Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou fazendo algumas melhorias no carro incluindo o limitador de RPM que o pessoal está me ajudando bastante no outro tópico, mas em paralelo com ele vou iniciar o próximo passo aqui para ir mais rápido nos projetos.

 

o que quero fazer é tipo um monitor com informações sobre o carro tipo esse aqui:

 

image.png.c67bf89462f9e98e72db7a78997bef2d.png

 

mas esse é para injeção eletrônica e o carro usa carburador, então o arduino precisa ler todos os sensores e mostrar as informações no LCD, pensando nisso comprei um LCD TFT 3,5 e um arduino Mega, porém vou  deixar um arduino UNO com o LCD acoplado e recebendo as informações de um MEGA que vai ler todos os sensores, isso por dois motivos importantes:

 

1°- O lcd acoplado ao arduino Mega funciona com velocidade reduzida o que não é bom (creio que seja alguma incompatibilidade com a biblioteca)

 

2°- O lcd no UNO deixa só os pinos RX/TX livres, todos os outros ficam ocupados.

 

Então creio que o melhor a se fazer é justamente isso, o MEGA vai ler tudo e repassar ao UNO para exibir no LCD.

 

Agora as duvidas:

 

1°- Isso funciona? Os únicos pinos livres são RX/TX então eles só podem só é possível a comunicação serial ou existe outra forma de comunicação que possa funcionar?

 

2°-  O UNO consegue ler os dados da serial e mostrar no LCD rapidamente ou vai ficar tão lento que seria inviável? 

 

3°-  Os pinos do shield da LCD usam todos os pinos do UNO o RX/TX também estão na shield mas não são conectados em lugar nenhum só estão ali por estar mesmo, nesse caso é só soldar 2 fios nessas ilhas desses pinos?

 

image.thumb.png.1ce852cb4d998fa844269cb137619f05.png

Postado

@GustavoH93 ,

 

1 - pode ser serial comum ou por SPI que permite velocidades mais altas, mas creio que 115k via serial TTL comum já tá muito bom !

 

2 - Esse módulo LCD é para comunicação paralela, então permite sim uma boa velocidade com o display.

 

3 - não use esses pinos do Shield LCD.

 

Quanto a velocidade na atualização do display, depende em grande parte do desenho de seu programa…

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Na minha concepção artística da coisa, bastam algumas centenas ou pouco milhares de bytes por segundo. Numa visão rápida contei menos de 40 bytes de informação total no painel. Mas de fato se ele for muito dinâmico, quanto mais bps, melhor.

Dica: compre 2 módulos bluetooth ou use um ou 2 esp32 e mande os dados prum celular. P.ex., numa brincadeira (séria) tive sucesso com um pic + módulo + app bluetooth electronics (clique). Ele é mó legal, nem precisa entender programação no android..

Mhq_C_8zPLGMQShGLKHNSYIvhqDKRqoJIhhmt1rY

  • Curtir 1
Postado
14 horas atrás, aphawk disse:

serial TTL comum

Esse TTL seria a comunicação comum mesmo que é aquela que o arduino usa para se comunicar com o computador também, aquela funcão: serial.begin (9600) essa aí né? E esse display é touch também, nesse caso o UNO consegue mandar a informação do toque na tela pela serial para o arduino MEGA ou ele só vai conseguir ler a serial?

 

14 horas atrás, aphawk disse:

2 - Esse módulo LCD é para comunicação paralela, então permite sim uma boa velocidade com o display.

Eu fiz uns testes com esse LCD a um tempo atrás e o problema acho que era aquele tal de "flicker" aparecia um numero no LCD aí mandava outro numero ele escrevia o numero por cima do outro e ficava tudo "encavalado" então mandava o comando para escrever o numero depois apagar a tela e escrever o novo numero, aí funcionava mas ficava beeeem mais lento e isso era só comando gravado na memória não estava usando comunicação serial ainda.

 

15 horas atrás, aphawk disse:

3 - não use esses pinos do Shield LCD.

Como conectar o RX/TX então? quando coloco a Shield ela tampa todos os pinos...

 

2 horas atrás, .if disse:

Dica: compre 2 módulos bluetooth ou use um ou 2 esp32 e mande os dados prum celular. P.ex., numa brincadeira (séria) tive sucesso com um pic + módulo + app bluetooth electronics (clique). Ele é mó legal, nem precisa entender programação no android..

