Ir ao conteúdo

i3 i5 i7 i9 ( todos de 4.0ghz ) são iguais no final da conta ( resultado )?

Ir à solução Resolvido por kleber_07,

Posts recomendados

Postado

ola

estou me preparando para montar um pc novo, e estou me deparando nas pesquisas com o seguinte lema

falam que quanto maior o clock ( GHz ) melhor sera o resultado ( desempenho em jogos )

então pesquisando me deparei com processadores i3 i5 i7 e todos com o clock base em 4ghz

porém , por um ser mais antigo que o outro, eles teriam grande diferença ?

um Intel Core i7-7700K i7 4.2 GHz , seria muito superior a um i5 de tambem 4.0 GHz? ( tipo quantos % a mais ) ?

Postado

@kleber_07 Não deve-se analisar apenas o clock do processador, deve-se analisar o poder do single thread, a quantidade de núcleos e threads do processador.

Um processador com clock 3.2ghz, mas com 6 núcleos e 12 threads PODE SER superior a um processador com 4.0 GHz de clock e 4 núcleos e 8 threads.

Respondendo sua pergunta, sim, há uma grande diferença entre processador novos e antigos, principalmente a partir da décima geração intel.

--Um i3 10100f, por exemplo, é superior ou equivalente em alguns cenários à esse i7 7700, observe que o i3 é um processador de entrada enquanto o i7 é um processador high-end.

--Outra exemplo que talvez faça um nó no seu raciocínio, é o poderoso i3 12100f. Apesar de ter apenas 4 núcleos e 8threads, com clock base de 4.3ghz, é simplesmente um monstro em desempenho, possui o single thread fortíssimo, brigando com processador de "pratelheiras acima", sendo superior ao i5 10400f, i5 11400f e até mesmo ao Ryzen 5 5600 "EM JOGOS", todos os 3 processador com 6 núcleos e 12 threads com 4.0+GHz de clock.

• Curtir 1
Postado

enrolou um pouco sim, mas acho que consegui entender

o desempenho não é relacionado a GHz ou quantidade de núcleos ou threds

e todo um conjunto em sua construção correto ?

eu pensava que teria que comprar aqueles i9 de quase 5ghz para ter o melhor desempenho, mas pelo visto não !

Postado

@kleber_07 Resumindo, deve-se Analisar principalmente o Clock, Quantidade de Núcleos e Threads, poder de single thread.

Obviamente nenhum i3, i5 e i7 de mesma geração vai bater num i9...

Mas também há algumas grandes diferenças entre as gerações... Como comentei, um i3 10100f é superior a um i7 7700.

Quais processadores tem em mente?

• Curtir 1
Postado

então, eu não sabia ao certo, ae iria comprar um Intel Core i7-7700K i7 4.2 GHz

porém quando fui procurar placa-mãe, me deparei apenas com as

PRIME H310M-E R2.0/BR

TUF H310M-PLUS GAMING/BR

porém, em suas especificações no site da ASUS, não mostra suporte a este processador, então já pensei que não funcionaria

( obs: uma duvida, no fato do processador não consta na lista de processadores não suportado, significa que ele nem liga? ou o que seria ? )

agora voltei ao zero e estou pesquisando algo bom/otimo e com preço razoável

cheguei a ver placa-mãe para esse i7 7700k de mais de 2mil reais.. se e louco..

pelo que andei vendo por aqui no brasil e no ali-x-pres-s , esses processadores ( i3 i5 i7) tem preço razoavel /bom

e que tambem a placa-mãe tenha NVMe nativo apenas

o f... e que tem muitos videos na net de gente falando bem desse i3 e o i5  e tambem do i7  rs

ae complica..rs

Postado

@kleber_07 Primeiramente, é bem capaz que esse i7 sofra com Thermal Throttling nessas placas-mãe citadas (O Circuito VRM da placa limitará o desempenho do processador por exceder os limites de temperatura e potência).

Tomando em conta o preço, é muito mais jogo comprar um i3 12100f, com uma boa h610.

