Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe chegando a 100⁰C


Posts recomendados

Fiz um teste de Stress no Cinebench para verificar a temperatura do PC e observei que em TMPIN4 está chegando a 100⁰C (e as vezes até passando). Eu li em outros artigos pessoa comentando que pode ser que a placa-mãe não tenha suporte e por isso mostra a temperatura errada, mas não parece ser o meu caso, pois quando eu comecei o teste a temperatura estava em 40⁰C e foi subindo até os 100⁰C no teste de stress. Isso pode ser um problema?

 

**A foto abaixo foi tirada logo após o teste de stress no Cinebench ter terminado.**

IMG-20220930-WA0006.thumb.jpg.c7567a31d1a2c5b4e7226e88bfbb394b.jpg

 

Gigabyte H510M H

I5 11400F

RX 6650 XT

16 GB DDR4 3200

Pichau Nidus 500W

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TitoSG Por partes, acontece apenas em testes de Stress?

Em um cenário normal, é muito improvável, se não impossível utilizar 100% desse processador. 

Faça o teste em jogos, se manter uma temperatura aceitável, abaixo ou próximo 60, vida que segue. Além disso, utiliza o cooler box?

Algumas H510 dão Thermal Throttling com esse processador sim, as que eu sei que aguentam, com um bom air cooler, é a gigabyte h510m-h e a ASUS prime h510m-h(A da ASUS vem capada, precisa mexer nas tensões para liberar o consumo no VRM).

Mas de qualquer forma, vai o review: 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, TitoSG disse:

Gigabyte H510M H

I5 11400F

47 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

... as que eu sei que aguentam, com um bom air cooler, é a gigabyte h510m-h

 

 

Não foi o caso. 😁

 

@TitoSG

 

Se seu gabinete tem espaço para fans no topo, faça o teste colocando uma delas soprando na direção do VRM e compare as temperaturas da placa-mãe, processador e placa de vídeo, pois esse fluxo de ar pode melhorar para o VRM e piorar para o CPU, tem que ver o quanto melhora, e quanto piora, se melhorar 10 graus para o VRM e piorar 1-2 graus para o CPU vale a pena.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Otávio Furoni disse:

Faça o teste em jogos, se manter uma temperatura aceitável, abaixo ou próximo 60, vida que segue. Além disso, utiliza o cooler box?

...as que eu sei que aguentam, com um bom air cooler, é a gigabyte h510m-h e a ASUS prime h510m-h

Vou fazer os testes hoje. E sobre o cooler box, eu uso um water cooler de 120mm.
E a minha placa é essa Gigabyte H510-M H mesmo. Mas obrigado pela dica.

1 hora atrás, 1lokos disse:

Se seu gabinete tem espaço para fans no topo, faça o teste colocando uma delas soprando na direção do VRM e compare as temperaturas da placa-mãe, processador e placa de vídeo, pois esse fluxo de ar pode melhorar para o VRM e piorar para o CPU, tem que ver o quanto melhora, e quanto piora, se melhorar 10 graus para o VRM e piorar 1-2 graus para o CPU vale a pena.

Ele tem espaço sim, mas tem um water cooler de 120mm em cima. Na frente o meu gabinete já tem 3 fans puxando o ar para dentro do gabinete e mais 1 na parte de trás jogando o ar para fora, o WC também está jogando o ar para fora. Obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TitoSG É um situação de estresse, o processador é elevado ao máximo em desempenho, provavelmente não terá o clock reduzido em atividades normais (Jogos, edição, etc) e a temperatura do VRM será muito mais baixa. Como comentei, é praticamente impossível utilizar 100% desse processador.

Usar Water cooler, no seu caso, pode ser um diferencial para a temperatura se elevar. É uma placa-mãe que não possui Dissipação no VRM, por mais simples que um cooler box seja, acaba de quebra resfriando o VRM junto, fato que não ocorre com Water cooler's.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!