Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal.

Iria postar lá em eletrônica, mas sei que o pessoal que programa uC tem que manjar de eletrônica, senão nada funciona hehe.. por isso postei aqui.

Seguinte, tenho uma placa com os devidos reguladores, de 3v3 e 5v para alguns periféricos e uC e tenho a parte de potência.

obs: tenho dois sensores que precisam de 12V para funcionar..

Ocorre, que em alguns casos, será alimentado com 24V, então poderia usar um lm2596-12 para regular essa alimentação certo, até aqui sem problemas, o 2596 iria ter 12v no output e eu alimentaria os sensores, mas essa mesma placa, outrora será alimentada com 12V, e neste caso o LM2596-12 necessita de pelo menos 15V para regular 12V na saida. então como posso proceder? até considerei usar um rele 24V para direcionar a corrente em um sentido ou outro (no caso de 12V ou 24V) mas não queria nada mecânico nisso.

Bom, fico no aguardo de alguma informação. 

Att.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Considereando que sensores tem consumo de baixo a baxiíssimo, um conversor dc dc stepup pode lhe ser uma alternativa

conversor-DC-DC-BOOST.gif.webp

https://embarcados.com.br/controle-conversor-dc-dc-personalizado-parte-2/

Mas já que envolveu o mundo do mc, uma alternativa curiosa é usar o pwm de um mc pra fazer o stepup: nem precisa do MC34063 acima. Precisa só de um BC337 da vida

Circuit-Diagram-Basic-Boost-Converter.pn

Há a vantagem de se poder ligar/desligar: só ler o sensor quando interessa.

• Curtir 1
Postado
Em 26/10/2022 às 09:57, .if disse:

Considereando que sensores tem consumo de baixo a baxiíssimo, um conversor dc dc stepup pode lhe ser uma alternativa

conversor-DC-DC-BOOST.gif.webp

https://embarcados.com.br/controle-conversor-dc-dc-personalizado-parte-2/

Mas já que envolveu o mundo do mc, uma alternativa curiosa é usar o pwm de um mc pra fazer o stepup: nem precisa do MC34063 acima. Precisa só de um BC337 da vida

Circuit-Diagram-Basic-Boost-Converter.pn

Há a vantagem de se poder ligar/desligar: só ler o sensor quando interessa.

Agradeço sua resposta, mas o consumo está maior doque 60mA  e fazer o pwm via mc não sei uma alternativa que eu gostaia de implementar.

1 hora atrás, aphawk disse:

Eu já partiria para um módulo pronto :

https://www.baudaeletronica.com.br/modulo-regulador-de-tensão-step-up-xl6009e1.html

Nem vale a pena montar um pelo preço ....

Paulo

Então,para usar esse modulo, teria que deixar setado em 12V na saida ou usar um Lm2596s 12 que já é fixo 12v na saida.

O problema é que quando a entrada for 24V esse carinha ai resolve bem, mas e quando a entrada for 12V, como ele vai regular 12V em 12V, have´ra perdas que ainda não testei. na verdade a entrada quando for baixa, poderá varias de 11v~15V, meu receio é quando estiver abaixo dos 13V por exemplo.

• Membro VIP
Postado

sério que não trabalha com 8?..ou melhor, variando de 10...12?. êta sensorzinho frutinha hein... Pra fixar os 12V uma ideia nada boa quase péssima é você baixar de 11...24 com step down pra 8 e ressubir pra 12 com up. Ou tentar achar um regulador LDO pra 12v.

26 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

receio é quando estiver abaixo dos 13V por exemplo

26 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

o consumo está maior doque 60mA

Foi só exemplo. Você consegue a corrente que quiser [dentro do limite do circuito, claro].

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, rodrigocirilo disse:

Então,para usar esse modulo, teria que deixar setado em 12V na saida ou usar um Lm2596s 12 que já é fixo 12v na saida.

Não.

É um STEP-UP, então alimente a entrada com 5V e pronto.

Paulo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...