Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogos fechando sozinhos e instabilidade de sistema


Ir à solução Resolvido por Lima3662,

Posts recomendados

Eai pessoal tudo bem? 

Eu estou passando por um problema muito chato e queria a opinião e visão de vocês a respeito disso.

Primeiro quero começar apresentando pra vocês o meu setup.

Eu tenho:

B450 aorus m

Ryzen 5 5600

16 Gb ram 2666 cl 16

126Gb de SSD NVMe e 1Tb HD sata

1060 da msi
Fonte 550W 80plus EVGA

 

Tudo começou cerca de algumas semanas atrás. Quando simplesmente do nada os jogos começaram a fechar sozinhos, e apresentar mensagens de erros de driver de vídeo e relacionados. Num primeiro momento eu fiz uma reinstalação limpa dos drivers e o problema persistiu. Passei então pro processo de formatação do SSD do sistema. E novamente o problema persistiu. Eu resolvi formatar os dois discos, tanto SSD quanto HD só por desencargo de consciência, mas o problema persistiu. Instalei o windows 11, 10 home e 10 pro e nada. Desmontei o pc, limpei os contatos das memórias, a gpu e o contato pci e o problema ainda persistiu.

Vale mencionar que ela não apresenta problemas devido a aquecimento pois nos testes ela não passa de 70 de graus, e mesmo jogos leves apresentam problemas. Outro detalhe curioso sobre o problema é que eu coloquei a placa pra rodar FURMARK e ela não apresentou problemas. Ja tentei rodar o sistema com somente um modolo de memória, e fazer undervolt. Até agora não obtive sucesso. Um detalhe importante sobre essa historia é que a 1060 é uma placa do ali, então provavelmente isso pode ser só ela morrendo mesmo. Mas ainda sim eu quero a opinião de vocês sobre. Pois eu ja tentei tudo aquilo que eu sei e que a internet tem sobre esse tipo de problema. Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Solução

Se algum dia alguém passar por problemas parecidos; a solução que funcionou pra mim, por incrível que pareça, foi subir a frequência da memória e descer o cl. Por algum motivo bizarro, os games não funcionam com a memória no xmp padrão delas com esse processador. Estavam a 2666 cl 16, subi pra 3200 cl 18. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!