Ir ao conteúdo

Processador AMD Ryzen 7 2700 tem compatibilidade com SSD M.2 NVMe?

Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Postado

Estou querendo comprar um SSD M.2 NVMe de 1tb, minha placa-mãe é a A320M-S2H, vi que ela tem suporte para NVMe, e o processador é um AMD Ryzen 7 2700.

Vi pessoas falando para checar se o processador tem suporte para o NVMe, mas não achei essa informação.

Alguém consegue me dizer então se o AMD Ryzen 7 2700 tem suporte para SSD M.2 NVMe de 1tb?

O SSD NVMe que estou pensando com comprar é este: SSD Samsung 970 EVO Plus, 1TB, M.2 NVMe, mas por causa do preço queria ter certeza antes da compra.

Muito obrigado.

----

AMD Ryzen 7 2700

2x16GB memória RAM Corsair (DDR4-2400)

NVIDIA GeForce RTX 2060 SUPER 8GB

placa-mãe Gigabyte GA-A320M-S2H

2x480GB de SSD ADATA SU630

Fonte 750W Corsair CX750 80 Plus Bronze

• Membro VIP
Postado

Geralmente está associado a placa-mãe, se tem o slot nativo para o M2.

E depois na lista de processadores, alguns mais antigos não possuem pistas suficientes e por padrão ficam apenas M2 SATA.

Mas como o Ryzen é mais recente, o suporte é nativo

• Curtir 1
Postado

A Gigabyte A520M DS3H tem um slot M.2, compatível com SSD NVMe.

• Interface de armazenamento:
  • 1 conector M.2 (soquete 3, chave M, tipo 2242/2260/2280/22110 SATA e PCIe x4 / x2 * suporte SSD)
  • * O suporte real pode variar de acordo com a CPU. 
  • * Suporta apenas SSDs M.2 SATA ao usar um processador AMD 7 th Generation A ou Athlon

O Ryzen 3 2700:

• Versão do PCI Express
  • PCIe 3.0 x16

Tanto a placa-mãe como o CPU tem o suporte necessário para um SSD NVMe PCI 3.0.

Os processadores que não suportam SSD NVMe PCI 3.0 são os antigos AMD a 7ª geração os A-xx e Athlon, apenas no modo SATA.

• 2 meses depois...
Postado

você vai ter o mesmo problema que eu tive aqui...

A diferença é que eu comprei e instalei o SSD M.2 de 1Tb, vai funcionar usando a velocidade da  PCIe 3.0

O problema tá no processador, que é o mesmo que eu tenho Ryzen 7 2700 que é de segunda geração que não tem suporte a PCIe 40, logo funciona na metade da velocidade que deveria, o que não é pouco...

Eu tinha um SSD que operava na média de 500Mb agora o M2 tá em 1500Mb, (se  tivesse PCIe 4.0 estaria em 3500Mb/s ).

Então essa é a história, a placa-mãe (Aorus B450) dá suporte mas o processador (Ryzen 7 2700) não.

Tive um ganho de velocidade, e valeu a pena trocar o SSD por M2, liberei uma porta SATA e esse M2 de 1Tb que peguei veio com um bom dissipador (temp média 36°).

A sacanagem é saber que deram suporte (PCIe 40) para os Ryzen de terceira geração, e o meu é da segunda...

• Curtir 1
Postado

@DuenDLesTaT Mano, será que é isso mesmo? O 2700 limita tanto assim? porque eu tenho uma máquina com esse processador, uma placa-mãe B450m  e um m2 NVMe e a velocidade de leitura era muito alta nas especificações! Agora de cabeça nem lembro mais, mas passava de 2500 de leitura. Fiz vários testes e não me lembro de limitar só a 1.500... porém uma coisa que vi em alguns testes na internet é que ele esquenta muito ao utlizar em 100% e, depois de um tempo, ele perde velocidade para diminuir a temperatura.

Mas se de fato ele limitar em 1500MB,  é uma boa velocidade!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...