Tinha pensado nisso, inclusive acho que tenho um celular velho aqui, o problema é que toda vez que ligar o carro terei que ligar o celular e abrir o programa e eu queria a telinha fixa ali, mas se essa telinha não funcionar como espero estava pensando em usar outro tipo de display, ou usar micro motor de passo para fazer uns ponteirinhos tipo analógico beeem pequenos, também  tem uns displays oleds com custo interessante e tem o famoso NEXTION mas tá custando uma grana preta kkkkkk

Postado

O Mega é desenhado p/ que módulos do Uno funcionem nele
Então, gostaria de saber se você cogitou a ideia de colocar tudo no Mega? Que eu lembre você não tem tanto sinal assim, acho que o Mega sozinho resolve tudo.
No máximo você vai ter algum trabalho de trocar pinos na configuração original.

Postado
16 horas atrás, Thiago Miotto disse:

O Mega é desenhado p/ que módulos do Uno funcionem nele
Então, gostaria de saber se você cogitou a ideia de colocar tudo no Mega? 
No máximo você vai ter algum trabalho de trocar pinos na configuração original.

 

Então  coloquei o lcd no mega ele fica notoriamente mais lento do que colocando no UNO, parece algo haver com a pinagem mesmo aí pra ter a mesma velocidade precisa editar a biblioteca do LCD e nem imagino como fazer isso, não me lembro certinho o problema mas era algo relacionado aos pinos, vou pesquisar sobre isso hoje e posto aqui pra ter mais informações.

 

16 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Que eu lembre você não tem tanto sinal assim, acho que o Mega sozinho resolve tudo.

Bom as informações que quero ter são essas aqui:

 

Pressão de Óleo

Temperatura do Óleo

Temperatura do fluído do radiador

Pressão/Vácuo do Turbo

Pressão do combustível

Ponto de ignição (1° deixei explicado aqui em baixo)

RPM do motor

Temperatura ambiente perto onde fica a captação do ar para o motor

Temperatura interna do ar pós turbo pra saber qual a temperatura real do ar que está entrando no motor

Velocímetro

E mais ambicioso: Rotação do Turbo se possível (2° explicação)

 

 

1°  o ponto de ignição não precisa ter uma precisão alta é mais para dar uma noção e tenho a pistola de ponto para calibrar o motor mas é interessante saber essa informação o tempo todo, vai ser meio complexo fazer essa parte então é mais interessante deixar por ultimo pra fazer.

 

2° A rotação do turbo a única forma que vejo para medir é usando LED receptor e emissor IR, o turbo tem uma rotação muito alta e não tem como colocar nada encostando nele porque pode desbalancear, porém na ponta do eixo posso pintar de preto uma parte e acho que dessa forma podemos medir a rotação sem tocar no eixo.

 

Esses dois itens acho que é o mais complicado, tem muito calculo para fazer na hora muitos pulsos para contar, então monitorar todos os sensores medir a rotação do motor, do turbo e o ponto de ignição mais toda a programação para o LCD funcionar pode ser muita areia para o caminhão do MEGA levar... ou ele dá conta de fazer tudo sozinho?

 

O que acha @Thiago Miotto ?

 

 

 

  • Membro VIP
Postado

Me fez lembrar .. só de birra comprei um deste há alguns anosobd2_bluethooth_scanner_carro_diagnostic

pois o mecanico cobrava 60,00 a cada diagnóstico... A ideia era deixar no painel pois meu carro tava morrendo intermitentemente... sério... Tá no plástico até hoje kk sério...

Obviamente seu carro não tem tem desta interface, né?

Postado
2 horas atrás, GustavoH93 disse:

Pressão de Óleo

Temperatura do Óleo

Temperatura do fluído do radiador

Pressão/Vácuo do Turbo

Pressão do combustível

Ponto de ignição (1° deixei explicado aqui em baixo)

RPM do motor

Temperatura ambiente perto onde fica a captação do ar para o motor

Temperatura interna do ar pós turbo pra saber qual a temperatura real do ar que está entrando no motor

Velocímetro

E mais ambicioso: Rotação do Turbo se possível (2° explicação)

É bastante coisa, pino teria, mas depende de como chegar a informação.

Você já tem sensores de cada uma dessas informações? São analógicos? Digitais?
Se for interrupções, teria que ver direito quais as previstas no Arduino. Fora que algumas talvez seja usadas no shield do LCd.
Se quiser ajuda p/ ver porque o mega está rodando mais lento o display, posta o código, ou o link de onde você pegou o código, posso dar uma olhada. Aí já dá pra ver tb se ele usa pinos de interrupções.

