Ir ao conteúdo

Teclado corsair k63 wireless, que não da sinal algum de vida. Após dowgrade

Ir à solução Resolvido por Diego Pedroso,

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, eu tenho um teclado especificado no titulo.
Ele tinha um problema de parar do nada, pesquisei e descobri que era a versão do firmware dele.

Fui inventar de fazer o dowgrade, fiz um procedimento de acessar o lugar onde ficava o firmware dele.( tipo uma unidade do windows)

Eu apaguei o firmware de lá para por o da versão antiga, fiz tudo correto. porém, ele não liga mais. 0 sinal de vida, já fiz absolutamente tudo que achei na internet.

Em anexo está 2 chips e as serigrafias da placa, e gostaria de saber qual deles é o responsável por todo o funcionamento dele. e se trocando eles o teclado volta a ter vida.
Em dos CI, pesquisei o datasheet e vi que tem algo relacionado a reset, mas não entendo nada. Gostaria da ajuda de todos.

Um parece ser um chip de BIOS, será que existe um arquivo para regravar?

ch1.jpeg

2.jpeg

3.jpeg

Postado

Bem, eu pesquisei sobre o "q64-104hip" e realmente é uma memória flash de 64 Mbytes. Inclusive tem anúncios no mercado livre com ele já gravado com a BIOS do  Notebook HP G42-221BR.  

image.thumb.png.5bc98a6199b5598c21b2995735fdc0d8.png

Infelizmente não achei nada sobre o mesmo gravado com o firmware do seu teclado. 

"Sapeando"  a internet li severas críticas em inglês sobre a qualidade do firmware dele e de outros produtos da Corsair. Vi também outros relatos de "morte" do teclado após atualização de firmware. Um deles está no "reclame aqui" sobre um ainda na garantia que a fábrica parece estar em vias de resolver. Mas pelo jeito o seu já esta fora da garantia. Este chip pode ser regravado com um firmware funcional por alguém com conhecimento usando algum tipo de "gravador de memórias flash" mas quase certeza vai ter que ser retirado da placa pra isso. Num dos fóruns alguém disponibilizou via "mega"  a versão 1.02 do firmware e, pelo sim pelo não fiz o download. Espero ter ajudado, boa sorte!

K63_102.rar

• Amei 1
Postado

Teoricamente o arquivo rar que postei seria o firmware versão 1.02. Eu obtive ele num fórum em inglês e um dos participantes disponibilizou o arquivo ZIP via "Mega". Eu ia postar o mesmo arquivo mas o sistema do Clube do Hardware não estava aceitando o meu upload. Então eu joguei no winrar para ver dava certo mas a princípio tambem não foi. Depois descobri que a causa é houve uma falha de uns 5 minutos no site do CH, tem acontecido muito e acabou indo o que tem a extensão RAR que tem o ZIP dentro.  Agora que vi seu post resolvi examinar o que tem dentro do ZIP. São quatro arquivos:

image.png.ab46114498621186d2ee6ff00350edb4.png

Estranhei os nomes de arquivo (Catapult ?) . Abri com um leitor ASCII e não deu pra ver nada escrito.

Dai experimentei colocar no Google "Corsair K63 Firmware Download" e abri um dos resultados:

image.png.6ba82e023bf2af1799c3e6cfb56bc379.png

Que abriu está página :

image.thumb.png.c79a6d858d036affcd34737d2438789d.png

com dois resultados relevantes que deixei selecionados em azul. Um seria do K63  normal e o outro do K63 wireless. O bom é que o endereço dos downloads é do site da própria Corsair (ww3.corsair.com/...) Eu baixei os 2. 

No arquivo zip para a versão com fio veio apenas um arquivo bin de 39636 bytes. Mas no para o wireless veio do mesmo jeito que o outro que baixei do MEGA, 4 Arquivos Catapult etc... desta vez um pouco maiores já que a versão é a 3.13.15 e com data de 2020. 

image.thumb.png.1d31f6ee8bf7417ceab6e41c1458bdc4.png

Agora porque são quatro arquivos sinceramente não sei. Dá a impressão que os dois primeiros seriam para o programa de transmissão via dongle USB ja que são D_1 e D_2 e os 2 últimos o firmware propriamente dito dividido em duas partes, a soma dá 44 kbytes, um pouco mais que os 39 da versão para o "com fio". A inicial U é muito usada em esquemas eletrônicos para enumerar os chips, U1, U2, U3 etc. não sei se teria mais um chip de memória envolvido. 

As soluções seriam encontrar alguém que entende mais do que eu dessa parte para decifrar o "enigma" dos quatro arquivos ou entrar em contato com a Corsair para pedir orientação e eventualmente se queixar no Reclame Aqui que a troca do firmware "matou" o teclado e mesmo estando fora da garantia a Corsair deveria dar um suporte já que as falhas do firmware são um problema conhecido.

Outra solução complicada seria encontrar um teclado "doador" para se fazer uma cópia dos dados do chip. 

• Solução
Postado

@Andreas Karl Eu abri um ticket no site deles, mas o suporte é absurdamente demorado. Falei com um técnico de eletrônica e ele disse que esses arquivos .bin é para atualização, e não para gravar :(.
Vou aguardar o suporte da Corsair e abrir uma reclamação no site do Reclame Aqui.
Desde já, obrigado. Volto atualizar quando tiver outras notícias.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...