Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho 2 duvidas, vamos la!

1º Em questão de custo beneficio a longo prazo, qual seria uma placa boa para aguentar alguns anos ?

2º Qual marca é melhor ? Vou dar um exemplo: Uma 3070 da Gigabyte esta 4500, uma da Evga tambem 3070 esta 5900, quase 1500 a mais, isso é por que ? Ela é mais "confiável" ? A marca é melhor ? O preço mais alto mostra uma "melhoria" nas peças ?

Acredito que essas sejam duvidas de muitas pessoas! 

Desde já agradeço a todos que ajudarem!! 

Postado
10 minutos atrás, Rennan Carv4lho disse:

1º Em questão de custo beneficio a longo prazo, qual seria uma placa boa para aguentar alguns anos ?

Se for falar de custo-benefício a longo prazo, pra fazer um alto investimento é melhor deixar de lado as placas RTX 3000 por enquanto, pelo menos até saírem novos modelos RTX 4000 e o preço das RTX 3000 caírem. Geralmente a relação custo x performance é mais ou menos boa até a RTX 3070, acima disso você paga muito dinheiro para cada FPS que ganha. Outro fato a se considerar é que da RTX 3070 pra cima só vale a pena se você tiver monitor 1440p ou 4K.

16 minutos atrás, Rennan Carv4lho disse:

2º Qual marca é melhor ? Vou dar um exemplo: Uma 3070 da Gigabyte esta 4500, uma da Evga tambem 3070 esta 5900, quase 1500 a mais, isso é por que ? Ela é mais "confiável" ? A marca é melhor? O preço mais alto mostra uma "melhoria" nas peças ?

No geral, ASUS e MSI oferecem as melhores construções. De qualquer forma, pra comprar placas mais caras assim é bom fazer uma analise bem detalhada de desempenho térmico, preço e garantia, não dá pra ir apenas pela marca e pelo preço, até porque preço alto nem sempre significa produto melhor, pode ser só um estoque mais antigo, já que os preços tem caído bastante.

Postado
12 horas atrás, Rennan Carv4lho disse:

@GuilhermeGB Deixando as 3000 de lado, qual seria atualmente um custo beneficio bom a longo prazo ? 

No momento só temos como opção as placas RTX 3000 (NVIDIA) e RX 6000 (AMD), a série RTX 4000 sai entre o fim do ano e o começo do ano que vem, aqui no Brasil o preço das novas placas só deve começar a estabilizar em janeiro, e com isso os preços das placas RTX 3000 devem começar a cair também.

Se for pra comprar agora vai ter que ficar nas placas que temos atualmente e pagar o preço delas, por isso não é boa ideia fazer alto investimento em placa de vídeo em véspera de lançamento de uma nova geração.

12 horas atrás, Rennan Carv4lho disse:

Penso em usar em 1080p (1980x1080) eu não teria mais ganhos colocando uma "mais forte" por exemplo 3070 ti ou 3080 ?

Eu não acho viável. A RTX 3060 Ti já oferece uma excelente experiência em 1080p, ela é até uma placa que roda bem em 1440p. Dependendo do jogo que você for jogar, placas mais fortes vão ficar limitadas pelo processador devido ao alto desempenho delas, então é um pouco de desperdício para 1080p.

Veja só o desempenho da RTX 3060 Ti em 1080p:

• Curtir 1
Postado

Cara eu também estava na duvida eu cheguei a conclusão que entre a RTX 3060TI e RTX 3070 não valia a pena pagar 700 a 800 reais, de diferença para tão pouco ganho de FPS.
Eu acabei pegando a RTX 3060TI.

Acho que só tem uma grande diferença de ganho entre a RTX 3060TI e RTX 3070TI, quando andei procurando tinha uma RTX 3070TI quase no preço da RTX 3070 a diferença tava ali entre 200 reais.

36 minutos atrás, Katagiri disse:

Andei pesquisando porque vou pegar uma. Parece q a Colorful 3070 é um dos melhores C/Bs do mercado.

Essa placa ta 3700 a vista.

https://www.kabum.com.br/produto/371225/placa-de-vídeo-pny-nvidia-GeForce-RTX-3060-ti-8gb-xlr8-gaming-revel-epic-RGB-dual-fan-vcg3060t8ldfxppb1
Tem placa 3060TI saindo por  R$ 2.699,99 a R$ 3.000,00 não acho que vale a pena pagar de 1000 a 700 reais, a diferença entre as duas não é grande para valer a pena pagar tanto. Pode ver os testes no youtube.

• Curtir 1
Postado

@Rennan Carv4lho 144 FPS em jogos single player? Não vejo muita vantagem nisso. Se for para jogos competitivos, o Warzone que é um dos mais pesados roda tranquilamente na RTX 3060 Ti com essa taxa de FPS.

