Ir ao conteúdo

Placa-mãe AORUS B450M suporta adaptador SSD M.2 PCIe?

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, comprei um SSD M.2 essa semana (ainda n chegou), porém não queria formartar o pc então pensei em pegar um adaptador pra M.2 que seria um desse:

image.png.ef5a24f5727b537ceaca1c12677033d7.png

porém, não vi muito sobre quais placas ou se qualquer placa-mãe suporta, uso uma b450m aorus da gigabyte e só tem um slot de SSD M.2, seria compatível?

outra dúvida seria a respeito de que se eu trocar o SSD pra esse suporte, eu teria que formatar o SSD e reinstalar o windows ou poderia apenas plugar e bootar para iniciar nele sem problemas caso funcione?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

O adaptador funciona, porém vai ocupar um slot PCIe. Por que você não usa o slot M.2 da placa-mãe?

Com BIOS recente, como é o caso aí, tanto faz o SSD estar no M.2 da placa-mãe ou no adaptador. Iniciará em ambos os casos.

@Ohlavrac_K Cuide que o SSD precisa ser M.2 NVMe. M.2 SATA não vai funcionar no adaptador!

• Obrigado 1
Postado

@Marcos FRM, no caso o slot da placa-mãe eu uso para um dos SSD M.2 que já tenho, e o outro ainda vai chegar, e como a placa-mãe só tem 1 slot M.2 estava olhando sobre adaptadores pra n deixar o outro de lado

Postado

Funcionam. Vale observar se o que está comprando é mesmo PCIe 4.0 x4. Tem muitos que se dizem compatíveis com PCIe 4.0 mas que verdade usam PCIe 3.0 mais lento. Não que 3Gb/s seja inaceitável... mas ainda assim.

• Obrigado 1
Postado

Bom dia, vou opinar porque já pensei em instalar um desses. Tem um porém: não serve em PCI-e comum, deve ser uma PCI-e X8 no mínimo, pode ver na figura da propaganda original, portanto só servirá em MB com duas PCI-e 16X e 8X

Aliás, qual sua MB ?

• Obrigado 1
Postado

Essa?

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-M-rev-1x#kf

Se for essa placa adaptadora servirá sim, as PCI-e 4X tb servem, só as X1 é que não.

Mas ela tb tem:

1 x M.2 connector (Socket 3, M key, type 2242/2260/2280/22110 SATA and PCIe 3.0 x4/x2 SSD support),

como o colega citou acima tb dá para instalar uma SSD NVMe M.2

lista compatibilidades:

https://download.gigabyte.com/FileList/Document/mb_m.2_support_amd_211020.pdf?v=fc1fd2aedb81df544c96d2a35d9d8853

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...