Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i9 10900K superaquecendo a 90-96C e 5000MHZ de clock


Posts recomendados

placa-mãe : ASUS Strix Z490I 

Versão da BIOS: 2.20.1276

CPU: Intel i9 10900K

Case / water cooler : NZXT H1


 

Comprei um i9 10900K e ao colocar no  meu pc percebi que ele estava com clocks absurdos e temperaturas altíssimas sem esforço, só de iniciar o Windows chegava a 90-96C e 4800-5000MHZ de clock.
 

No início eu pensei que a minha placa-mãe poderia estar fazendo um overclock automático no processador e o clock alto estaria resultando na temperatura alta.
 

Com isso tentei algumas coisas,

-verifiquei o rpm do water cooler e estava funcionando corretamente,

 

-troquei a pasta térmica 3x verificando se tudo estava corretamente encaixado, 

 

-por não saber fazer overclock tentei configurar a BIOS vendo um vídeo do mesmo processador com objetivo de abaixar o clock, com isso consegui abaixar o clock de 5000MHZ para 3200MHZ, mas a temperatura ainda estava altíssima então resetei a BIOS novamente

 

-desativei funções de alto desempenho do Windows. 

 

Eu tinha um i5-10400f ele costumava ficar em média, a 30-45C no máximo, utilizando discord e com várias abas abertas com a mesma config.


Também enviei um ticket para Intel do ocorrido e estou esperando resposta. 

 

Segue foto do processador superaquecendo.

177DF006-1E18-405D-81AC-8C6BD3B21C26.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de atualizar, tá variando bastante entre 70 a 90C só de abrir o discord e algumas páginas no navegador 

2 horas atrás, EdinhoGomes disse:

placa-mãe : ASUS Strix Z490I 

Versão da BIOS: 2601

CPU: Intel i9 10900K

Case / water cooler : NZXT H1


 

Comprei um i9 10900K e ao colocar no  meu pc percebi que ele estava com clocks absurdos e temperaturas altíssimas sem esforço, só de iniciar o Windows chegava a 90-96C e 4800-5000MHZ de clock.
 

No início eu pensei que a minha placa-mãe poderia estar fazendo um overclock automático no processador e o clock alto estaria resultando na temperatura alta.
 

Com isso tentei algumas coisas,

-verifiquei o rpm do water cooler e estava funcionando corretamente,

 

-troquei a pasta térmica 3x verificando se tudo estava corretamente encaixado, 

 

-por não saber fazer overclock tentei configurar a BIOS vendo um vídeo do mesmo processador com objetivo de abaixar o clock, com isso consegui abaixar o clock de 5000MHZ para 3200MHZ, mas a temperatura ainda estava altíssima então resetei a BIOS novamente

 

-desativei funções de alto desempenho do Windows. 

 

Eu tinha um i5-10400f ele costumava ficar em média, a 30-45C no máximo, utilizando discord e com várias abas abertas com a mesma config.


Também enviei um ticket para Intel do ocorrido e estou esperando resposta. 

 

Segue foto do processador superaquecendo.

177DF006-1E18-405D-81AC-8C6BD3B21C26.jpeg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As configurações estão normais. Como está seu gerenciamento do processador, nas opções de energia? Pra reduzir o estresse, eu costumo deixar o desempenho mínimo em 1% e o máximo em 100%, assim, o próprio sistema operacional vai calcular a potência despejada pelo processador, de acordo com a demanda necessária. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, gustavocarreragt disse:

As configurações estão normais. Como está seu gerenciamento do processador, nas opções de energia? Pra reduzir o estresse, eu costumo deixar o desempenho mínimo em 1% e o máximo em 100%, assim, o próprio sistema operacional vai calcular a potência despejada pelo processador, de acordo com a demanda necessária. 

 

82A95935-70C9-40A0-A2E0-CAD3998BE37F.jpeg
estava desse jeito, coloquei em 1% agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso então, eu desativaria o Enhanced Multi-Core Performance e o Intel(R) Adaptive Boost Technology ?  

1 hora atrás, Diego Both disse:

@EdinhoGomes A sua placa automaticamente liberou o TDP para 255w. 

Essa opção passou a ser incorporada na 10ª geração.

Desligando essa opção o TDP vai baixar um pouco, gerado menos calor

Veja o vídeo e você vai entender:

 

 

Desativei o Enhanced Multi-Core Performance e o Intel(R) Adaptive Boost Technology. Tivemos uma melhora na temperatura na tela principal do Windows, mas ao abrir qualquer coisa chega a 90C e permanece o tempo todo com mais de 4800MHZ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdinhoGomes  A bomba do WC deve estar sempre em 100% de rotação.

Na BIOS, faça um undervolt no Vcore para 1.320v. Dessa forma vai gerar menos calor.

Faça uma curva de fans do WC, sendo o início em 40% de RPM à 50ºC e o final em 100% de RPM à 85ºC.

Eu uso no meu i9-10900 o WC ML240L V2, as temperaturas em jogos pesados não passam de 70ºC.

Qual o modelo de WC você tá usando?

 

Isso é um problema simples de resolver.

Os processadores não "k" aceitam as configurações automaticas.

Já os processadores "K", precisam de um refinamento manual para o seu pleno funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Diego Both disse:

@EdinhoGomes  A bomba do WC deve estar sempre em 100% de rotação.

Na BIOS, faça um undervolt no Vcore para 1.320v. Dessa forma vai gerar menos calor.

Faça uma curva de fans do WC, sendo o início em 40% de RPM à 50ºC e o final em 100% de RPM à 85ºC.

Eu uso no meu i9-10900 o WC ML240L V2, as temperaturas em jogos pesados não passam de 70ºC.

Qual o modelo de WC você tá usando?

 

Isso é um problema simples de resolver.

Os processadores não "k" aceitam as configurações automaticas.

Já os processadores "K", precisam de um refinamento manual para o seu pleno funcionamento.

Tenho um water cooler de 140mm do nzxt h1, ja vi algumas configurações com o mesmo processador e do mesmo water cooler e estava tudo normal. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdinhoGomes Esse WC não suporta esse processador. 

Troque esse WC por um de 240mm. Caso o gabinete não suporte um WC de 240mm, adicione uma segunda fan no WC de 140mm, fazendo um sistema Push/Pull. 

Testes de temperatura no YouTube eu não levo muito a sério, eles são feitos em ambientes com temperatura controlada por Ar-condicionado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Diego Both disse:

@EdinhoGomes Esse WC não suporta esse processador. 

Troque esse WC por um de 240mm. Caso o gabinete não suporte um WC de 240mm, adicione uma segunda fan no WC de 140mm, fazendo um sistema Push/Pull. 

Perfeito, já pedi um fan novo para fazer o push/pull, chega dia 2/12, quando chegar trago atualizações. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!