Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa-mãe escolher para usar com Ryzen 5 1600AF


Ir à solução Resolvido por Pedro Moreira de Souza,

Posts recomendados

Boa, galera. Montei um pc vai fazer 3 anos e tive um tremendo azar com meus hardware. Já tive que substituir processador, SSD e placa-mãe, essa duas vezes. Infelizmente, dessa vez, a placa-mãe está fora da garantia, então terei que pegar outra. Por conta disso, andei analisando as placas que estão no mercado atualmente e gostaria da opinião de vocês.

 

ASRock B450M Steel Legend: https://www.kabum.com.br/produto/100672/placa-mãe-ASRock-b450m-steel-legend-amd-am4-matx-DDR4

* Li que um pessoal considerável reclama dessa placa e também vi que o suporte da ASRock aqui não é nada bom.

GIGABYTE B450M DS3H V2: https://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-b450m-ds3h-v2-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b450

* É a mais barata entre as opções, tem boas avaliações, mas vi que a gigabyte também não tem uma avaliação muito boa no reclame aqui.

ASUS TUF Gaming B450M-Pro II: https://www.kabum.com.br/produto/128436/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b450m-pro-ii-amd-am4-matx-DDR4

* De todas as opções aqui, essa é a mais bem falada, o suporte da ASUS é bem avaliado no reclame aqui, mas também tá com um preço mais salgado.

MSI B550M PRO-VDH WIFI: https://www.terabyteshop.com.br/produto/22572/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-wifi-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4

* Não conheço muito a placa nem o suporte da msi, mas é a que tem a maior garantia: 3 anos contra 1 ano das outras. Além disso, é a mais atualizada e com mais recursos.

MSI MAG B550M MORTAR: https://www.kabum.com.br/produto/368053/placa-mãe-msi-mortar-amd-am4-matx-DDR4-mag-b550m-mortar

* Também não conheço muito, mas o chipset é mais moderno, é msi, mas mais barata que a PRO-VDH.

 

 

PC:

- Processador Ryzen 5 1600AF

- Placa de mãe: Estarei substituindo uma Biostar B450 GT3 Racing (foi bom enquanto durou, mas só me deu dor de cabeça por conta de problema com umidade)

- Placa de vídeo: Sapphire Nitro+ RX 580 4G

- Ram: Team Group T-Force Vulcan 2x8 GB 2666MHz DDR4

- Armazenamento: SSD Samsung 970 EVO 1TB e HD 1TB

- Fonte Corsair CX 550

 

Considerando que não quero gastar muito e já estou de saco cheio de ter que substituir peça, qual vocês acham que é a melhor opção acima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Melhor ai é a TUF e MORTA, mas sinceramente eu pegaria a mais barata até uma Gigabyte GA-A320M - R$ 339,99 eu pegaria pra não ter que gastar uma nota.

 

Observação: veja se a placa que você deseja pegar tem suporte para o seu processador.

E também pra você ficar perdendo peças a sim veja se a sua instalação elétrica esta bem feita SE sua fonte também esta em perfeito estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Andros Santos disse:

A Melhor ai é a TUF e MORTA, mas sinceramente eu pegaria a mais barata até uma Gigabyte GA-A320M - R$ 339,99 eu pegaria pra não ter que gastar uma nota.

 

Observação: veja se a placa que você deseja pegar tem suporte para o seu processador.

E também pra você ficar perdendo peças a sim veja se a sua instalação elétrica esta bem feita SE sua fonte também esta em perfeito estado.

Depois do que passei com a Biostar B450GT3 Racing, quero me afastar de placas dessa geração. O problema não é a instalação elétrica, mas algo com a placa-mãe mesmo. Pesquisei e vi que muitos que possuem placas A320 e B350/450 tiveram o mesmo problema que eu. Normalmente são pessoas que moram em locais mais úmidos (maioria na região Nordeste do país, meu caso) e que só conseguiram fazer a máquina ligar aquecendo a placa-mãe com um secador. 

Um dos muitos casos:

https://www.youtube.com/watch?v=HpQQdpTUmZw&t=219s&ab_channel=Dias

5 horas atrás, 1lokos disse:

Gigabyte B450M Gaming - R$ 599,00

Notei que as placas B550 são compatíveis apenas com os processadores da série 3000 ou superior. Por conta disso, pesquisei por processadores da série 5000 e o R5 5500 me achou atenção por custar R$ 590 atualmente. Então, vendendo meu processador, o custo de comprar uma A520 e o R5 5500 seria o mesmo de comprar essa Gigabyte B450M.

