Ir ao conteúdo

Qual placa-mãe escolher para usar com Ryzen 5 1600AF

Ir à solução Resolvido por Pedro Moreira de Souza,

Posts recomendados

Postado

Boa, galera. Montei um pc vai fazer 3 anos e tive um tremendo azar com meus hardware. Já tive que substituir processador, SSD e placa-mãe, essa duas vezes. Infelizmente, dessa vez, a placa-mãe está fora da garantia, então terei que pegar outra. Por conta disso, andei analisando as placas que estão no mercado atualmente e gostaria da opinião de vocês.

ASRock B450M Steel Legend: https://www.kabum.com.br/produto/100672/placa-mãe-ASRock-b450m-steel-legend-amd-am4-matx-DDR4

* Li que um pessoal considerável reclama dessa placa e também vi que o suporte da ASRock aqui não é nada bom.

GIGABYTE B450M DS3H V2: https://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-b450m-ds3h-v2-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b450

* É a mais barata entre as opções, tem boas avaliações, mas vi que a gigabyte também não tem uma avaliação muito boa no reclame aqui.

ASUS TUF Gaming B450M-Pro II: https://www.kabum.com.br/produto/128436/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b450m-pro-ii-amd-am4-matx-DDR4

* De todas as opções aqui, essa é a mais bem falada, o suporte da ASUS é bem avaliado no reclame aqui, mas também tá com um preço mais salgado.

MSI B550M PRO-VDH WIFI: https://www.terabyteshop.com.br/produto/22572/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-wifi-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4

* Não conheço muito a placa nem o suporte da msi, mas é a que tem a maior garantia: 3 anos contra 1 ano das outras. Além disso, é a mais atualizada e com mais recursos.

MSI MAG B550M MORTAR: https://www.kabum.com.br/produto/368053/placa-mãe-msi-mortar-amd-am4-matx-DDR4-mag-b550m-mortar

* Também não conheço muito, mas o chipset é mais moderno, é msi, mas mais barata que a PRO-VDH.

PC:

- Processador Ryzen 5 1600AF

- Placa de mãe: Estarei substituindo uma Biostar B450 GT3 Racing (foi bom enquanto durou, mas só me deu dor de cabeça por conta de problema com umidade)

- Placa de vídeo: Sapphire Nitro+ RX 580 4G

- Ram: Team Group T-Force Vulcan 2x8 GB 2666MHz DDR4

- Armazenamento: SSD Samsung 970 EVO 1TB e HD 1TB

- Fonte Corsair CX 550

Considerando que não quero gastar muito e já estou de saco cheio de ter que substituir peça, qual vocês acham que é a melhor opção acima?

Postado

A Melhor ai é a TUF e MORTA, mas sinceramente eu pegaria a mais barata até uma Gigabyte GA-A320M - R$ 339,99 eu pegaria pra não ter que gastar uma nota.

Observação: veja se a placa que você deseja pegar tem suporte para o seu processador.

E também pra você ficar perdendo peças a sim veja se a sua instalação elétrica esta bem feita SE sua fonte também esta em perfeito estado.

Postado
5 horas atrás, Andros Santos disse:

A Melhor ai é a TUF e MORTA, mas sinceramente eu pegaria a mais barata até uma Gigabyte GA-A320M - R$ 339,99 eu pegaria pra não ter que gastar uma nota.

Observação: veja se a placa que você deseja pegar tem suporte para o seu processador.

E também pra você ficar perdendo peças a sim veja se a sua instalação elétrica esta bem feita SE sua fonte também esta em perfeito estado.

Depois do que passei com a Biostar B450GT3 Racing, quero me afastar de placas dessa geração. O problema não é a instalação elétrica, mas algo com a placa-mãe mesmo. Pesquisei e vi que muitos que possuem placas A320 e B350/450 tiveram o mesmo problema que eu. Normalmente são pessoas que moram em locais mais úmidos (maioria na região Nordeste do país, meu caso) e que só conseguiram fazer a máquina ligar aquecendo a placa-mãe com um secador. 

Um dos muitos casos:

https://www.youtube.com/watch?v=HpQQdpTUmZw&t=219s&ab_channel=Dias

5 horas atrás, 1lokos disse:

Gigabyte B450M Gaming - R$ 599,00

Notei que as placas B550 são compatíveis apenas com os processadores da série 3000 ou superior. Por conta disso, pesquisei por processadores da série 5000 e o R5 5500 me achou atenção por custar R$ 590 atualmente. Então, vendendo meu processador, o custo de comprar uma A520 e o R5 5500 seria o mesmo de comprar essa Gigabyte B450M.