 

Os pinos disponíveis p/ interrupção estão aqui:
https://www.arduino.cc/reference/pt/language/functions/external-interrupts/attachinterrupt/
 

Postado
3 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Você já tem sensores de cada uma dessas informações? São analógicos? Digitais?

A maioria já tenho e são analógicos a maioria é resistivo o sensor de temperatura do óleo por exemplo, a resistência dele muda conforme a temperatura sobe ou desce, bom vou marcar tudo:

 

 

Pressão de Óleo                                              sensor resistivo

Temperatura do Óleo                                       sensor resistivo

Temperatura do fluído do radiador                   sensor resistivo

Pressão/Vácuo do Turbo                                 sensor resistivo

Pressão do combustível                                   sensor resistivo

RPM do motor                                                 sensor hall

Temperatura ambiente                                    sensor resistivo  

Temperatura interna do ar                               sensor resistivo

Velocímetro                                                     sensor hall

Rotação do Turbo                                           Receptor e led IR

 

 

O ponto de ignição precisa ser calculado, vou enrolar um fio no cabo de vela e usar um led e receptor IR no volante do motor, funcionando assim:   Ao "sentir" que houve a centelha do primeiro cilindro através do fio no cabo de vela o arduino precisa começar a contar o tempo e quando  o receptor IR no volante do motor informar que já passou a posição que marca o topo do cilindro o arduino deve parar a contagem, e fazer o calculo para informar o ponto de ignição no momento.

 

Por exemplo: entre a centelha do cabo de vela e o pulso do receptor IR deu 100ms, multiplicado por um numero X vai dar o resultado em graus de avanço de ignição, esse numero X nem eu sei ainda só vamos saber na prática, a pistola de ponto que tenho é digital então se estiver dando 10° nela o arduino tem que mostrar 10° se mostrar mais ou menos é só aumentar ou diminuir o numero X.

3 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Se for interrupções, teria que ver direito quais as previstas no Arduino. Fora que algumas talvez seja usadas no shield do LCd.
Se quiser ajuda p/ ver porque o mega está rodando mais lento o display, posta o código, ou o link de onde você pegou o código, posso dar uma olhada. Aí já dá pra ver tb se ele usa pinos de interrupções.

interrupções você diz na hora de contar os pulsos para ter o resultado mais preciso? Aquela função attachInterrupt()?

 

estou procurando aqui parece que esses LCD usam cada um uma biblioteca diferente por causa do driver, estou vendo qual vou usar aqui e posto o link

Postado

Aqui tem um exemplo, usando o mega: https://www.arduinoecia.com.br/display-tft-touch-3-5-para-arduino/
Parece ser o mesmo display, tenta pegar as bibliotecas dali.

No mais, você tem 8 pinos analógicos, que creio ser o que você vai usar p/ medir os resistivos e 3 de interrupção, pros sensores hall.
Ainda vai sobrar 1 pino analógico e 1 de interrupção pro turbo.

1º Passo é dominar bem o display, pois com ele dominado, você vai testando sensor por sensor, mostrando o resultado no display.

Postado
4 horas atrás, .if disse:

pois o mecanico cobrava 60,00 a cada diagnóstico... A ideia era deixar no painel pois meu carro tava morrendo intermitentemente... sério... Tá no plástico até hoje kk sério...

Obviamente seu carro não tem tem desta interface, né?

O meu não tem porque não tem injeção eletrônica, mas o do meu pai tem e eu tenho esse 327 exatamente igual o seu, mas nunca funcionou nesse carro só em outros kkkkk acho que cada injeção se comunica de forma diferente mesmo sendo o mesmo conector, o treco encaixa certinho mas não informa nada nem a pau

4 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Aqui tem um exemplo, usando o mega: https://www.arduinoecia.com.br/display-tft-touch-3-5-para-arduino/
Parece ser o mesmo display, tenta pegar as bibliotecas dali.

Maravilha!

 

4 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

No mais, você tem 8 pinos analógicos, que creio ser o que você vai usar p/ medir os resistivos e 3 de interrupção, pros sensores hall.
Ainda vai sobrar 1 pino analógico e 1 de interrupção pro turbo.

1º Passo é dominar bem o display, pois com ele dominado, você vai testando sensor por sensor, mostrando o resultado no display.

