Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Tenho um controle remoto de TV com teclas do tipo calotinha (um disquinho de metal côncavo sobre a placa), e algumas estão falhando. A placa do teclado tem um filme transparente colado sobre essas calotinhas. Percebi que se eu tirar esse filme vai ser complicado porque não sei se conseguirei colocar no mesmo lugar, e tenho medo de outras teclas, que hoje estão boas, deixem de funcionar. Pensei também em cortar com um estilete só em volta das calotinhas ruins, pra não afetar as demais. O risco é cortar alguma trilha da placa.

Perguntas:

a) Tem como fazer reparo nessas teclas? Qual seria o melhor caminho?

b) Tem pra vender essas calotinhas para que eu possa substituir?

c) Se eu conseguir retirar, limpar (não substituir), e colocar de volta, o reparo é duradouro, ou logo logo dá defeito novamente?

Obrigado,
Jimmy

611724420_IMG_20201109_113611651-Cpia.thumb.jpg.b253c2fd7c296def238618bb3d645129.jpg

• 2 semanas depois...
Postado

Olá a todos.

Como não obtive resposta, resolvi arriscar e tentei fazer o reparo. Na verdade não foi um reparo, mas apenas uma limpeza.

O fundo branco que aparece na placa é um adesivo, e sobre ele tem mais um adesivo transparente. Resolvi cortar com o estilete, como muito cuidado para não cortar nenhuma trilha da placa, e aproveitei o adesivo branco como uma proteção. Procurei cortar apenas a primeira camada (adesivo transparente) na parte que marquei em vermelho.

1908503817_Semttulo.png.363ff04e7e5eb3dc972ab97ddeb80777.png

Fiz uma janela sem cortar uma das laterais, sempre sobre a parte branca, de forma a cortar apenas o adesivo de cima, sem deixar a lâmina passar pelo branco e chegar na placa. Levantei o adesivo pelo lado direito, e a “calotinha” metálica veio colada no adesivo. Limpei ambos, a calotinha e a placa com álcool isopropílico, e fechei. O adesivo levantado não colou de volta muito bem, então colei um durex por cima pra fixar melhor.

O resultado foi 100%. Não sei ainda se será ou não duradouro, mas já tá valendo.

Pra quem tem muitas das teclas ruins, pode ser uma ideia tentar levantar o adesivo todo, sempre deixando um dos lados colado para servir de guia na hora de voltar no lugar, o que fará com que as calotinhas voltem a ficar bem posicionadas.

Aproveito para indicar um outro tópico que tem por finalidade reduzir drasticamente o consumo de baterias desse controle:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1495636-temporizador-para-cortar-alimentação-de-controle-remoto-de-tv

Jimmy San Juan

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...