Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

vou montar um pc e gostaria de saber se essa config esta boa, vcs mudariam alguma coisa?

-RTX 3080 12gb https://www.amazon.com.br/gp/product/B09Q95V93X/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o00_s00?ie=UTF8&psc=1

-i5 12600k

placa-mãe B660 https://www.kabum.com.br/produto/321069/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b660m-plus-d4-intel-LGA-1700-matx-DDR4-RGB

-SSD 960gb

-HD 1tb

-Fonte XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold Modular

memória 4x8gb 32gb https://www.kabum.com.br/produto/229177/memória-corsair-vengeance-RGB-pro-8gb-3200mhz-DDR4-cl16-preta-cmw8gx4m1e3200c16

water cooler https://www.kabum.com.br/produto/114973/water-cooler-deepcool-castle-v2-240mm-RGB-dp-gs-h12ar-csl240v2

o que mais falta?

placa de vídeo ja comprei

tambem alguma recomendação de gabinete bom e bonito de ate 850R$?

Postado

Boa noite amigo, vai jogar em qual resolução?

Eu sinceramente tiraria esse HD de 1TB e mudaria a placa-mãe para uma z690, pois com essa placa você consegue fazer overclock no processador e com a b660 não.

Postado
1 minuto atrás, Dratted disse:

Boa noite amigo, vai jogar em qual resolução?

Eu sinceramente tiraria esse HD de 1TB e mudaria a placa-mãe para uma z690, pois com essa placa você consegue fazer overclock no processador e com a b660 não.

inicialmente em 1080p, talvez dps em quad, seriam 2tb de HD, não tenho muito interesse em OC

Postado

@felixcxz123 entendi, a placa RTX 3080 é indicada pra 4k, você poderia economizar usando uma placa mais em conta, se for pra QHD você pode comprar uma 3070 ou 3070ti, pra 1080p você pode comprar uma 3060 ou 3060ti, a 3060ti da até pra jogar em QHD também. Em relação ao processador, o i5 12600k é um processador liberado pra overclock, se você não tem interesse nisso, você poderia comprar um i5 12400 e ir de b660 mesmo e baratear o custo do PC. Em relação a fonte é a escolha perfeita.

Em relação ao uso do PC seria apenas pra jogos mesmo?

Postado

@Dratted por enquanto sim apenas para jogar, decidi a 3080 pois estou vindo de uma 2070 super e queria uma avanço mais significativo, além de que nesses proximos anos vão sair jogos ainda mais pesados por causa da nova geração

Postado

@felixcxz123 existem situações em que você não verá ganhos significativos que procura, vai ser mais em alguns poucos que você ative tudo que tiver de Ray Tracing pra forçar a placa a trabalhar. Mesmo assim a placa ainda tende a rodar quase tudo que existe a 120+ FPS, e daí pra cima é muito fácil você começar a ser limitado pelo desempenho do processador (depende de jogo pra jogo). Fora que a placa é mal aproveitada em 1080p, quando você comparar essas placas mais novas com as gerações anteriores, o maior ganho delas acontece em resoluções como Quad HD e 4K.

Diga aí o que você tem e o que não tem pra ficar mais fácil dizer o que mudar. Reparei que alguns itens estão sem links, então não sei se você já comprou ou não.

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@felixcxz123 existem situações em que você não verá ganhos significativos que procura, vai ser mais em alguns poucos que você ative tudo que tiver de Ray Tracing pra forçar a placa a trabalhar. Mesmo assim a placa ainda tende a rodar quase tudo que existe a 120+ FPS, e daí pra cima é muito fácil você começar a ser limitado pelo desempenho do processador (depende de jogo pra jogo). Fora que a placa é mal aproveitada em 1080p, quando você comparar essas placas mais novas com as gerações anteriores, o maior ganho delas acontece em resoluções como Quad HD e 4K.

Diga aí o que você tem e o que não tem pra ficar mais fácil dizer o que mudar. Reparei que alguns itens estão sem links, então não sei se você já comprou ou não.

tenho a placa 3080  e o SSD, estou aproveitando que meu pc esta velho e vou trocar,  no meio do ano que vem vou comprar um monitor quad ai fica mais adequado, minha placa atual não aguenta ray tracing direito

• Solução
Postado

@felixcxz123 OK. Então o meu principal alerta aí é com relação as memórias, pegar 4 pentes é um péssima ideia, porque é a mesma coisa que chamar problemas. Você usa quatro pentes quando já está com seu PC bem velhinho ali sem muito o que fazer, aí pra dar um gás você adiciona mais dois pentes junto com os outros dois que já tinha. O ideal pra você seria se manter com 2x8GB, que é suficiente para rodar qualquer jogo. Se você faz questão de 32GB, então vá de 2x16GB.

Como os processadores mainstream são limitados a apenas dois canais de memória (dual-channel), ao usar quatro pentes você acaba tendo dois pentes por canal, o que bagunça bastante a estabilidade de controladora, atrapalha até mesmo a frequência máxima que você conseguirá trabalhar com a RAM. Tem muitas situações aí na internet de pessoas tendo problemas para fazer o PC ligar com quatro pentes na 12ª geração Intel com memórias DDR5, o PC só funcionava com dois pentes intalados.

A AMD especifica para seus processadores Ryzen 5000 que 3200MHz é padrão para até dois pentes, com quatro pentes o padrão já cai para 2933MHz caso use quatro pentes configurados em single-rank ou 2666MHz para configurações que use pelo menos um par configurado em dual-rank. Aqui no fórum já teve um usuário relatando que seu PC não estava estável enquanto usava a frequência de 3200MHz com quatro pentes num Ryzen 7 5800X.

Postado

@felixcxz123 o restante está compatível sim, só que você poderia dar uma economizada no cooler, já que você não terá a possibilidade de fazer overclock com essa placa-mãe. Um air cooler bem construído vai conseguir manter esse 12600K com boas temperaturas, além de ser mais confiável que water cooler.

Vou deixar como sugestão o DeepCool AS500 que está custando R$380. Você poderia ir até com um air cooler mais barato que ainda funcionaria bem, mas com esse aqui você já economiza quase R$300.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/19397/cooler-para-processador-deepcool-as500-argb-120mm-intel-amd-r-as500-bknlmn-g

EDIT: Seria bom confirmar com a loja se esse cooler já vem com os acessórios para funcionar com LGA 1700. No site do fabricante afirma a compatibilidade, mas no site da Terabyte não diz nada.

Quanto ao gabinete, um Mid Tower já teria espaço suficiente para tudo, mas se quiser algo sobrando pode ser um Full Tower também. 

Um exemplo de gabinete Mid Tower interessante pra você, bem espaçoso:

https://www.kabum.com.br/produto/112158/gabinete-gamer-cooler-master-masterbox-td500-crystal-mid-tower-argb-com-fan-lateral-em-vidro-mcb-d500d-kgnn-sau

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...