Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei recentemente uma RTX 3070 ti e um i5 13600k. Quando jogo jogos multiplayer, o computador mantém o uso de CPU e GPU em 50% mais ou menos, e a temperatura não fica elevada. Porém, quando jogo jogos singleplayer. O processador e a placa de vídeo ficam com 100% de uso e chegam a 80 graus. (Uso water cooler de 360mm). Hoje, fechei o Horizon Zero Dawn (com os graficos no Ultra) por conta do cheiro de plastico queimado.

Postado

@João Vitor Bissani O jogo Horizon Zero Dawn é bem pesado e realmente utiliza 100% da sua GPU, assim como é normal a GPU chegar em 80 graus com 100% de uso. A diferença de uso e temperatura da GPU entre os jogos deve ter acontecido porque o que você jogou multiplayer é mais leve. Qual era o jogo?
Qual é o modelo e fabricante da RTX 3070Ti e do water cooler? E qual pasta térmica usou? Seu gabinete tem exaustor (FAN na parte de trás)?
Acho um pouco alta uma temperatura de 80 graus com um water cooler de 360mm, mas nada preocupante (a temperatura máxima que o i5 13600k pode chegar é de 100 graus). 
Esses são sintomas de superaquecimento:
O sistema inicializa e desliga automaticamente após um curto período.
Lentidão geral do sistema.

Evidência de limitação da CPU e frequência operacional é menor do que a esperada (Geralmente, as CPU mais modernas se auto limitam pelo superaquecimento). 

Ruído do ventilador do processador/sistema excessivo e constante.
Você está tendo algum? 

Postado

@PanicMagic É uma RTX 3070 ti da Zotac, o Watercooler é o Rise Mode 360mm. O gabinete é um Thermaltake View 27, tem 1 fan na parte de trás e foram retiradas as 3 fans da frente. Não tive nenhuma das situações citadas, porém, ao jogar o Horizon, senti um forte cheiro de queimado vindo do computador, plástico queimado.

A GPU fica com 100% de uso em qualquer jogo modo história, independente se é muito pesado ou não. Mesmo se estiver somente no menu.

Postado

@João Vitor Bissani Cheiro de queimado muitas vezes está relacionado com a fonte utilizada. Qual é a sua fonte? Você usou pasta térmica na instalação do seu watercooler? 
O watercooler não é bom. Isso pode explicar a temperatura de 80 graus, mas não é nada preocupante, a sua CPU não está queimando com 80 graus de temperatura.  

Postado
  Em 27/11/2022 às 06:12, João Vitor Bissani disse:

estou utilizando uma fonte de 600w 80 plus bronze da Gamemax. 

Expandir  

explosion-nuclear-explosion.gif

@João Vitor Bissani O conjunto RTX 3070Ti da Zotac + fonte de 600w da Gamemax é uma bomba! 
Primeiro, a RTX 3070Ti demanda uma fonte competente e a sua fonte é de baixíssima qualidade. 
Segundo, a própria Zotac recomenda uma fonte 750W (https://www.zotac.com/br/product/graphics_card/zotac-gaming-GeForce-RTX-3070-ti-trinity#spec)
Terceiro, você está sentindo cheiro de queimado vindo do seu PC.
Muito provavelmente, o cheiro de queimado que você está sentindo é da fonte. Ainda que não seja dela, recomendo fortemente trocar com total urgência para evitar danos irreparáveis nos seus componentes.
Recomendações de fontes para sua configuração: Corsair CX750M 750W, EVGA SuperNOVA 750 e XPG Core Reactor 750W. Se estas não se encaixarem no seu orçamento, pode dizer qual é para outras recomendações. Muito cuidado ao usar seu PC com essa combinação. Evite aplicações que demandem muita energia, como utilizar 100% da GPU/CPU.

Quanto ao watercooler, ele não tem desempenho de refrigeração comparável com outros de 360mm nem com bons watercooler de 240mm nem com aircooler na sua faixa de preço. Mas não apresenta risco para sua máquina uma refrigeração na casa dos 80 graus (CPU/GPU). Não vai queimar em razão do uso dele, desde que não esteja com defeito e instalado corretamente. Já por causa da fonte, não garanto que o seu PC não irá queimar. 

Postado

@PanicMagic Então mano, acho que vou acabar optando pela Fonte Corsair RMx Series, 750W, 80 Plus Gold. Até porque estou com a mesma fonte tem 4 anos já...
Porém, o meu medo é: será q trocando a fonte os meus problemas vão ser resolvidos? eu não curto muito essa ideia do meu pc esquentando MUITO e usando 100% da GPU independente do jogo. Mesmo se o gráfico estiver no mínimo ou no máximo, a GPU fica com 100% de uso.

Porém, não tenho condições de trocar o Gabinete ou o Watercooler agora (o watercooler comprei esse mês).

imagem_2022-11-27_150351646.png

Postado
  Em 27/11/2022 às 05:50, João Vitor Bissani disse:

.. Thermaltake View 27, tem 1 fan na parte de trás e foram retiradas as 3 fans da frente

Expandir  

Gabinete com airflow ruim - não tem posição para fans exaustores no topo e as 3 fans na frente tem pouco por onde "respirar", apenas as grelhas laterais, mas é melhor tê-las ali do que nada.

Reinstale as fans e faça o teste sem o painel frontal, se fizer boa diferença... você precisa de um gabinete com bom airflow, e só recentemente a indústria esta se atentando para isso, com os lançamentos com frente "mesh".

Postado

@1lokos Então, no momento eu não tenho condição de mudar o gabinete, mas mais pra frente eu pretendo comprar um gabinete com mais 3 entradas de fans. Será q se eu remover a tampa, e utilizar ele sem a tampa enquanto não posso comprar, irá ajudar a ventilar? 

E no momento, seria mais útil, trocar a fonte ou o gabinete?

imagem_2022-11-27_155148955.png

• Solução
Postado

@João Vitor Bissani É até recomendável que a placa de vídeo esteja com 100% de uso em jogos. Quando isso não acontece significa que tem algum outro componente limitando a sua placa de vídeo, salvo jogos leves.

Quanto aos gráficos, não importa mesmo se estão no low/mid/high para fins de uso de GPU em jogos, pois ela ainda continuará no máximo de uso para entregar mais frames por segundo nos gráficos menores. Por exemplo, em um mesmo jogo fica com 100% de uso da GPU no gráfico low (com 180fps), médio (com 130 fps) e high (com 100fps), ou seja, a GPU continua trabalhando o máximo para entregar qualidade gráfica diferente e fluidez diferente. Você não deve ter notado a diferença porque chega a um ponto que o olho humano não consegue notar a diferença de fps em jogos. De qualquer forma, não precisa se preocupar com o 100% de uso da placa de vídeo, além de ser normal, é recomendável que seja assim.

O cheiro provavelmente é da fonte, digo isso porque 80 graus não é capaz de queimar a sua CPU/GPU, bem como ela não está compatível com o restante da sua configuração. Essa da Corsair é excelente.

Postado
  Em 27/11/2022 às 18:52, João Vitor Bissani disse:

@1lokos 
E no momento, seria mais útil, trocar a fonte ou o gabinete?

Expandir  

A fonte!!!

O gabinete é estiloso, mas do jeito quee esta só tem a fan traseira movimentando o ar.

Volte a 3 fans para a frente, vai ajudar, pois estará enviando ar frio - embora com restrição, tanto para o CPU como para a VGA. Se as 3 fans originais forem fracas compre novas com CFM acima de 50. Se não melhorar, use sem a tampa lateral.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...