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C Erro "shutting down allegro due to signal #11 segmentation fault (core dumped)"


W0xer

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Olá, estou com problemas na compilação de um código C com a biblioteca do Allegro na versão 4. Estava assistindo a um tutorial para reescrever o jogo space invaders e sempre que compilo o code::blocks abre o programa mas logo fecha e uma mensagem de erro aparece na segunda tela: "shutting down allegro due to signal #11 segmentation fault (core dumped)".

 

o código é o que se segue:

#include <allegro.h>

void sair();

int sai = 0, width = 740, height = 740;

struct obj {
    int x;
    int y;
    int wx;
    int wy;
    int w;
    int h;
}invader[5][10];

int main() {
    allegro_init();
    install_keyboard();
    set_color_depth(32);
    set_window_title("space invaders");
    set_close_button_callback(sair);
    set_gfx_mode(GFX_AUTODETECT_WINDOWED, width, height, 0, 0);

    BITMAP *buffer = create_bitmap(width, height);
    BITMAP *fundo = load_bitmap("img/fundo.bmp", NULL);
    BITMAP *invad = load_bitmap("img/invasores.bmp", NULL);

    for(int i = 0; i < 10; i++) {
        for(int j = 0; j < 10; j++) {
            invader[j][i].x = 42;
            invader[j][i].y = 313;
            invader[j][i].wx = 42;
            invader[j][i].wy = 313;
            invader[j][i].w = 40;
            invader[j][i].h = 30;
        }
    }
    while (!(sai || key[KEY_ESC])) {
        draw_sprite(buffer, fundo, 0, 0);

        for(int i = 0; i < 5; i++) {
            for(int j = 0; j < 10; j++) {
                masked_blit(invad, buffer, invader[j][i].x, invader[j][i].y, invader[j][i].wx, invader[j][i].wy, invader[j][i].w, invader[j][i].h);
            }
        }
        draw_sprite(screen, buffer, 0, 0);
        draw_sprite(invad, fundo, 0, 0);

        rest(30);

        clear(buffer);
        clear(invad);
        clear(fundo);
    }
    destroy_bitmap(buffer);
    return 0;
}
END_OF_MAIN();
void sair(){sai = 1;}
END_OF_FUNCTION(sair);

 

Se alguém puder por favor me ajudar o porquê disso estar acontecendo, eu agradeceria muito mesmo.

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O problema pode ocorrer em vários lugares porque você não está sendo cuidadoso na hora checar se as coisas são válidas antes de usá-las. Por exemplo, você recebe ponteiros de duas funções, create_bitmap() e load_bitmap(), e não testa se eles não são, pelo menos, NULL antes de já ir usando por ai. Caso sejam NULL, em algum momento, alguma parte do programa vai tentar dereferenciar esses ponteiros e o programa (o SO por detrás) vai emitir um seg fault.

Bom, tudo isso pra dizer que você deve ser mais cuidadoso. Por hora, o problema parece ser aqui:

 

1 hora atrás, W0xer disse:
for(int j = 0; j < 10; j++)


Note que o tamanho máximo de invader é 5x10 e não 10x10.

  • Obrigado 1
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