Ir ao conteúdo

Devo trocar placa-mãe para usar Ryzen 3 3200G ou trocar Core i3-7100?

Ir à solução Resolvido por Dratted,

Posts recomendados

Postado

Primeiramente Boa Noite, Bom Dia ou Boa Tarde. 

Estou com uma dúvida sobre o processador AMD Ryzen 3 3200G.  A vida toda usei Intel. Ganhei esse processador de um amigo depois de ficar um tempo sem pc, porém nunca entendi a linha da AMD. Sei que o Primeiro Numero se refere a Linha de "Potencia", e o Segundo Dígito a Geração do mesmo, no caso esse seria 3ª Linha de 3ªGeração. 

Porém nos fóruns dizem que  as Arquiteturas que mostram a geração, no Caso Zen é 1ª Gen / Zen+ 2ª Gen / Zen2 é 3ª Gen / Zen3 é 4ª Gen.

É ai que surgiu minha dúvida, porque eu Uso uma placa-mãe Socket 1151 e um i3 7100 de 3.9. 

Sei que  essa placa-mãe é compatível até o i7 mas não consegui descobrir até qual geração de i7 ela aguenta. 

Ai me surgiu a dúvida, é melhor trocar a placa-mãe para uma com socket AM4 e usar esse Ryzen e futuramente trocá-lo por outro. ( Si for o caso como sei qual a geração desse abençoado e qual placa-mãe comprar )

Ouu, trocar só o processador e vida que segue. ( Si possível me ajudarem a saber até qual modelo de processadores ela aguenta agradeço.)

A placa-mãe que uso é a PCWare, Intel LGA 1151, DDR4 - IPMH110G.  - https://www.kabum.com.br/produto/134693/placa-mãe-pcware-intel-LGA-1151-DDR4-ipmh110g?gclid=Cj0KCQiAkMGcBhCSARIsAIW6d0Ck67TNAtz1WutS_d3Fv0GIrmJThJTLdfG5oHu3uXLv3XvZctdZGjAaAh5YEALw_wcB

O processador que ganhei é esse - https://www.amd.com/pt/products/apu/amd-Ryzen-3-3200g

Postado

Cara esse processador é bem melhor do que o i7 que você tem. Sugiro comprar uma placa-mãe pra ele mesmo, esse Ryzen é da terceira geração. A placa-mãe teria que ser socket am4 como você disse. A geração mais nova do Ryzen é a 7 geração e eles trocaram para a am5. A socket am4 serve para os Ryzen de até a 5 geração, a 6 geração de Ryzen é apenas para notebook.

Postado

Eu pegaria uma placa-mãe AM4. porque?

- Um i7-7700 apesar de velho e usado, ainda é caro nos dias de hoje

- O 3200g é mais rápido em single thread que o i7, e quase tão bom em multi (pois é)

- De quebra, vai ter um vídeo onboard que não é um lixo completo como é o da Intel.

A placa, acho que poderia pegar uma B450 (não Mancer, nem Biostar... pelo a mor de deus), ou uma A520. Isso se não quiser gastar muito. Poderia comprar uma A320, mas isso te limitaria demais pra upgrade depois.

Postado

@W46n3r  Entendi. Porém permanece minha dúvida. Porque como mencionei a linha 3200 Seria 3ªGeração correto. Mas Na caixa dele diz que é 2ªGen  Arquitetura ZEN+. 

Minha preocupação é pegar uma placa-mãe para 3ª Gen e não funcionar. E pegar uma Placa 2ª Gen e não ser segunda e sim terçeira. Essa parte da geração deles é Muito confusa. Porque 3200 Seria Terceira, mas a linha de arquitetura Zen+ é Segunda geração. E como disse meu medo é gastar com uma placa-mãe e não funcionar, ou pegar uma placa-mãe compatível com segunda e terceira gen e ficar limitado a um futuro upgrade. 

Esse negócio de Ser o 3 3200G, com Arquitetura Zen+ que ta me apresentando problemas a cabeça. Porque pela Numeração é 3ªGeração, e pela Arquitetura diz que é segunda. 0.o

Postado

Ah entendi cara, é o seguinte a arquitetura do primeiro Ryzen foi a Zen e essa é a segunda a Zen+ a geração da arquitetura não tem a ver com a geração do processador em si.

Por exemplo o Ryzen 3 2200 g é o Ryzen de segunda geração só que continua usando a mesma arquitetura de primeira geração do Ryzen 5 1600 que é um processador de primeira geração.

Para saber se a placa-mãe suporta o processador, você tem que ver se ela tem o mesmo socket, ou seja am4. Depois disso entre no site do fabricante pesquise pelo modelo da placa e pesquise os processadores suportados. Se tiver o processador lá na lista ele vai funcionar pode ficar tranquilo.

Postado

@Dratted Aaa. Eu tava receoso, porque até onde eu pesquisei entendi que ele é terceira geração. Ai na caixa do danado ta escrito 2nd GEN Processor. Ai apresentou problemas totalmente a cabeça. 

E como disse eu nunca usei AMD, e meu medo é gastar a grana em uma placa-mãe e o bendito não funcionar, até porque a grana é curta. rsrsrsrs

Postado

Esse 2nd Gen processor tá se referindo a segunda geração da arquitetura mesmo hehe. Vou te dar uma exemplo aqui de como olhar qual processador a placa-mãe suporta pra ficar mais fácil de você olhar quando for comprar. 

Entra nesse site: rog.ASUS.com/br/motherboards/rog-strix/rog-strix-b550-f-gaming-model/

image.thumb.png.f658bf282cd6d1032ac450608d74f80b.png

Clica onde tá marcado de vermelho no lado superior direito.

image.thumb.png.bbbf014b26b1ef8e8515f255dd9b8df2.png

E clica ali em suporte CPU/Memória, vai aparecer uma lista com todos os processadores que esse modelo específico de placa-mãe suporta. Ou seja a ROG STRIX B550-F Gaming

Postado

@Dratted Entendi. Muito Obrigado.  Essa placa-mãe mesmo que você me deu como exemplo já não suporta o 3200, tem uma lista infinita de processadores e justo o que eu tenho não esta lá. 

Mas agora ficou mais fácil de filtrar a placa-mãe, basta achar uma Socket AM4 compatível com esse 3200. E o que notei é que a diversidade de compatibilidade do AM4 é bem grande o que permite fazer um UP considerável mais pra frente. 

Postado

@Dratted Entendi. Muito Obrigado Pela Ajuda. 

Estou procurando por algumas na Kabum. Mas a maioria é OpenBox. Não sei se compensa comprar algo usado, e como eles mesmo dizem produto Reparado. Apesar de o preço ser bem atrativo. 

Postado
3 horas atrás, W46n3r disse:

... uma A520. Isso se não quiser gastar muito. 

O chipset A520 suporta CPU a partir do Zen 2  (Matisse)- Ryzen 3000 series -  começando com Ryzen 3100.

O 3200G apesar do nome "3000"  é Zen+ (Picasso) e não é suportado pelo A520. Os Zen+ são só de APU para notebook e desktop.

Citação

Motherboards with the AMD A520 chipset are built to support AMD Ryzen™ 3000, 4000 and 5000 Series processors.

Vide a "CPU support list" da ASUS Prime A520M Plus:

https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/tuf-gaming/tuf-gaming-a520m-plus/helpdesk_cpu/

A placa-mãe recomendável mais em conta compatível com o 3200G vai ser a

ASUS A320M-K/BR - R$ 499,99

• Tem BIOS com suporte para o Ryzen 5 5600, caso queira trocar posteriormente.
  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...