Ir ao conteúdo

Recomendação de placa-mãe para Ryzen 7 5800X

Ir à solução Resolvido por Otávio Furoni,

Posts recomendados

Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Essa Gigabyte B550M Aorus Elite e essa ASUS TUF Gaming B550M-Plus estão com preços bem interessantes. O modelo da ASUS parece ter mais recursos e está um pouquinho mais barato. Não precisa investir 2.5K se for pra uso normal, invista em boa refrigeração pro processador e o gabinete em geral.

Meu gabinete tem boa refrigeração e vou usar o watercooler do meu R7 1800 X. 

Postado
1 minuto atrás, Igor Henrique dos Santos disse:

Meu gabinete tem boa refrigeração e vou usar o watercooler do meu R7 1800 X. 

OK. Se ainda quiser investir alto numa boa placa-mãe, tem a X570, tem a ASRock X570 Steel Legend, conseguiria rodar até um Ryzen 9 tranquilamente. Qual a velocidade das memórias RAM que você tem atualmente?

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
agora, Igor Henrique dos Santos disse:

3200 MHz

Então está tudo legal. Considere que na próxima geração vai ter que trocar tudo, porque no fim do ano pro ano que vem já devem começar a sair processadores com suporte a DDR5, aí vem junto mudança de soquete e de placa-mãe. Mas com essa configuração aí vai ficar tranquilo por vários anos mudando só placa de vídeo e talvez adicionando mais RAM antes de precisar trocar o processador de novo.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • 1 ano depois...
Postado

Siga a regra, processador caro requer placa-mãe cara. 😉 

A Gigabyte B450M DS3H tem VRM de 6 fases (4+1+1), capaz de 75 amperes. É OK para Ryzen 5600 em stock e seus "primos" G.

O Ryzen 5800X tem TDP de 105w em uso intenso chega a 206w e corrente próxima dos ~100 amperes, o que vai estressar o VRM da placa-mãe, altas temperaturas, thermal throttling.

No caso de querer "economizar" é mais lógico trocar o 5800X pelo 5700X, é o mesmo CPU com 100 MHz a menos de clock base e 400mhz no Turbo e TDP reduzido para 65w, a diferença de performance entre eles é minima, abaixo de 5%. Os ~R$ 370,00 a menos (preços das lojas locais) ajudam na compra de placa-mãe melhor, ou VGA melhor.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!