Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5 7500 rodando em frequência baixa e causando tela azul ? (bsod)


Posts recomendados

Montei meu computador no fim de 2018; peguei um i5 7500 de um amigo. O problema é que a maioria dos jogos que abro fecham sozinhos, sem tela de aviso/erro, simplesmente fecha. E quase todos os dias dava tela azul, geralmente quando eu abro algum jogo, software, muitos processos ao mesmo tempo, e às vezes com quase nada aberto também.

Fiquei anos tentando descobrir qual era o problema, visto que a cada vez o código de parada da bsod era diferente e os programas/testes não indicavam nada. Mas ontem usei o programa prime95 e deu um erro: Fatal Error: Rounding (anexei uma imagem ilustrativa). 

Aparentemente esse erro se dá pela baixa tensão que o CPU recebe (creio eu). Venho tentando resolver isso e acabar com o problema de crash e tela azul do meu PC, mas até então sem sucesso. Caso alguém puder me ajudar, fico agradecido.

Navegando pela BIOS da minha placa-mãe gigabyte percebi que a tensão do CPU tava em AUTO 1.060V, aumentei pra 1.110V e ainda tá dando tela azul/crashs, não entendo muito de hardware e estou com dificuldade pra configurar isso (ou queimar algum componente).

Obs. Temperatura máxima do meu cpu jogando elden ring são 76°.

 

Possíveis causas desse erro de acordo com o site do Prime95:

- After investigating this issue thoroughly, it turns out that there are several different causes that might be responsible for the apparition of this error code. Here’s a list of potential culprits that we managed to identify:

- Insufficient CPU Voltage – In some cases, this particular issue is caused by an insufficient voltage that’s being supplied to the CPU. In this case, you can fix the issue by slightly raising the voltage until you manage to find the sweet spot.

- Conflicting DOCP data stored by CMOS battery – Under certain circumstances, you can see this error occurring if DOCP data is affecting the behavior of your CPU. In this case, clearing the information maintained by the CMOS battery should help you fix the issue.

- Outstanding Component Temperatures – If your internals run very hot during demanding activities, chances are that’s why Prime95 is throwing this error while stress testing. In this case, improving (lowering) the temperature of your CPU and RAM should be the priority.

- Insufficient power supplied by PSU – Another reason that might trigger this error when you are stress-testing overclocked components is an insufficient PSU that can’t supply enough power. In this case, you can fix the issue either by reducing the OC frequencies or upgrading to a more powerful PSU.

 

Meu pc:
placa-mãe: Gigabyte Ga - H110m-h
CPU: Intel Core I5 7500
GPU: Radeon RX 590 8GB
RAM: Hyperx 16gb (2x8gb) DDR4 2400mhz
PSU: Evga 600w Real 80 Plus

 

72008595_ImagemdoWhatsAppde2022-11-06(s)21_32_57.jpg.ce883a23375616f6a7c96f0704cfdc4d.jpg2045369064_ImagemdoWhatsAppde2022-11-06(s)21_36_14.thumb.jpg.017529385964ec49d72d42e25e8b6ced.jpgprime95-fatal-error-rounding.jpg.2ddcb319bdde231280c87c4c5ca02d39.jpg

transferir.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse processador vai de 3.4GHz a 3.8GHz. No CPU clock, mostra que ele não saiu dos 3.5. Parece que o clock está travado. Verifica na BIOS se o multiplicador está em "auto" ou se houve alguma mexida para fazer overclock. Melhor opção, reseta a BIOS e tenta novamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme FW Xavier

Tenho 99% de certeza que minha fonte é original.

Os cabos estão bem encaixados.

Creio que não tenha capacidor estufado, mas, de qualquer modo, tirei um foto da placa-mãe.

 

 

Imagem do WhatsApp de 202d2-11-08 à(s) 13.10.26.jpg

Imagem do WhatsApp de 2022-11-08 à(s) 13.10.26.jpg

@Guilherme FW XavierNa BIOS tá assim:

SYSTEM MEMORY MULTIPLIER        AUTO          24.00

 

Reset de BIOS q você fala é tirando a bateria? Ou só restaurando pras configurações padrão?

 

Obs. Tá dando erro pra anexar imagens, por isso escrevi.

@TheDemonLena Deu tela azul enquanto eu testava com o software Sandra.

Código de parada: SYSTEM SERVICE EXCEPTION

O que falhou: dxgkrnl.sys

 

e depois quando tava logando no windows:

Código de parada: KERNEL MODE HEAP CORRUPTION

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reset de BIOS pode ser desligando o cabo de energia e tirando a bateria. Pode ser também via jumper na MB. Tens ai um HD que possa utilizar de teste?

Se sim, desliga seu HD original e coloca o outro. Instala s[o o windows, limpo sem nada. Faça testes e veja se d[a o problema. Depois instala um driver e testa. Siga assim por diante até para ver se é problema de software.

Faça um teste no HDD/SSD para ver se não tem defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!