Agora minha dúvida é pegar uma A520 ou essa B550M da MSI. Não sei vale a pena pagar 200 reais a mais por uma placa que já não suportará as próximas gerações de processadores e que não usarei todos os seus recursos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Andros Santos disse:

A Melhor ai é a TUF e MORTA, mas sinceramente eu pegaria a mais barata até uma Gigabyte GA-A320M - R$ 339,99 eu pegaria pra não ter que gastar uma nota.

 

Observação: veja se a placa que você deseja pegar tem suporte para o seu processador.

E também pra você ficar perdendo peças a sim veja se a sua instalação elétrica esta bem feita SE sua fonte também esta em perfeito estado.

Essa placa-mãe tem uns problemas muito chatos por conta BIOS horrível que a Gigabyte tem. Meu amigo sofre com essa placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Andros Santos disse:

Deve ser loteria porque um colega meu tem essa placa e ta usado de boa com um Ryzen 5 4500.

Então é muito azar meu porque eu tive problema em 1 ano com uma primeira. Consegui outra por conta da garantia, mas 6 meses depois deu o mesmo defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por sua localidade, realmente é melhor um investimento em uma placa-mãe com componentes de qualidade. Msi ou ASUS tuf pode ser a melhor escolha no seu caso. Eu ficaria com uma mortar da msi se achar por um bom preço, acho que a ASUS cobra bem mais caro pra ter a mesma qualidade. Caso não tivesse problemas externos como o clima da sua região, ia de a320 só pra segurar de boa seu setup que não tem erro, da uma olhada no meu setup e olha o que a minha a320 da ASRock tá segurando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FeRock disse:

Por sua localidade, realmente é melhor um investimento em uma placa-mãe com componentes de qualidade. Msi ou ASUS tuf pode ser a melhor escolha no seu caso. 

 

Nesse caso a mais recomendável é a MSI B550M Mortar - que voltou a R$ 750,00 na K'bum, porque tem 3 anos de garantia.

Ou - já que a placa-mãe vai ter vida curta; a MSI A520M-A PRO - R$ 399,99 - também com 3 anos de garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Não vi que era b550, se eu não me engano não dá suporte pra Ryzen de 1 geração, porém pode funcionar no seu caso por esse 1600af ser Pinnacle ridge (2600 renomeado). Entra no site da msi e ve na lista de suporte a CPU pra não ter erro, se der suporte a segunda geração pinnacle ridge pode funcionar de boa. Eu usei BIOS na a320 sem suporte pra primeira geração e funcionou de boa com o 1600AF. EDIT: verifiquei que não tem suporte. No seu caso vai ter que ver até uma b450 no máximo, o duro é achar nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
5 horas atrás, FeRock disse:

@1lokos Não vi que era b550, se eu não me engano não dá suporte pra Ryzen de 1 geração, porém pode funcionar no seu caso por esse 1600af ser Pinnacle ridge (2600 renomeado). Entra no site da msi e ve na lista de suporte a CPU pra não ter erro, se der suporte a segunda geração pinnacle ridge pode funcionar de boa. Eu usei BIOS na a320 sem suporte pra primeira geração e funcionou de boa com o 1600AF. EDIT: verifiquei que não tem suporte. No seu caso vai ter que ver até uma b450 no máximo, o duro é achar nova.

Pelo preço de 600 reais numa B450 [https://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-b450m-ds3h-v2-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b450], se conseguisse vender meu processador por uns 500 reais, valeria mais a pena pegar um R5 5500 [https://www.kabum.com.br/produto/320799/processador-amd-Ryzen-5-5500-3-6ghz-4-2ghz-max-turbo-cache-19mb-am4-sem-vídeo-100-100000457box] e uma A520 ou gastar um pouquinho a mais para pegar essa mortar [https://www.kabum.com.br/produto/368053/placa-mãe-msi-mortar-amd-am4-matx-DDR4-mag-b550m-mortar].

5 horas atrás, 1lokos disse:

 

Nesse caso a mais recomendável é a MSI B550M Mortar - que voltou a R$ 750,00 na K'bum, porque tem 3 anos de garantia.

Ou - já que a placa-mãe vai ter vida curta; a MSI A520M-A PRO - R$ 399,99 - também com 3 anos de garantia.

Esse é o motivo pelo qual gostaria de pegar uma msi, que tem disponível somente para os processadores zen 3. Por isso, estou pensando em vender meu R5 1600AF e pegar um R5 5500.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!