Ir ao conteúdo

Qual placa escolher GeForce GTX 3060TI ou GTX 3070???

Ir à solução Resolvido por TheDemonLena,

Posts recomendados

Postado

Estou pensando em troca minha placa de vídeo,  entre a 3060ti e a 3070 (3070TI não da por que minha fonte é de 700w e não penso em troca-la por agora). 

Meu pc atualmente:

-placa-mãe -> a520 aorus elite

-Processador -> Ryzen 5 5600x

-Placa de vídeo -> GTX 1050ti 4gb

-Fonte -> Superframe 700w 

-memórias -> 1x8Gb hypex (2666) e 1x8GB Balística (2444)

Minhas memórias pretendo troca por 2x8 da Asgard (3200 ou 3600) na AlieExpress.

Uso o pc para jogos e trabalho (Programação).

Postado

Atualmente as configurações do meu pc são:

- placa-mãe -> a520 aorus elite

- Processador -> Ryzen 5 5600x

- Placa de vídeo -> 1050ti 4GB

- Fonte -> Superframe 700w

- memória -> 2x8 hyperx (2444hz)

Sei que minha placa-mãe tem entrada PCI 3.0 e as placa de vídeo são PCI 4.0, a perda de desempenho é grande? A diferença de preço também justifica o ganho de fps entre as duas? Até qual valor compensa pagar nelas?

• Membro VIP
Postado

@UnderTaker01

Em jogos, essas placas não possuem perdas consideráveis em pci-e 3.0. Considerando a diferença de 700 reais, vai depender do título que mais jogar. Pode ser que a diferença de FPS compense, ou não. Veja os vídeos. O primeiro é do pci-e e o segundo é a comparação.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, UnderTaker01 disse:

Sei que minha placa-mãe tem entrada PCI 3.0 e as placa de vídeo são PCI 4.0, a perda de desempenho é grande? 

Não, a diferença devido a versão do PCI - nos jogos em que ocorre, é pequena - 1, 2 FPS; mesmo com as novas RTX4090.

Essa pequena diferença não é motivo para comprar outra placa-mãe, em especial para soquete "morto" - o AMD4.

O único cenário em que é importante ter PCIe 4.0 é se for usar as "capadas" AMD RX 6400, ou RX 6500XT, neste caso a perda de desempenho pode chegar até a 30%.

• Curtir 2
Postado

No geral, a 3070 é uma placa ligeiramente melhor que a 3060 ti, cerca de 10%. A questão aqui é o seu Ryzen 5 5600x. Em muitos jogos na resolução 1080p (1920x1080) ele não consegue fazer a 3070 entregar todo o seu potencial, ficando limitada a casa de 85 a 95% de uso na maioria das vezes, porém, em alguns jogos ele consegue sim fazê-la entregar 100%.

Como a 3060 ti é um pouco inferior, é mais fácil para o 5600x entregar toda a sua performance. Assim, fica a sua escolha: investir mais em uma 3070 para ter mais desempenho em alguns jogos, ou economizar um pouco mais e pegar a 3060 ti. Minha sugestão? Tire a sua própria conclusão pesquisando no YouTube benchmarks do 5600x pareado com cada uma das placas.

Sobre o PCI 3.0, é o que foi dito pelo @Math.Pi, a diferença de performance ao encaixar o 3.0 no 4.0 é irrelevante, como foi dito por KairanD nesse post.

• Curtir 2
Postado

@Math.Pi Já vi pela internet e já escutei também que por ser TI a 3060 é superior em quesito de vida útil e tecnologia, é verdade ou não tem nada a ver? 

Caso não for, vou esperar a BF para ver se a 3070 abaixa o preço. Outra pergunta minha fonte suporta ambas placa?

@Arteemis Gostaria mesmo era da 3070ti, mais minha fonte não é recomendada. Vou esperar a BF e ver como vai ficar os preço das duas. Obrigado!!

• Curtir 1
Postado

@UnderTaker01 Sim, essa fonte não aparece em nenhuma tier list de PSUs, ou seja, certamente possui peças de má qualidade, não podendo ser recomendada em hipótese alguma para um setup desse patamar. Sobre a 3070 ti, como eu disse, sugiro que veja benchmarks no YouTube para ver se compensa. Ela é ainda mais poderosa que a 3070, que já apresentava gargalo em diversos jogos.

• Curtir 1
Postado

@UnderTaker01 Na verdade, o gargalo é de você ter uma placa que pode entregar 120 FPS em X jogo, mas acaba por entregar somente 90 pelo fato do processador não permitir mais que isso. O que isso significa? Que você vai estar utilizando uma 3070 ti que você pagou 5k e vai estar obtendo o mesmo desempenho de uma 3060 ti, que custa 3k. Isso não vai acontecer em todos os jogos, mas sim na maioria.

Porém, isso que estou dizendo é para a resolução 1080p. Se você joga em 1440p ou 4k o CPU não vai ser problema e você vai conseguir extrair tudo da placa.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, UnderTaker01 disse:

@Math.Pi Já vi pela internet e já escutei também que por ser TI a 3060 é superior em quesito de vida útil e tecnologia, é verdade ou não tem nada a ver? 

Caso não for, vou esperar a BF para ver se a 3070 abaixa o preço. Outra pergunta minha fonte suporta ambas placa?

Que eu saiba, a versão Ti é a versão do chip com mais clock e mais cudas. Sobre vida útil, nunca li nada a respeito.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...