Ir ao conteúdo

Placa-mãe ASUS P8H61-M LE: existem substitutos para o componente A09N03N?

Ir à solução Resolvido por Andreas Karl,

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente minha placa-mãe (modelo ASUS P8H61-M LE) veio a parar de funcionar por conta da baixa qualidade de minha fonte de alimentação, fiz alguns testes na placa para identificar onde estaria o defeito, e descobri que o componente PQ01 da placa-mãe estava em curto, impossibilitando que a mesma ligasse, o componente PQ01 é um mosfet A09N03N (segue o link do datasheet: https://pdf1.alldatasheet.com/pdfjsview/web/viewer.html?file=//pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/1259603/VBSEMI/A09N03N/+02W9J37XTCyGOl+GBGUYDZ+/datasheet.pdf#page=1&zoom=90,-222,800), porém, em minhas persistentes e duradouras buscas para encontrar um desses componentes para vender aqui no brasil, nunca encontrei nenhum que não fosse importado pelo aliexpress ou shopee, o que faz o preço subir muito, assim como aumenta o tempo de entrega.
Por conta disso, venho perguntar se não há nenhum outro componente que tenha chances de funcionar na minha placa-mãe, sem que seja importado

infelizmente não

desde já, obrigado

Postado

Em geral os Mosfets nas placas mãe tem a função de serem usados como chaveadores em conversores DC - DC mais do tipo buck (step down) e eventualmente tipo boost (step up) para gerar tensões diferentes  das fornecidas pela fonte, +12 ,+5 e +3,3 V.  Há uns 3, 4 anos eu comprei algumas  placas mãe de sucata pra usar os conectores, tomadas USB, jacks etc. Me lembro que pesquisei os Datasheets dos mosfets de uma delas e me chamou a atenção por terem um  de VGS(th)  ( a tensão de disparo entre o gate e o source) em torno de 2 volts,  bem mais baixo que dos outros mosfets, que fica em torno de 4 volts o que os tornaria viáveis para usar em projetos onde a tensão disponível fosse baixa como circuitos alimentados por pilhas e baterias.  Não vou lembrar o código deles mas tinham características bem semelhantes ao que você citou, alem do VGS(th) baixo eram de canal N e uma tensão de trabalho VDS ainda mais baixa que os 30 V do seu, 20 volts. São tensão de trabalho bem mais baixas que as dos mosfets mais comuns do mercado que chegam a centenas de volts e provavelmente por isso que o VGS(th) é proporcionalmente mais baixo. Eu acredito que não são componentes críticos, chaveiam indutores recebendo no gate um sinal PWM de um CI que monitora a tensão de saída do conversor em questão. Portanto mosfets retirados de outras placas mãe com tensão e corrente similar ao A09N03N devem funcionar. Espero que o defeito da sua placa se limite apenas ao mosfet. Boa sorte.

• Solução
Postado
3 horas atrás, Andreas Karl disse:

Em geral os Mosfets nas placas mãe tem a função de serem usados como chaveadores em conversores DC - DC mais do tipo buck (step down) e eventualmente tipo boost (step up) para gerar tensões diferentes  das fornecidas pela fonte, +12 ,+5 e +3,3 V.

image.thumb.png.546dd2ee291d026d5b911f3a5647390b.png

Pela imagem a placa tem 6 circuitos buck síncronos que funcionam com 2 mosfets:

image.png.9f9df39aa9f47a12ee72128a9e6cfa2e.pngApenas o com seta verde aparenta ter um mosfet a mais, um deve ter outra função.

Este e os outros com seta vermelha devem ter a função de abaixar a tensão e aumentar a corrente dos 12 volts do conector de 4 pinos para aproximadamente 1,35 volts e vários amperes para o processador. O com seta amarela deve fornecer 1,5 volts para as memórias. O processador tem varios pinos de alimentação para dividir a corrente de funcionamento que no total estaria em torno de 30 amperes. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...