Ir ao conteúdo

Gabinete TGT Tracer é bom?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Galera, estou prestes a comprar esse gabinete e só queria confirmar se ele é bom, considerando que não entendo nada sobre gabinetes.

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-tgt-tracer-RGB-mid-tower-lateral-acrilico-com-3-fans-preto-tgt-trc-rgb01

Hardware que irei utilizar:

i5 10400F

3060 ti

XPG Pylon 550w

4x8gb (32gb) 2666MHZ

B460-M Plus

SSD 240gb gammix

SATA 2 tb

Postado

Se gosta do visual... OK

Os ponto negativos são a abertura do espelho da placa-mãe vai até o topo, isso limita o espaço entre a placa-mãe e o topo, o que pode fazer com fan instalada no topo "conflite" com memórias de perfil alto, CPU cooler.

A entrada de ar frontal é melhor do que nada, mas é meio limitada, e o suporte para fans é limitado a fans (já vem com 3).

• Curtir 1
Postado

@1lokos Mas de que forma a fan pode conflitar com o resto do hardware? E qualquer coisa eu posso remover essa fan traseira, pois está extremamente difícil achar outro gabinete de acrílico que já venha com fans.

Postado

Não é o fan traseiro, é o que vai colocado no topo.

Veja um caso no gabinete Hexer, de tamanho similar ao TGT.

O cara comprou dois fans de 120mm para colocar no topo, mas a altura dos módulos de memórias e o cooler dual fan só permitiram a instalação de um fan no topo, influenciou também o layout da placa-mãe.

Pode ter sido um um caso incomum de combinação de itens específicos, mas a possibilidade existe.

Acontece que neste gabinete a placa-mãe até fica bem perto do topo, em outros modelos tem uns 2cm de espaço livre.

1070017026_Fanconflito.jpg.5853cad1c70d7bc200dc6fa01c92299e.jpg

Já vi gente que comprou o gabinete "XYZ" reclamando porque queria coloca os fans do WC - instalado no painel frontal; na frente do radiador mas o modelo só permite colocar por dentro, faltou ler as especificações, analisar as imagens antes de comprar o gabinete.

Citação

..está extremamente difícil achar outro gabinete de acrílico que já venha com fans.

Mas porque você quer gabinete com acrílico?

Esse material risca fácil, pode trincar, amarelar com o tempo se tomar luz solar direta.

Acrílico só é usado em gabinetes baratos, para reduzir o custo de fabricação, sendo indicativo de baixa qualidade geral do gabinete.

• Obrigado 1
Postado

@1lokos Eu escolhi o de acrílico por odiar vidro temperado. São EXTREMAMENTE fáceis de quebrar e não quero correr o risco de acabar com diversos estilhaços dentro dos componentes do meu PC (como já vi em casos do Reddit). Aparência também é um dos fatores menos relevantes pra mim. Acabei comprando esse gabinete, sugerido por um membro daqui. O que você acha dele?

Postado

Bom gabinete, com tamanho adequado, vide o espaço acima da placa-mãe, suporta VGA até 330mm e CPU Cooler de 160mm, e frente que favorece circulação de ar. 👍

Instale pelo menos 34 fans de 120mm, duas na frente, uma atrás e outra no topo.

• Obrigado 1
Postado

@1lokos 34 ia ser difícil kkkkkk. Eu comprei um pack que só vem 3, foi bom você ter tocado no assunto pois já esclarece minha dúvida: onde é melhor colocar as 3 fans? Eu tô na dúvida entre 1 na frente (ar pra dentro), 1 em cima (ar pra fora) e 1 atrás (ar pra fora), ou 2 na frente (ar pra dentro) e 1 em cima ou atrás (ar pra fora).

Postado

Se

4 horas atrás, Arteemis disse:

@1lokos 34 ia ser difícil kkkkkk. Eu comprei um pack que só vem 3, foi bom você ter tocado no assunto pois já esclarece minha dúvida: onde é melhor colocar as 3 fans? Eu tô na dúvida entre 1 na frente (ar pra dentro), 1 em cima (ar pra fora) e 1 atrás (ar pra fora), ou 2 na frente (ar pra dentro) e 1 em cima ou atrás (ar pra fora).

Seria melhor colocar duas na frente e uma atrás, pois vai ter duas fans puxando ar frio para dentro e uma se livrando do ar quente! Eu acredito que assim acaba resfriando mais do quê apenas uma pra dentro e duas pra fora!

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, Arteemis disse:

@ZzSANOzZ Mas 2 na frente e 1 em cima não é melhor, já que o ar quente tende a ir pra cima?

Depende do seu cooler do processador! Se for assim, pode usar ele atrás como exaustor para se livrar do calor melhor!

• Curtir 1
  • Solução
Postado
19 horas atrás, Arteemis disse:

@ZzSANOzZ Mas 2 na frente e 1 em cima não é melhor, já que o ar quente tende a ir pra cima?

O que interessa é manter o fluxo de ar (airflow) o mais laminar (sem perturbações) possível:

Os fans na frente empurram ar para dentro do gabinete, o fan do CPU cooler empurra o ar desse fluxo para trás, retirando calor do dissipador, então se tiver um fan na traseira empurrado o ar para fora o fluxo de ar é mantido, com o mínimo de perturbações - turbulências.

Então se tem só 3 fans, use nesta configuração, 2 na frente, um atrás.

Com mais entrada do que saída a pressão dentro do gabinete fica ligeiramente positiva - acima da pressão atmosférica, o que é preferível a ter uma pressão negativa, pois nesse caso a pressão atmosférica compensará empurrando ar para dentro por qualquer fresta, o que não será um fluxo laminar e junto com ele vai poeira em suspensão, ou seja terá mais pontos de entrada de poeira.

O "ar quente" que sobe é o ar do fluxo que é desviado para o topo do gabinete depois de passar pelo CPU Cooler,  então um fan no topo para expulsa-lo para fora é benéfico e recomendável.

Mas se não tiver o fan no topo o ar quente continua seguindo as Leis da Física, vai continuar subindo e saindo pelas frestas da grade no topo, não com a velocidade ideal, mas sai.

Trivia, foi baseado nesse princípio que os Irmãos Montgolfier fizeram o primeiro voo tripulado em um balão de ar quente em 1783. 😉 

Como um fan de 120mm ChingLing custa ~R$ 10,00 providencie um para colocar no topo do gabinete.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@1lokos Resposta magnífica. Muitíssimo obrigado!!!

@1lokosAproveitando a situação, já que é pra comprar fan, vou meter o louco e colocar toda a capacidade do gabinete, que são 8: 3 frente, 1 atrás, 2 em cima, 2 em baixo. O que você acha dessas fans aqui? A luzinha não muda muito pra mim, mas já que as 3 primeiras são RGB, então escolhi essa mais vendida que também vinha com eles.

Adicionalmente, pelo que você disse me sinto burro por ter pago R$ 110,00 nesse kit de 3 fans na terabyte kkk. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!