Ir ao conteúdo

Upgrade de processador AMD Ryzen e placa-mãe AMD

Ir à solução Resolvido por SANO,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal!

Atualmente tenho:

Ryzen 5 2600

B450 PRO-VDH

16GB RAM 2400 MHz

GTX 1070TI MSI - TITANIUM

CORSAIR CX550w 

Gostaria da ajuda de vocês para montar 2 composições para dar uma orçada nos preços, sendo uma usando o Max cap da minha placa-mãe e um custo/benefício (?).

Pretendo manter a placa-mãe, Fonte e GPU. Caso necessário posso dar upgrade de BIOS, vejo tutorial de como fazer, isso não seria problema.

Outra dúvida é se ainda compensa dar upgrade de processador amarrado a essa placa-mãe? Eu uso esse PC apenas para jogos, principalmente jogos de FPS.

Postado

Se puder vai de Ryzen 5 5600x!

PROMOÇÂO NA TERABYTE:😁

Ryzen 5 5600 (1.447,05)

Ryzen 5 5600x (1.482,24)

Preços à prazo! A vista é 200 reais a menos!

Postado
12 minutos atrás, ZzSANOzZ disse:

Ryzen 5 5600 (1.447,05)

Ryzen 5 5600x (1.482,24)

Opa! Obrigado por responder.

Por qual motivo você recomenda esse processador? Eu olhei o comparativo dele em relação ao que já tenho e a maior delas foi ser 1.69x melhor no Passmark.

• Membro VIP
Postado

@randomguy Você pode ver um Ryzen 5 5600X se o foco for jogos. Se o foco for durabilidade e multitask, opte por um Ryzen 7.

E tem diferença sim. E a diferença pode passar de 100%:

22 minutos atrás, ZzSANOzZ disse:

Ryzen 5 5600 (1.447,05)

Ryzen 5 5600x (1.482,24)

Corrigindo:

Ryzen 5 5600 - 999 à vista e 1.176,46 a prazo.

Postado
9 minutos atrás, Math.Pi disse:

@randomguy Você pode ver um Ryzen 5 5600X se o foco for jogos. Se o foco for durabilidade e multitask, opte por um Ryzen 7.

E tem diferença sim. E a diferença pode passar de 100%:

Corrigindo:

Ryzen 5 5600 - 999 à vista e 1.176,46 a prazo.

Obrigado pela resposta!

Eu uso para jogos mas queria que ele tivesse uma maior durabilidade também, quero poder rodar bem os games lançados pelos próximos 2, 3 anos, pelo menos.

Caso eu queira dar o upgrade máximo que minha placa-mãe suporta, digamos que eu pegue um Ryzen 7 mid-end, ela de alguma forma gera gargalo no processador? Lembro de ouvir falar algo do tipo, 4 anos atrás quando montei o PC, que pra um processador top, é necessário uma placa-mãe top.

• Solução
Postado
24 minutos atrás, randomguy disse:

Opa! Obrigado por responder.

Por qual motivo você recomenda esse processador? Eu olhei o comparativo dele em relação ao que já tenho e a maior delas foi ser 1.69x melhor no Passmark.

Além de ser um processador custo-benefício da linha "X", ele suportaria sua placa-mãe com uma atualização de BIOS e futuras atualizações como da própria placa-mãe, memória e placa de vídeo! Uso esse processador a pouco tempo mas até hj nunca me deixou na mão com jogo nenhum!

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/AMD-Ryzen-5-5600X-vs-AMD-Ryzen-5-2600/4084vs3955 Diferenças um pouco grande, acredito que vale a troca! +57% FPS no CS:GO

Postado
2 horas atrás, ZzSANOzZ disse:

Além de ser um processador custo-benefício da linha "X", ele suportaria sua placa-mãe com uma atualização de BIOS e futuras atualizações como da própria placa-mãe, memória e placa de vídeo! Uso esse processador a pouco tempo mas até hj nunca me deixou na mão com jogo nenhum!

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/AMD-Ryzen-5-5600X-vs-AMD-Ryzen-5-2600/4084vs3955 Diferenças um pouco grande, acredito que vale a troca! +57% FPS no CS:GO

Interessante, acho que vou de Ryzen 5 5600x mesmo. Esse processador tem algum problema com memórias de baixa frequência, tipo a minha de 2400 MHz?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, randomguy disse:

quero poder rodar bem os games lançados pelos próximos 2, 3 anos, pelo menos.

Isso você já faz com seu Ryzen 2600, que foi lançado em 2018. Quatro anos com ele, né. Então já tem experiência.

Postado
5 minutos atrás, Math.Pi disse:

Isso você já faz com seu Ryzen 2600, que foi lançado em 2018. Quatro anos com ele, né. Então já tem experiência.

É que eu estou meio por fora dos processadores da atualidade, se eu pegasse o Ryzen 7, teria maior durabilidade para gaming que o Ryzen 5 5600x? 

• Membro VIP
Postado

@randomguy Hoje, o Ryzen 5 2600 é quase a mesma coisa que o Ryzen 7 2700. Os 2 tomam banho dos modelos mais novos em jogos. Os processadores mais novos ganham em ipc. A não ser que a quantidade de núcleos importe, tanto faz pegar Ryzen 5 ou Ryzen 7.

Postado
9 horas atrás, Math.Pi disse:

Os processadores mais novos ganham em ipc. A não ser que a quantidade de núcleos importe, tanto faz pegar Ryzen 5 ou Ryzen 7.

Quando tu disse Ryzen 7, achei que se referia a um R7 5800X.

Mas acho que já tomei minha decisão de ir de R5 5600X, e acho que ele não vem com cooler acompanhado, certo? Consigo usar o Cooler padrão do Ryzen 5 2600 nele sem ter problemas de temperatura elevada?

@ZzSANOzZ Qual cooler você usa?

Postado

Aproveitando o tópico, estou querendo na Blackfriday trocar a placa de vídeo também, vai depender dos preços, mas quero pegar uma RTX 3070 ou uma RTX 3060 Ti, sendo assim a configuração final será:

Ryzen 5 5600X

16 gb 2400 MHz

B450 Pro-Vdh

3070 ou 3060 Tí

NVMe 500gb + SSD sata 500gb

Fonte Corsair CX 550 

Sabem me dizer se essa fonte suporta a 3070? Pelos meus cálculos essa composição acima vai consumir 400 Watts, mas não sei se fiz os cálculos corretos.

• Membro VIP
Postado

@randomguy Pra essas placas, indico uma fonte melhor. Não por causa do consumo médio, mas por causa dos picos de consumo das RTX. Ao menos uma fonte 600-650W Gold, dependendo da placa que escolher. Pode ser uma XPG Core Reactor, Seasonic Core ou similares.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!