Agora minha dúvida é pegar uma A520 ou essa B550M da MSI. Não sei vale a pena pagar 200 reais a mais por uma placa que já não suportará as próximas gerações de processadores e que não usarei todos os seus recursos.

Postado
6 horas atrás, Andros Santos disse:

Essa placa-mãe tem uns problemas muito chatos por conta BIOS horrível que a Gigabyte tem. Meu amigo sofre com essa placa.

Postado
7 horas atrás, frosty6 disse:

Essa placa-mãe tem uns problemas muito chatos por conta BIOS horrível que a Gigabyte tem. Meu amigo sofre com essa placa.

Deve ser loteria porque um colega meu tem essa placa e ta usado de boa com um Ryzen 5 4500.

Postado
13 minutos atrás, Andros Santos disse:

Deve ser loteria porque um colega meu tem essa placa e ta usado de boa com um Ryzen 5 4500.

Se for loteria, eu não arriscaria 😉.

Postado
1 hora atrás, Andros Santos disse:

Então é muito azar meu porque eu tive problema em 1 ano com uma primeira. Consegui outra por conta da garantia, mas 6 meses depois deu o mesmo defeito.

Postado

Por sua localidade, realmente é melhor um investimento em uma placa-mãe com componentes de qualidade. Msi ou ASUS tuf pode ser a melhor escolha no seu caso. Eu ficaria com uma mortar da msi se achar por um bom preço, acho que a ASUS cobra bem mais caro pra ter a mesma qualidade. Caso não tivesse problemas externos como o clima da sua região, ia de a320 só pra segurar de boa seu setup que não tem erro, da uma olhada no meu setup e olha o que a minha a320 da ASRock tá segurando.

Postado
1 hora atrás, FeRock disse:

Por sua localidade, realmente é melhor um investimento em uma placa-mãe com componentes de qualidade. Msi ou ASUS tuf pode ser a melhor escolha no seu caso. 

Nesse caso a mais recomendável é a MSI B550M Mortar - que voltou a R$ 750,00 na K'bum, porque tem 3 anos de garantia.

Ou - já que a placa-mãe vai ter vida curta; a MSI A520M-A PRO - R$ 399,99 - também com 3 anos de garantia.

Postado

@1lokos Não vi que era b550, se eu não me engano não dá suporte pra Ryzen de 1 geração, porém pode funcionar no seu caso por esse 1600af ser Pinnacle ridge (2600 renomeado). Entra no site da msi e ve na lista de suporte a CPU pra não ter erro, se der suporte a segunda geração pinnacle ridge pode funcionar de boa. Eu usei BIOS na a320 sem suporte pra primeira geração e funcionou de boa com o 1600AF. EDIT: verifiquei que não tem suporte. No seu caso vai ter que ver até uma b450 no máximo, o duro é achar nova.

• Solução
Postado
5 horas atrás, FeRock disse:

@1lokos Não vi que era b550, se eu não me engano não dá suporte pra Ryzen de 1 geração, porém pode funcionar no seu caso por esse 1600af ser Pinnacle ridge (2600 renomeado). Entra no site da msi e ve na lista de suporte a CPU pra não ter erro, se der suporte a segunda geração pinnacle ridge pode funcionar de boa. Eu usei BIOS na a320 sem suporte pra primeira geração e funcionou de boa com o 1600AF. EDIT: verifiquei que não tem suporte. No seu caso vai ter que ver até uma b450 no máximo, o duro é achar nova.

Pelo preço de 600 reais numa B450 [https://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-b450m-ds3h-v2-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b450], se conseguisse vender meu processador por uns 500 reais, valeria mais a pena pegar um R5 5500 [https://www.kabum.com.br/produto/320799/processador-amd-Ryzen-5-5500-3-6ghz-4-2ghz-max-turbo-cache-19mb-am4-sem-vídeo-100-100000457box] e uma A520 ou gastar um pouquinho a mais para pegar essa mortar [https://www.kabum.com.br/produto/368053/placa-mãe-msi-mortar-amd-am4-matx-DDR4-mag-b550m-mortar].

5 horas atrás, 1lokos disse:

Nesse caso a mais recomendável é a MSI B550M Mortar - que voltou a R$ 750,00 na K'bum, porque tem 3 anos de garantia.

Ou - já que a placa-mãe vai ter vida curta; a MSI A520M-A PRO - R$ 399,99 - também com 3 anos de garantia.

Esse é o motivo pelo qual gostaria de pegar uma msi, que tem disponível somente para os processadores zen 3. Por isso, estou pensando em vender meu R5 1600AF e pegar um R5 5500.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...