Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalo a ventoinha Akasa na placa-mãe?


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Eu encontrei em casa um Fan aparentemente de 12V pelas indicações dele, estou na intenção de testar ele, atualmente eu tenho um esquema de Air Flow para o meu gabinete ainda não finalizado e tenho espaço que seria do CHA FAN disponível ainda, 

Agora entra minha dúvida, essa Fan que encontrei é da AKASA e só tem um conector de dois pinos "vermelho e preto" respectivamente positivo e negativo, como eu não entendo muito dos conectores da placa-mãe nessa parte, faço essa pergunta trivial.

 

PWM é gerenciador de tensão "Eu acredito",

Sense "sensor de temperatura ou de rotações ?? Acredito ser de rotações",

VCC "seria o positivo 12+ ??"

Ground "Negativo??".

 

Desculpa minha pergunta leiga, para fan e cooler eu nunca tinha encontrado conector de dois pinos, sempre tinha visto os de 4 pinos.

 

Abaixo uma ilustração da fábrica da Motherboard indicando o conector CHA FAN.

Screenshot_20220924-140058_Drive.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

É isso mesmo, conecte os dois pinos do conector do fan no VCC (fio vermelho/amarelo/branco... - se os fios do fan for diferenciado) e no GND (o terra, geralmente fio preto).

 

Se o conector do fan tiver guias "anti-burro" vai ter que cortar a do lado dos pinos extras para encaixar no conector da placa-mãe, ai é só não fazer "burrice". 🙂 Mas se ligar ao contrário o único inconveniente é que o fan vai girar o contrário do esperado. 😉 

 

Fan com 3 pinos tem o fio "sense" que informa para a placa-mãe a RPM do fan.

Fan com 4 pinos além do "sense" tem o "PWM" que controla a rotação do fan, que não é por variação de tensão, é tipo "liga-desliga".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, 1lokos disse:

É isso mesmo, conecte os dois pinos do conector do fan no VCC (fio vermelho/amarelo/branco... - se os fios do fan for diferenciado) e no GND (o terra, geralmente fio preto).

 

Se o conector do fan tiver guias "anti-burro" vai ter que cortar a do lado dos pinos extras para encaixar no conector da placa-mãe, ai é só não fazer "burrice". 🙂 Mas se ligar ao contrário o único inconveniente é que o fan vai girar o contrário do esperado. 😉 

 

Fan com 3 pinos tem o fio "sense" que informa para a placa-mãe a RPM do fan.

Fan com 4 pinos além do "sense" tem o "PWM" que controla a rotação do fan, que não é por variação de tensão, é tipo "liga-desliga".

Entendi, obrigado mesmo, fiquei confuso por entendo de outras partes mas nunca tinha parado para aprender sobre essas conexões.

 

Agora uma pergunta mais leiga, e se hipoteticamente o Fan tiver queimado, causaria algum problema na placa-mãe ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não, mas por precaução testa o fan direto no conector Molex da fonte.

Arrume dois fios finos* descasque a ponta, enrole e coloque nos dois furos do conector do fan e as outras pontas no Molex, o 12V é no fio amarelo.

 

http://oztoppy.wdfiles.com/local--files/molex-to-sata-power-cable/Four_Pin_Molex_Connector01.png

 

* Já fiz isso usando dois alfinetes, mas tenha certeza que um não vai encostar no outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!