Também tem o fato de que a maioria dos processadores modernos que temos não conseguem entregar 144 FPS em todos os jogos, então entre aí a questão de gargalo de processador que é mais por uma limitação da tecnologia que temos hoje. Em resoluções mais altas é bem mais difícil você ter gargalo de CPU pelo simples fato que a placa de vídeo será mais exigida e conseguirá entregar menos FPS.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB O complicado é que atualmente tenho uma 1060 6G, e sempre jogo a 144 por causa do monitor, porém tem alguns jogos o meu fps cai bastante, ja tentei travar os single players em 60 fps e percebo uma queda bem brusca na fluidez do game, acho que isso pelo menos pra mim possa ser um ponto bem relevante, mesmo não entregando o game no ultra, acho essencial 144fps o mais travado possível, dentro desse cenário, ainda vale a 3060ti ?

Postado

Eu concordo com o que o @GuilhermeGB .
Eu continuaria na RTX 3060TI da para jogar qualquer jogo competitivo tranquilamente em 144FPS. Eu também tenho um monitor 144hz 1080p e em single player não tem necessidade de jogar com 144fps.

Mas se tu realmente quiser ainda uma placa e está disposto apagar essa diferença de preço, Eu pularia a RTX 3070 e ficaria com a 3070TI, mas eu continuo achando que como você vai jogar em 1080P não vale a pena...

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB Esse é meu problema atual, tenho um i7-7700k com OC dando uma empurrada nele, sei que vou ter perdas, mas será que sera isso tudo ? Terei gargalos extremos ? porque atualmente ou invisto em uma placa de vídeo boa que no futuro eu mude minha P mae e o processador ou só mudo processador e placa-mãe e deixo a vídeo pra frente

Postado

@Rennan Carv4lho o processador é meio fraquinho para os padrões de hj, em stock ele empata com um Core i3 10100. Você não conseguirá pegar 144 FPS em jogos como Warzone, por exemplo, que é um dos games competitivos mais pesados para CPU que temos, mas existem vários outros jogos que nem os processadores mais potentes que temos consegue uma taxa de FPS tão alta.

Aqui você pode ver o comparativo entre um Core i3 12100F (stock, porque não suporta overclock) e um Core i7 7700K com overclock de 5.0GHz, os dois acompanhados de uma RTX 3080 em resolução 1080p, justamente para forçar gargalo de CPU e ver até onde cada um consegue ir:

Postado

@GuilhermeGB O meu esta exatamente como no vídeo com 5.0GHz, ele praticamente esta batendo junto com um de 5 anos na frente o bixin é guerreiro kkkkk
Mas nesse cenario vai a pergunta:

Se eu pegar uma 3060ti hipoteticamente digamos que no Forza Horizon 5 com ela eu pegue 100 de fps com meu processador full load, se eu colocar uma 3070ti ou sei la 3080, ele não passaria desses 100 de fps mesmo em full load ? 🤔

Postado
1 minuto atrás, Rennan Carv4lho disse:

Se eu pegar uma 3060ti hipoteticamente digamos que no Forza Horizon 5 com ela eu pegue 100 de fps com meu processador full load, se eu colocar uma 3070ti ou sei la 3080, ele não passaria desses 100 de fps mesmo em full load ? 🤔

Exatamente isso. Mas nem sempre o processador estará em full load para dar gargalo, tem jogos que não vão conseguir usar todos os núcleos do processador, e alguns também não vão conseguir usar todos os núcleos igualmente. Ainda assim vai haver algum ponto onde a engine do game não conseguirá usar mais nenhum recursos do seu processador e o seu desempenho ficará estagnado. Você pode ver no vídeo, no próprio Forza, o game está usando apenas 40-60% do processador e mesmo assim está havendo gargalo.

Postado

@GuilhermeGB Entendi, po o tenso é descobrir qual dessas placas joga o meu gargalo no limite, por exemplo a 3060 joga até 80 hipoteticamente o fps a 3070 joga pra 95 e a partir da 3070 posso colocar uma 3090 que vai continuar 95 ou seja eu sei que no meu setup o maximo de entrega seria uma 3070, não sei se ficou claro kkk

Eu consigo descobrir qual eu conseguiria isso ? Extrair o 100% do meu setup ?

Postado
8 minutos atrás, Rennan Carv4lho disse:

@GuilhermeGB Entendi, po o tenso é descobrir qual dessas placas joga o meu gargalo no limite, por exemplo a 3060 joga até 80 hipoteticamente o fps a 3070 joga pra 95 e a partir da 3070 posso colocar uma 3090 que vai continuar 95 ou seja eu sei que no meu setup o maximo de entrega seria uma 3070, não sei se ficou claro kkk

Eu consigo descobrir qual eu conseguiria isso ? Extrair o 100% do meu setup ?

Não existe um padrão pra isso, existem jogos que são mais pesados que outros na parte de CPU, geralmente você faz uma média dos jogos que mais quer jogar e vê se dá pra encarar o nível de gargalo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...