Certo, como o display vou demorar um pouco mais para aprender, tenho aqui também um LCD 16x2 I2C, será que poderíamos programar primeiro para ler os sensores e jogar no 16x2 depois que estiver pronta esta parte dos sensores aí passamos ao LCD? Tenho um pouco de experiencia no 16x2 e já poderia ter as informações no carro e aos poucos iria terminando a programação  para só então colocar tudo no LCD...

 

Inclusive para ler os sensores resistivos tem que fazer aquele sistema de colocar resistor em série para que possa ser lido pelo arduino, tipo  assim?

 

image.png.e6401cf82d60be86eb92dda763464924.png

Postado
11 horas atrás, GustavoH93 disse:

Inclusive para ler os sensores resistivos tem que fazer aquele sistema de colocar resistor em série para que possa ser lido pelo arduino, tipo  assim?

Quando um sensor varia a resistência, você monta a estrutura c/ um divisor de tensão. Tem 2 formas de montar:


Forma 1
5v- liga um lado do sensor

analógico p/ leitura- liga o outro lado do sensor e um resistor fixo

GND - liga o outro lado do resistor

Forma 2

5v- liga um lado do resistor

analógico p/ leitura- liga o outro lado do resistor e um lado do sensor

GND - liga o outro lado do sensor

O bom é que este resistor tenha a resistência média do sensor

Postado
4 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Forma 1
5v- liga um lado do sensor

analógico p/ leitura- liga o outro lado do sensor e um resistor fixo

GND - liga o outro lado do resistor

Forma 2

5v- liga um lado do resistor

analógico p/ leitura- liga o outro lado do resistor e um lado do sensor

GND - liga o outro lado do sensor

Pra não ter erro achei melhor desenhar, seria assim correto?

 

image.png.64564ce7e23fc424cf53cd7bf14581b1.png

 

4 horas atrás, Thiago Miotto disse:

O bom é que este resistor tenha a resistência média do sensor

supondo que o sensor tem 10k o resistor ideal seria um de 5k?

 

 

vamos usar como exemplo o sensor de pressão de combustível, ele é o mais claro o douradinho é o de pressão de óleo que é muuito similar.

 

image.png.cdc9503ac33c4b3cd253a812dc77ff88.png

 

ambos só tem um pino que é o sensor a própria carcaça faz o aterramento, esse mais claro tenho a tabela que peguei do fabricante:

 

image.png.3ea9cf9eeba5cbf72df2d659f9a7b712.png

 

Para esse sensor o resistor ideal seria   100 ohms?     E aí na tabela está tudo a 12v o arduino trabalha com 5v nesse caso tem que fazer alguma adaptação ou isso  não tem nada a ver por ser um sensor resistivo trabalha com menos tensão sem problemas?  Imagino que esteja escrito 12v porque o manômetro que faz a leitura desse sensor trabalha com 12v.

Postado
27 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Para esse sensor o resistor ideal seria   100 ohms? 

A resposta é depende.

O que ocorre, quanto menor a diferença entre sensor e resistor, mais a medição vai ser precisa. O ideal é verificar a pressão padrão de combustível e aí colocar um resistor perto dela. Embora, nesse índice de resistência que você falou, o de 100 creio que irá bem.
 

Postado
7 horas atrás, Thiago Miotto disse:

O que ocorre, quanto menor a diferença entre sensor e resistor, mais a medição vai ser precisa. O ideal é verificar a pressão padrão de combustível e aí colocar um resistor perto dela. Embora, nesse índice de resistência que você falou, o de 100 creio que irá bem.
 

Certo vou ver acho na sucata aqui algum resistor próximo a este valor e vou tentar programar para mostrar a pressão de combustível no display, isso vai ser com o 16x2 e o MEGA, o display e o UNO vou fazer separado para ir testando sem pressa. 

 

No caso da leitura do sensor resistivo é basicamente usar a função MAP na programação para ler a tensão na porta analógica e multiplicar por um numero X e o resultado vai ser a pressão que será mostrada no display correto?

Postado
Em 11/11/2022 às 21:05, GustavoH93 disse:

No caso da leitura do sensor resistivo é basicamente usar a função MAP na programação para ler a tensão na porta analógica e multiplicar por um numero X e o resultado vai ser a pressão que será mostrada no display correto?

Eu confesso não ser muito adepto do uso da função MAP. Mas pelo que entendi, a função map arredonda melhor os valores melhor que você só dividir seu resultado por algum número.

