Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Montei meu PC recentemente e comecei a prestar mais atenção a questão de temperaturas do hardware - notei que meu CPU, em IDLE (com no max 2-3% de uso) fica por volta de 45 graus. As vezes atinge 47. Seria essa temperatura normal?

Tenho um AIO Lian Li 240mm instalado para a refrigeração dele. Lembrando que o PC não tem nem 1 mês direito de montado (coloquei pasta térmica e removi o adesivo plastico do Watercooler na instalação). placa-mãe é uma ASUS TUF b550m Plus. Gabinete montech air lite 1000 - 3 fans na frentes puxando pra dentro, 2 fans do radiador puxando pra fora e 1 fan atras tb puxando pra fora. Uso o gabinete sem a frente (apenas o filtro de pó) - para melhorar a passagem do ar.

Moro no Vale do Paraiba - acho um detalhe importante, PC não fica em quarto refrigerado, fluxo de ar normal no ambiente. Aqui é relativamente quente na maioria do tempo (uns 30 graus).

Obrigado!

Postado

@DSO64 Boa tarde!!

Esta em temperatura normal pra dias quentes creio eu, os Ryzen sendo esquentadinhos como são e estando nessa temperatura, só tem que analisar durante o uso. Jogue algum jogo que use mais dele e verifique até qual temperatura vai, chegar a 80 já é preocupante

Montei um PC com um Ryzen 5 5600 e usei o Cooler Box nele, atingiu 80°C em uso de 17%

Já o meu PC sendo um Xeon com Aircooler e a 30% de uso não passa de 60°C em dias quentes, normalmente mantém uns 50°C a 45°C (só dei esse exemplo pois os Ryzen são quentinhos mesmo)

Outra temperatura boa pra um gabinete que não é tão aberto assim.

Sobre seu AIO Lian Li 240mm não posso dizer muito pois não entendo bem de Water Coolers. Espero ter ajudado!!

• Obrigado 1
Postado
5 minutos atrás, Isadora Anastacio disse:

Montei um PC com um Ryzen 5 5600 e usei o Cooler Box nele, atingiu 80°C em uso de 17%

Definitivamente tem algo errado aí. Essa é a temperatura que o 5600x (que é um 5600 com overclock) pega rodando Cinebench, que leva o processador a 100%. Com 20% de uso, era pra temperatura estar rondando uns 60, no máximo com alguns picos muito rápidos a 70.

Postado

@Shaman93 no tópico em que abri, me informaram que era por conta do Cooler Box, tanto que a placa de vídeo 3060 se manteve a 40°C com 30% de uso

Se não for isso pode ser o que ? Pasta térmica ou posição incorreta ? 

É tão difícil encaixar o Cooler Box errado kkkkkkkk

Postado
14 minutos atrás, Isadora Anastacio disse:

@Shaman93 no tópico em que abri, me informaram que era por conta do Cooler Box, tanto que a placa de vídeo 3060 se manteve a 40°C com 30% de uso

Se não for isso pode ser o que ? Pasta térmica ou posição incorreta ? 

É tão difícil encaixar o Cooler Box errado kkkkkkkk

Pode ser o cooler parafusado incorretamente (verifique se os parafusos estão 100% apertados, exige uma forcinha mas cuidado pra chave não escapar na placa-mãe), configurado incorretamente (veja como está a velocidade de rotação dele, se está subindo conforme o esperado com o aumento de temperatura) ou mesmo a própria placa-mãe setando valores de tensão muito altos. Tem que dar uma olhada.

Postado

@Shaman93

12 minutos atrás, Shaman93 disse:

Pode ser o cooler parafusado incorretamente

Olha, pode ser isso... Ele deve estar apertado até o limite ? Não apertei ele todo, somente deixei bem preso mas ainda consigo girar os parafusos, fiquei com medo de danificar o processador sinceramente.

13 minutos atrás, Shaman93 disse:

configurado incorretamente (veja como está a velocidade de rotação dele, se está subindo conforme o esperado com o aumento de temperatura) ou mesmo a própria placa-mãe setando valores de tensão muito altos

Sobre isso, não sei exatamente como deveria realizar

Postado
1 minuto atrás, Isadora Anastacio disse:

Olha, pode ser isso... Ele deve estar apertado até o limite ? Não apertei ele todo, somente deixei bem preso mas ainda consigo girar os parafusos, fiquei com medo de danificar o processador sinceramente.

Até o limite. O nível de pressão, considerando as molas e o aperto total, já é dimensionado pra ser o ideal.

1 minuto atrás, Isadora Anastacio disse:

Sobre isso, não sei exatamente como deveria realizar

Depende da placa-mãe, tem que dar uma olhada na BIOS. Algumas tem opções tipo 'silent' e 'full speed', algumas permitem setar uma curva temperatura-velocidade com alguns pontos. Mas geralmente as configurações padrão já são mais ou menos ajustadas considerando o cooler stock, talvez só de terminar de apertar o cooler já não precise nem mexer nisso.

Postado
7 minutos atrás, Shaman93 disse:

Até o limite.

Nossa então é isso mesmo... Obrigada pela ajuda, vou fazer esse reajuste e parabéns pelo conhecimento que possui kkkk

Espero chegar a isso um dia (apesar de nem trabalhar na área) Bom fim de semana!!

• Curtir 1
Postado

@DSO64 Ao meu ver tudo normal aí, WC não funciona como um resfriador que vai fazer seu processador ficar gelado.. A principal função do WC é segurar a temperatura para não subir muito além quando exigido em 100% ou próximo, mas isso não significa que só por estar com 2-3% de uso o CPU vai ficar frio [20ºc por exemplo.. isso não acontece.]  

Ao considerar sua temperatura ambiente que também influencia muito, explica perfeitamente a temperatura do CPU.  Aqui nas regiões Sul quando está mais ameno algo em torno dos 15ºc por exemplo as temperaturas do WC tende a ser mais eficiente tendo em vista que o liquido já está em contado com o ar gelado o que torna a troca de calor deveras mais eficiente.

De praxe as temperaturas mesmo com WC sempre vão ficar acima da temperatura ambiente, então quando está em um ambiente "quente" 30ºc, já não tem muito como resfriar pois a diferença de temperatura para o ar "frio" que entra é pouco então a troca de calor não tem tanta eficiência.  Logo sua temperatura de CPU 45ºc com ambiente a 30ºc, está muito boa.  

Agora você precisa testar em Stress, para ver se o WC está segurando bem.

• Obrigado 1
Postado

Pessoal, rodei cyberpunk 2077, tudo no ultra, 1080p, Ray Tracing ligado (tenho uma 3070) - e o CPU ficou variando entre 73 e 77 C. Não bateu 80 em nenhum momento. Isso é aceitável?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!