Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual slot M.2 NVMe da placa-mãe devo usar?


Ir à solução Resolvido por Adalberto A,

Posts recomendados

Boa tarde!

Decidi trocar meu velho HD por um NVMe M.2, porém após comprá-lo percebi que minha placa-mãe possui 2 sockets para esse SSD. Há alguma diferença ou preferência entre elas que afete o desempenho? 

 

O socket contornado em vermelho não tem aquele dissipador e o debaixo possui.

 

1 x M.2 Socket 3, com M key, suporta dispositivos de armazenamento no formato 2242/2260/2280 (SATA & modo PCIE 3.0 x 4)*1
1 x M.2 Socket 3, com M key, suporta dispositivos de armazenamento no formato 2242/2260/2280/22110 (modo PCIE 3.0 x 4)

 

 

Minha placa-mãe é uma b460m plus wifi tuf

h773jbvxv1nlgb57_setting_xxx_0_90_end_800.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ambos funcionam, mas o de cima, como indicado, pode iniciar no modo SATA se não for devidamente configurado ( se não vier como padrão).

Ambos podem operar em PCIE 3.0 e utilizar o SSD NVMe com toda sua velocidade disponível (talvez não dois ao mesmo tempo), mas eu colocaria no debaixo por ter uma dissipação melhor, e também o fator estético.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende, se o SSD vier com dissipador de calor use no slot de cima, pois neste slot o  SSD não será esquentado pela placa de vídeo como acontece no debaixo, em o SSD/dissipador fica parcialmente coberto pela placa de vídeo.

 

Se vier sem dissipador, use no debaixo e tenha o beneficio do dissipador.

 

O slot de cima compartilha conexão com o SATA6, mas somente no caso de usar um SSD NVMe SATA, o que não tem razão para fazer, já que PCI é mais rápido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Resolvi o problema, vou deixar a solução aqui pra quem precisar no futuro.

 

Depois de ter atualizado a BIOS e o firmware do NVMe M.2, ainda assim não estava reconhecendo o x4 apenas x2. Só resolveu o problema quando desliguei o pc e o tirei da energia, além disso removi o NVMe e o inseri novamente. Após esses passos ele começou a reconhecer o x4 novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!