Eu particularmente, gosto de pegar a medição e transformar a leitura, na sua medição no mundo real e aplicação. AS vezes além do MAP é necessário somar ou diminuir p/ atingir isso.


Podendo ser algo assim:

prescomb = (map(analogRead(1), 0, 1023, 0, 100)) + 10;

prescomb = (map(analogRead(1), 0, 1023, 0, 80)) - 31;
prescomb = analogRead(1)-55;

 

Sendo importante, que o prescomb  fique 0 e 100 (dica: o Arduino trabalha mais rápido e c/ menos memória em inteiros, então use 100 p/ 10 bar 99 para 9.9 bar e assim por diante)


 

Postado
Em 13/11/2022 às 09:54, Thiago Miotto disse:

Eu particularmente, gosto de pegar a medição e transformar a leitura, na sua medição no mundo real e aplicação. AS vezes além do MAP é necessário somar ou diminuir p/ atingir isso.


Podendo ser algo assim:

prescomb = (map(analogRead(1), 0, 1023, 0, 100)) + 10;

prescomb = (map(analogRead(1), 0, 1023, 0, 80)) - 31;
prescomb = analogRead(1)-55;

 

Sendo importante, que o prescomb  fique 0 e 100 (dica: o Arduino trabalha mais rápido e c/ menos memória em inteiros, então use 100 p/ 10 bar 99 para 9.9 bar e assim por diante)

 

Ótimas dicas, estou tentando criar a programação desde o zero desde domingo, mas por exemplo no LCD ao invés de mostrar 8.8 bar ele iria mostrar 88 bar ou no LCD teríamos que usar float e trabalhar com decimal?

 

Também pensei em fazer tipo nessa telinha que postei no começo do tópico, usar um mostrador em barra tipo assim:

 

image.png.fcade83de6bd111ea42f54b96bedf522.png

 

Dessa forma não precisaria exibir em numero decimal, mas será que esse tipo de imagem é mais rápido ou mais demorado para o arduino exibir?

  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, GustavoH93 disse:

LCD ao invés de mostrar 8.8 bar ele iria mostrar 88 bar ou no LCD teríamos que usar float

Neste caso a dica pseudocódiga rápida (trocadilhamente nos 2 sentidos) é:
 

dado=88;
display(dado/10);display('.');display(dado%10);

+ veloz e + eficiente do que trabalhar com float

Postado
23 horas atrás, .if disse:
dado=88;
display(dado/10);display('.');display(dado%10);

+ veloz e + eficiente do que trabalhar com float

Eita deixa eu ver se entendi, nesse (dado/10) ele vai dividir o numero 88 por 10 e vai só vai mostrar o primeiro numero do resultado, display(' . ') aqui ele só vai colocar um ponto no display e aqui (dado%10) vai dividir o dado por 100 depois vai dividir por 10 de novo e mostrar o segundo numero? 

 

nem imaginava que fazer contas de divisão em sequência era mais rápido do que trabalhar com float

Postado
1 hora atrás, GustavoH93 disse:

aqui (dado%10) vai dividir o dado por 100 depois vai dividir por 10 de novo e mostrar o segundo numero? 

Não. O % é o operador mod em arduino, que retorna o resto de uma divisão.

Supondo que dado seja 23 (dado%10) vai retornar 3

 

https://www.arduino.cc/reference/it/language/structure/arithmetic-operators/modulo/

Outro cuidado que precisa ter é se o número vai pode dar menos ou mais de 100, você precisa controla isso p/ não gerar o número fantasma ao fundo.
 

if ( dado < 100 ) {
display(' ');display(dado/10);display('.');display(dado%10);
//display('0');display(dado/10);display('.');display(dado%10); caso prefira o zero no lugar do espaço
}
else {
display(dado/10);display('.');display(dado%10);
}

 

  • Membro VIP
Postado

o % é simplesmente resto da divisão.

http://linguagemc.com.br/resto-de-uma-divisao-inteira-em-c/

E sim é muuuito + rápido e eficiente do trabalhar com float principalmente prum mero mc 8 bits.

Se achar que deve (e deve) faça a comparação entre o algoritmo que te passei e (o pseudo código):

float dado=8.8;
display("%f", dado);

Claro, use a lib do seu compilador

 

10 horas atrás, Thiago Miotto disse:

mais de 100

+1 meu pra maior que 99: 0...65535

int dado=0xb0b0;

set_display(_IMPRIMA_DE_TRAS_PRA_FRENTE);
set_display(POSICAO_X, POSICAO_Y);

display(dado%10);dado/=10;
display(dado%10);dado/=10;
display(dado%10);dado/=10;
display(dado%10);dado/=10;
display(dado%10);

 

ok.. é um exemplo  45232 mas é meu pow 🙃

  • Haha 1
Postado
9 horas atrás, .if disse:

E sim é muuuito + rápido e eficiente do trabalhar com float principalmente prum mero mc 8 bits.

