Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Se eu pintasse as aletas do meu air cooler preto de branco a eficiência dele iria diminuír? Ele é pintado de fabrica de preto

Existe alguma tinta indicada pra isso?

Postado
19 minutos atrás, fontes.zs disse:

Se eu pintasse as aletas do meu air cooler preto

Como entendo que irá pintar por cima da pintura anterior, vai sim interferir, principalmente porque o material que dá a côr preta atual deve ser uma tinta especialmente feita e testada para dar pouca resistência á transmissão de calor entre as aletas e o ar. A nova camada irá funcionar provávelmente como "isolante" á transmissão.

PS: só para contextualizar: o que tira calor das aletas(e consequentemente do fluido refrigerante dentro dos tubos) é a passagem do ar fresco, que por sua vez deve ser retirado de dentro do gabinete, é a chamada transmissão de calor e massa.

Postado

Pelo fato de pintar não, mas tem que pintar sem deixar tinta entrar internamente e no rolamento, e pintar o mais uniforme possível, pois se acumular mais tinta numa pá vai ficar desbalanceado, vibrar e o rolamento "vai pro" saco rapidinho. Ou seja, não é boa ideia.

Mas se quiser fazer lixe o plástico com uma lixa d'água (para ferro) fina para tirar aquele brilho e permitir que a tinta aderir mais fácil.

Depois pinte com tinta esmalte em spray, em várias camadas, primeiro uma fina para criar base - não tente cobrir de uma vez, pois vai escorrer; espere secar, depois outra camada, e vai repetindo até ver que cobrir bem. Se precisar corrija imperfeições com uma lixa d'água bem fina. Pintar com a cor branca é PITA.

Eu já pintei partes plástica de gabinete, mas usei um selador para plástico antes da tinta, o problema é que no fan não conseguira aplicar o selador de forma uniforme, de forma a não desbalancear.

Outro porém é que final poderá ter gasto mais do custa um cooler, e com chance de não ficar bom, principalmente se não tiver experiência prévia.

Neste vídeo o cara pintou, mas desmontando o fan para empapelar:

Postado

Sim, se pintar perde um pouco de eficiência.

Melhor do que pintar, seria remover toda a pintura, que tende a reduzir a troca térmica com o ambiente.

Se for de alumínio, nem necessita de pintura.

• Solução
Postado

LOL, entendi que queria pintar os fans.

O JayTwoCents testou pintando um dissipador que era alumínio de preto, a temperatura aumentou ~3 graus.

No dissipador que já vem preto não é usado processo de pintura spray convencional, mas o pigmento de cor é incorporado na camada de proteção (contra corrosão) criada por meio de processo químico e elétrico chamado anodização.

O Hardware For Games pintou o dissipador de preto e de branco - usou tintas da Rust'oleo, que bem melhor que a Colorgin de spray, e o aumento de temperatura foi menor, em torno de 1 grau na cor preta e 2 graus na cor branca.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...