, se não fosse por você talvez eu ainda estaria com a placa defeituosa.

• Curtir 1
Postado

Opa Gabriel, como vai?

Brother consegue me dar mais uma ajuda? olha só, chegou o meu processador que havia enviado a garantia, e o mesmo veio com alguns pinos nas laterais tortos, isso foi por culpa da terabyte, que testou o processador na bancada deles, eu consegui desentortar com uma agulha, até então ok, porém, agora em jogos, como warzone, minha temperatura fica alta, 88 - 92 graus, eu até tirei a tampa de acrílico do meu pc, deixei aberto, ele tem bastante espaço, e no pubg ele ficou boa a temperatura, na faixa dos 85 - 87 graus, estou utilizando uma pasta térmica da marca rise mode (aquelas cinzas), porém, estou utilizando o cooler box original, queria pegar um water cooler mas está muito caro, eu até procurei pelo seu air cooler mas não consegui encontrar, gostaria de saber duas coisas:

Os pinos tortos do processador, pode fazer com que a temperatura fique elevada?

Você poderia me enviar o link do air cooler que você tem? gostaria de uma air cooler bom que consiga resfriar o Ryzen 5 5600X.

WhatsApp Image 2022-10-06 at 19.46.17.jpeg

WhatsApp Image 2022-10-06 at 19.46.15.jpeg

Estava pensando neste cooler: https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-cooler-master-hyper-212-led-turbo-argb-rr-212tk-18pa-r1?gclid=Cj0KCQjw-fmZBhDtARIsAH6H8qhlNP5UJIr2cs37Xi0TRztpDKwZn57qve34DYApv1weqUSuJgY-IDoaAl7kEALw_wcB

Postado

@Eduardo Gabriel Santos opa! É bom destacar que o cooler padrão que vem com o processador é pra quebrar um galho, tanto que a maioria dos air coolers simples já oferecem uma redução significativa de temperatura. Apesar disso estou achando a temperatura alta por estar apenas rodando um jogo, o estresse é muito menor do que outras tarefas mais pesadas.

Enfim, como Ryzen 5 é um processador que dissipa pouco calor (em comparação com Ryzen 7 e Ryzen 9), os water coolers são pouco efetivos pra eles, a diferença entre um water cooler e um air cooler é muito pequena, fazendo ficar inviável o investimento.

Veja só como um Ryzen 5 3600 se saiu nos testes com alguns coolers (o comportamento de um 5600X será similar). Veja a diferença entre o cooler original (última posição) e qualquer outro air cooler vendido nas lojas. Veja também a diferença de um air cooler de R$130 (Gammaxx 400 V2) e os water coolers de R$350+ (tem até water cooler de R$1.000+ na lista).

1597256415_gammaxx400v2r53600.thumb.png.69a85d55f22d91f72598025b036822d5.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...