 

Caramba não sei qual o medo que vcs tem de trabalhar com float num "mero mc de 8 bits" .....eu uso 20 contas de multiplicação, divisão e soma com 6 casas decimais em vários locais de meu programa, converto sempre de tipo Word ( 16 bits ) para ponto flutuante e vice-versa, tem comunicação serial a 9600 por interrupção onde não posso perder nenhum bit, tem display I2C a 100khz, tem interrupção a cada 20 mseg como base de tempo, duas interrupções para tratar dois rotary encoders, mais uma interrupção externa para captura de um timer, e mais 3 interrupções para botões  ......  nunca perco 1 bit na serial, nem display, nada, tudo funciona direitinho ..... um mísero Atmega328P rodando a 18.432 MHz toca tudo e ainda fiz uma serial por software a 1200 bauds para enviar dados de debug do sistema para o meu PC.

 

Só tomo o cuidado de desabilitar e habilitar algumas interrupções nos momentos críticos, e conto com o buffer de 1 byte que o hardware de Serial dos Atmegas possui, assim nunca perco nada, e uso muitos trechos em ASM para ter o controle do hardware inteiro nas mãos ....

 

Ainda acho que um bom desenho do programa resolve 95% dos problemas, acertar as prioridades do processamento, e principalmente saber como cada módulo do microcontrolador funciona e como controlar todos eles.

 

Sei que para quem não é do ramo isso parece complicado, mas é algo plenamente possível e que aprendemos com a prática de vários projetos ( e alguns anos com 8080, Z80, 8085, 6502 .....) .

 

Achei importante mencionar isto  para que os iniciantes não aprendam erroneamente que os MC de 8 bits são muito lentos para trabalhar com Float ,  claro que se você tiver em mãos um ESP32 a 250 MHz e 32 bits ajuda muuuuuiiito, e qualquer jumento com luva de box vai conseguir até fazer float dentro de interrupções kkkkk !

 

Paulo

 

Postado
3 horas atrás, aphawk disse:

Sei que para quem não é do ramo isso parece complicado

e é kkkkkkk

mas aos poucos vou aprendendo, pelo menos o básico para fazer os projetinhos.

 

 

pessoal estou desde segunda feira queimando os neurônios e aínda nem consegui fazer o display I2C funcionar direito, é erro o tempo todo e olha que eu fiz essa coisa funcionar ano passado, talvez seja porque estou usando esse display no MEGA dessa vez e não no UNO...

 

 

está com mais de uma biblioteca instalada e eu quis apagar uma porque imaginei que fosse isso e mesmo com a IDE do arduino fechada ele não deixa deletar :muro:

 

Troquei de porta, liguei desliguei tentei passar o código sem o LCD estar conectado e nada até desanima...

 

Estou tentando aqui e por isso peço ao pessoal um pouquinho de paciência, vai demorar para conseguir  programar tudo mas não vou parar.

 

Assim que conseguir fazer o display funcionar vou começar a escrever o código dos sensores, e

providenciei um potenciômetro de 1K para simular o sensor de pressão de óleo na bancada, depois que estiver funcionando na bancada vou conectar o sensor ao compressor, o compressor tem um manômetro então podemos comparar a informação de leitura que o arduino vai nos passar com o manômetro do compressor para ver  se está correto.

 

 

  • Membro VIP
Postado
23 horas atrás, aphawk disse:

um mísero Atmega328P rodando a 18.432 MHz

Tenta rodar um float com um pic10f202.. é dele que tô falando. No caso do amigo autor, um quesito dele é velocidade. Aquele algoritmo que roda num pic10F fica mais veloz do que uma conta com float mesmo pro rico atmega.. É porque não sei se desejo que ele use 2 mc's pra algo bem simples que é o que ele quer fazer... ok sou pobre mesmo e assumo! 😜

 

19 horas atrás, GustavoH93 disse:

nem consegui fazer o display I2C funcionar direito

Puts.. deve estar chei de exemplos arduínos mastigados na net. Até um pic10f roda i2c neste display (não provo!🙃)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!