Postado

a unica placa-mãe com preço legal que achei e a

Placa-Mãe ASUS Prime H610M-E D4, Intel LGA 1700, mATX, DDR4 na kabum por 680, o preço esta razoavel

e por falta de 1 , essa tem 2 slot NVMe 🤗  show !!!

sabe me dizer se ela e uma boa placa?

agora quanto aos processadores existem varios i3 1100 , 1200 etc

quanto maior a numeração e melhor um pouco? ou tem algum bem especifico que supera os outros ?

obs: a placa de vídeo,sera uma rx6600 8gb

Postado

@kleber_07 O chipset h610 é compatível com décima segunda geração (i3 12100f no caso). Quanto a placa-mãe citada, é boa.

Os  i3's na verdade terminam sempre em 100.

Observe a numeração do i3 10100f por exemplo:

O 10 sinaliza a geração, no caso décima.

O i3 12100f, por exemplo:

O 12 é a sua geração...

Levando em conta isso, basicamente quanto maior a geração, melhor.

Postado

tem varios aqui na lista https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark.html#@PanelLabel122139

quais seriam então os melhores ?

obs: que exista aqui no brasil e no ali-x-pre-s  rs

16 minutos atrás, kleber_07 disse:

tem varios aqui na lista https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark.html#@PanelLabel122139

quais seriam então os melhores ?

obs: que exista aqui no brasil e no ali-x-pre-s  rs

aqui no brasil so tem esse i3 12100f

esta no preço bom, 600 e pouco !!

🤔

Postado
9 horas atrás, kleber_07 disse:

... a unica placa-mãe com preço legal que achei e a placa-Mãe ASUS Prime H610M-E D4, Intel LGA 1700, mATX, DDR4 na kabum por 680, o preço esta razoavele por falta de 1 , essa tem 2 slot NVMe 🤗  show !!!

Ainda se acha a Gigabyte H610M H por R$ 559,00.

Inclusive esse modelo tem as seis portas USB no painel traseiro - o que é padrão em placas de entrada. Na ASUS Prime H610M-E resolveram "economizar" e colocaram só quatro.

Postado
6 horas atrás, Diego Both disse:

@kleber_07  A vantagem de você ter um processador "K" com uma placa-mãe "Z" é você poder subir o clock em todos os núcleos ao mesmo tempo.

Meu i7-7700k trabalhava em 5.2Ghz em todos os núcleos ao mesmo tempo.

eu pensei nele tambem, o problema e que as placa-mãe sao um absurdo de cara e difícil de achar ainda ,

eu so achei disponivel a placa-mãe ASUS TUF H310M-Plus Gaming, Chipset H310, Intel LGA 1151, mATX, DDR4, 90MB0Y50-C1BAY0

e pelo manual dela, o processador não aparece em sua lista de compatível, ae complica

Postado

@kleber_07 Para a décima segunda geração, apenas as h610, b660 e z690, LGA 1700.

Não se esqueça, não se mistura processador high-end em placa básica. 

-H610 - Indicada para processadores simples, i3 e i5 no máximo. (Se pretende up para i7, não pegue ela).

-B660 - Indicada para processador intermediários, i5 e i7 no máximo, algumas aguentam i9 mas não é indicado.

-Z690 - Indicada para qualquer tipo tipo de processador do LGA, em especial, os high-end's.

Postado

eu acho que eu vou de

Placa-Mãe ASUS Prime H610M-E D4, Intel LGA 1700, mATX, DDR4 na kabum por 680,

core i3 12100f por 600 reais

RTX 6600 8gb

parece que é o melhor custo beneficio hoje no mercado

• Curtir 1
Postado

@kleber_07 Apenas trocaria o modelo da placa de vídeo, pegaria uma 2060 mesmo sendo um pouco inferior ou 2060 super.

Uso placas da AMD a mais de 10 anos, não vale a pena o tempo e o estresse procurando por um driver estável que não dê problemas para a rx 6600, essa série 6000 da AMD talvez é a mais problemática já feita, travamentos e quedas absurdas de frames em jogos dx11(CSGO, Fortnite, Pub-g, LoL...)

Postado
4 horas atrás, kleber_07 disse:
Citação

i7-7700k trabalhava em 5.2Ghz 

.... eu pensei nele tambem,

Esqueça estas velharias caras da Intel, não interessa se é "i7", um i3-12100F tem o mesmo desempenho.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...